Buscar

Prova 3 Sociedade, Educação e Cultura

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Cenoni Saul Fidelis (3220808)
	
	Disciplina:
	Sociedade, Educação e Cultura (HID10)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:668441) ( peso.:3,00)
	Prova:
	30773321
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A Revolução Industrial representou um grande momento da história humana, tornando o processo de produção mais sofisticado do que era no processo artesanal. As condições de trabalho eram as mais precárias possíveis (crianças, mulheres e homens trabalhando 16 horas por dia e recebendo salários miseráveis). O ambiente era insalubre. A alimentação precária, a falta de aquecimento apropriado e o excesso de indisciplina tornavam os trabalhadores expostos a frequentes acidentes. Sobre o grupo social/tema que essas pessoas exploradas pertencem, análise as afirmativas:
(   ) Trabalhadores.
(   ) Sacerdotes.
(   ) Senhor Feudal.
(   ) Proletariados.
	 a)
	F,F,V,V
	 b)
	V,F,F,V
	 c)
	F,V,V,F
	 d)
	V,V,F,F
	2.
	Atualmente, integrantes de diferentes gerações se encontram reunidos e envolvidos no interior dos espaços escolares e das organizações de trabalho. Conforme os comportamentos, as tecnologias e as referências que cada indivíduo apresenta são denominadas de formas diferentes. Convencionalmente definiu-se que:
I- Geração Y: tiveram acesso a uma multiplicidade dos canais de televisão, com a informação instantânea, com o I-Pod, com computadores e telefones celulares e demais recursos.
II- Geração Z: utilizam com facilidade ao mesmo tempo a TV e o telefone; ou MP4 o e-book, do videogame e ss redes sociais na web.
III- Geração X:representam uma geração mais difícil de ser sensibilizada pelos meios de comunicação e marketing convencionais. Entretanto, estas gerações não são simultâneas no tempo, cada uma é fruto de um determinado momento histórico, de recursos, tecnologias e referências disponíveis em cada época; assim como uma surgiu e/ou sucedeu a outra.
Agora, assinale alternativa que apresenta sequência CORRETA dessas gerações:
	 a)
	I - II - III.
	 b)
	III - II - I.
	 c)
	III - I - II.
	 d)
	II - I - III.
	3.
	(QUESTÃO ENADE PRODUZIDA INTERNAMENTE)
A cultura legítima, referendada pelos exames e diplomas, vem a ser aquela pertencente às classes privilegiadas. Logo, para os filhos de camponeses, de operários, de empregados ou de pequenos comerciantes, a cultura escolar é aculturação. (BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. Os Herdeiros: os estudantes e a cultura.
Florianópolis: Editora da UFSC, 2014, p.37).
No fragmento acima, Bourdieu e Passeron,
	 a)
	enfatizam a importância da instituição escolar, que, com seus exames e diplomas.
	 b)
	sinalizam que, em uma mesma sociedade, existem diversas culturas, que são desigualmente valoradas em função dos recortes de classe social.
	 c)
	apontam para o fato de que a cultura legítima de uma sociedade é aquela que tem origem nas classes populares, especialmente entre os não escolarizados.
	 d)
	ressaltam a centralidade e importância da cultura na sociedade contemporânea.
	4.
	?Voracidade? é um texto de Luís Fernando Veríssimo que apresenta uma crítica ao modelo social baseado no consumo exagerado. Nesse caso, o autor faz uma reflexão ao descrever as atitudes de um indivíduo que frequenta o cinema numa determinada cidade norte-americana. Veríssimo compara as atitudes do consumidor no cinema com a mentalidade americana de consumo pouco consciente. No contexto da crítica do autor e de nossa realidade educacional, analise as afirmativas a seguir:
I- A economia de consumo oferece a oportunidade de sermos infantis sem parecermos insanos.
II- O modo social baseado neste tipo de consumo permite a realização dos sonhos de criança, momento de ausência do senso crítico.
III- Ao professor cabe a responsabilidade de banir o infantilismo consumista do ambiente escolar através de leis e sanções.
IV- O ambiente escolar é um espaço isento de problemas ou responsabilidades ligadas às questões econômicas ou morais.
FONTE: VERÍSSIMO, Luís Fernando. A mesa voadora. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. 154p.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 d)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	5.
	Atualmente, a população está concentrada nas cidades as quais cresceram em proporções não esperadas e planejadas. Contudo, esta situação é agravada pela instalação de parques industriais, centros financeiros, comércio, entre outros. Assim, este contexto exige novas abordagens e posturas. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os empregos da cidade exigem cada vez mais formação/qualificação.
(    ) A violência e as drogas são problemas e desafios comuns a serem superados na sociedade, bem como no interior das escolas.
(    ) Intensificam-se os problemas como congestionamentos, alagamentos e crescimento desordenado.
(    ) A educação e a escola se encontram protegidas diante dos problemas enfrentados pelas sociedades urbanas e industriais.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	F - V - F - F.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	F - F - F - V.
	6.
	As organizações sociais estão intimamente ligadas ao cotidiano dos indivíduos, em especial, por estes serem, em geral, ligados a elas nas mais distintas relações sociais, como alunos, trabalhadores ou mesmo como consumidores. Assim compreendendo, como podemos classificar uma organização que busca apenas o lucro para seus acionistas, sem demonstrar consideração para com os seus colaboradores e até mesmo clientes?
	 a)
	Organizações classificadas como cérebros, pois apenas com uma eficiente gestão estratégica a organização conquista seu lucro.
	 b)
	Organizações classificadas como sistemas políticos, pois os acionistas que lucram com a organização pagam pesados impostos aos governantes.
	 c)
	Organizações classificadas como instrumento de libertação, pois possibilitam lucros para os acionistas.
	 d)
	Organizações classificadas como instrumento de dominação, pois são instrumentos de exploração do homem.
	7.
	(QUESTÃO ENADE PRODUZIDA INTERNAMENTE)
A Sociologia analisa os fenômenos sociais que ocorrem no cotidiano, já que vivemos em sociedade e estamos sempre em relação uns com os outros. A sociologia surgiu para suprir a necessidade de se entender os fenômenos sociais e as regras fundamentais pelas quais se baseiam nossas relações. Entretanto, a sociologia contemporânea difere-se da ideia original, na medida em que:
	 a)
	Entende-se que as sociedades são como organismos vivos, com leis de funcionamento estabelecidas e imutáveis.
	 b)
	Entende-se que as sociedades e as relações sociais possuem infinitas variações, não sendo possível traçar leis gerais que justifiquem ou expliquem, em termos absolutos, todas as formas de interação humana no mundo social.
	 c)
	É amplamente aceito que as diferenças raciais determinam características do convívio do sujeito, uma vez que é a raça que estabelece o comportamento social.
	 d)
	Deixou de ser uma área do conhecimento válida, uma vez que não é possível estudar uma sociedade em razão da enorme quantidade de diferenças entre os sujeitos que a compõem.
	8.
	A sistematização do que é produzido em pesquisa e teoria no campo da sociologia da educação ocorre através das publicações em revistas, livros, congressos e artigos científicos. Isso tudo é o registro do que é pesquisado e produzido como conhecimento desta área de estudo. Então, verificando esta fonte de pesquisa, é possível perceber que alguns temas são mais presentes no interesse dos pesquisadores e da comunidade científica. Com relação aos principais temas citados na Sociologia da Educação, analise as afirmativas a seguir:
I- A disciplina e a ordem comportamental dos pais/alunos são fundamentais para o desenvolvimento da pesquisa educacional.II- A sociologia da educação enfatiza o tema da formação de professores e aspectos da gestão democrática da escola.
III- As políticas voltadas à educação e as dinâmicas da organização escolar estão presentes nas pesquisas sociológicas.
IV- A pesquisa educacional centraliza temas como formação profissional, políticas públicas e processos avaliativos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	9.
	Na tentativa de formar organizações em aprendizagem, em que novos e elevados padrões de raciocínio são mobilizados e na qual as pessoas aprenderão continuamente e em grupo, faz-se necessária a utilização dos pressupostos da ?quinta disciplina?, que corresponde aos pressupostos de ?aprender a aprender?. Com relação à ?quinta disciplina?/?aprender a aprender?, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Domínio pessoal.
II- Objetivos comuns.
III- Aprendizado em grupo.
IV- Pensamento sistêmico.
(    ) Encontra-se intermediado pelo diálogo, que permite o enfrentamento de problemas e a busca de soluções a partir da convivência em grupo.
(    ) Através deste aspecto aprende-se a canalizar energias, exercitar a paciência, observar a realidade objetivamente e a incluir as aspirações pessoais no universo do trabalho.
(    ) Os objetivos não atingidos através da hierarquização das funções e o repasse das ações propriamente ditas aos trabalhadores inferiores.
(    ) Propõe a compreensão na dimensão de que uma atitude provoca uma série de consequências.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - II - III - IV.
	 b)
	II - I - IV - III.
	 c)
	IV - III - I - II.
	 d)
	III - I - II - IV.
	10.
	As organizações, por vezes, são vistas como organismos, seguindo um ciclo de vida semelhante ao dos animais: nascimento, reprodução e morte. Na imprensa, tal perspectiva é comum, exposta em expressões típicas dos analistas econômicos como a ?saúde financeira da empresa?, ou mesmo a indicação que o ?mercado de ações está nervoso?. Isto é, utilizam-se palavras que expressam atitudes típicas dos homens e animais para falar de organizações empresariais. Tais expressões possuem nítida inspiração em qual campo do conhecimento humano?
	 a)
	Nas ciências físicas, em especial na mecânica de Newton.
	 b)
	Nas ciências biológicas, em especial na Teoria da Evolução de Charles Darwin.
	 c)
	Na química, em especial nas contribuições de Pauling.
	 d)
	Na religião cristã, em especial na Teologia Dialética de Karl Barth.
	11.
	(ENADE, 2005) A história de toda sociedade até nossos dias é a história das lutas de classe. Homem livre e escravo, patrício e plebeu, barão e servo, mestre de ofício e companheiro, em resumo, opressores e oprimidos se encontraram sempre em constante oposição, travaram uma luta sem trégua, ora disfarçada, ora aberta, que terminou sempre por uma transformação revolucionária de toda a sociedade, ou então pela ruína das diversas classes em luta (Karl Marx, Manifesto comunista).
Uma religião é um sistema solidário de crenças e de práticas relativas a coisas sagradas, isto é, separadas, proibidas; crenças e práticas que unem, numa mesma comunidade moral chamada Igreja, todos os que a elas aderem (Émile Durkheim. As formas elementares da vida religiosa).
Tendo os fragmentos de textos apresentados como referência inicial, assinale a opção correta:
	 a)
	Durkheim considera a religião como um sistema autônomo e subjetivo de práticas sagradas às quais os indivíduos aderem a partir de suas crenças religiosas.
	 b)
	A religião, para Durkheim, é um sistema de classificação que se baseia na moral humana.
	 c)
	Segundo Marx, a luta de classes compreende as questões de gênero, de etnia e de outras minorias.
	 d)
	Para Marx, é por meio da revolução pacífica que se podem superar os conflitos entre os membros de uma sociedade.
	12.
	(ENADE, 2005) Entre os clássicos das ciências sociais, Émile Durkheim trata da educação em uma perspectiva sociológica. No seu livro Educação e Sociologia, ele desenvolve teses que marcaram as reflexões das ciências sociais sobre o tema. Segundo Durkheim, analise as afirmativas a seguir:
I- A educação indica o efeito da ação do indivíduo sobre a sociedade.
II- Cada sociedade, considerada em momento determinado de seu desenvolvimento, possui um sistema de educação que se impõe aos indivíduos de modo geralmente irresistível.
III- Historicamente, os sistemas de educação, dada a maneira pela qual se formaram e se desenvolveram, dependem da religião, da organização política, do grau de desenvolvimento das ciências, do estágio das indústrias.
IV- Todas as sociedades tiveram sempre e para qualquer idade uma educação igualitária e homogênea.
V- Entre os ideais da educação, está o de suscitar nas crianças certos estados físicos e mentais que poderiam ser considerados indispensáveis a todos os membros da sociedade.
Estão certos apenas os itens:
	 a)
	II, III e V.
	 b)
	I, II e IV.
	 c)
	I, II e III.
	 d)
	III, IV e V.

Continue navegando