Buscar

RESUMO tecido sanguíneo

Prévia do material em texto

TECIDO SANGUÍNEO 
CÉLULAS:
	eritrócitos/hemácias 42-47% 
	leucócitos/ células brancas 1% 
	Plaquetas (fragmento de células) 
FUNÇÕES:
	transporte de gases,nutrientes, resíduos metabólicos 
	defesa 
	regulação do calor 
	equilíbrio ácido base 
	equilíbrio osmótico 
LINFÓCITOS:
	linfócitos B: produz imunoglobulinas 
	linfócitos T: se proliferam no timo e circulam no sistema linfático como vigilantes 
PROTEÍNAS DO PLASMA: 
	albumina 
	alfa 
	beta 
	gamaglobulina 
	lipoproteínas 
	protrombina 
	fibrinogênio 
LEUCÓCITOS:
	Granulócito: neutrófilo, eosinófilo e basófilo 
	Agranulócito: monócito e linfócito 
DESENHE AS CÉLULAS SANGUÍNEAS E CITE SUA FUNÇÃO: 
Hemácias (eritrócitos): 
	células anucleadas 
	formato bicôncavo 
	facilita a troca de gases 
	não possuem organelas e são compostas apenas por uma membrana plasmática, citoesqueleto, hemoglobina e enzimas glicolíticas. 
	Sua principal função é o transporte de O2 e CO2, possível graças à grande quantidade de hemoglobina e pelo seu formato bicôncavo. 
Leucócitos granulócitos: núcleo de forma irregular e mostram no citoplasma grânulos específicos que, de acordo com a afinidade tintorial desses grânulos, distinguem três tipos de granulócitos: neutrófilos, eosinófilos e basófilos. 
 Neutrófilos: são os leucócitos polimorfonucleares, 
	células arredondadas com núcleos formados por 2 a 5 lóbulos ligados entre si. 
	O neutrófilo jovem não possui núcleo segmentado, sendo chamado de bastonete. Seus grânulos são azurófilos. 
	Sua função é proteger o organismo contra bactérias atuando na resposta inflamatória, 
	grânulos ricos em H2O2; 
 Eosinófilos: 
grânulos ricos em hidrolase 
núcleo bilobulado com grânulos acidófilos (corados por eosina). 
Sua função é agir como primeira linha de defesa contra parasitas e alergenos 
 Basófilo: núcleo volumoso com forma retorcida e irregular, seus grânulos são metacromáticos e são maiores do que os das outras células, podendo até esconder o núcleo. 
	Eles têm um papel nas reações alérgicas tardias. 
	grânulos de histamina 
Leucócitos agranulócitos: tem forma mais regular e o citoplasma não tem granulações especificas, podendo apresentar grânulos azurófilos, inespecíficos, presentes também em outros tipos celulares. Há dois tipos de agranulócitos: os linfócitos e os monócitos. 
Linfócitos: tem núcleo esférico, às vezes com uma chanfradura. Sua cromatina se dispõe em grumos grosseiros. de modo que o núcleo aparece escuro nos preparados usuais, característica que favorece a identificação do linfócito. O nucléolo não é visível. O citoplasma é muito escasso, aparecendo nos esfregaços como um anel delgado em volta do núcleo. Apresenta basofilia discreta, corando-se em azul claro. 
	são responsáveis pela defesa imunológica do organismo. Essas células reconhecem moléculas estranhas existentes em diferentes agentes infecciosos. combatendo-as por meio de resposta humoral (linfócito B, produção de imunoglobulinas) e resposta citotóxica mediada por células (linfócito T). 
Monócitos: têm o núcleo ovoide, em forma de rim ou de ferradura, geralmente excêntrico. O núcleo contém dois ou três nucléolos e é mais claro que o do linfócito. O monócito faz parte do sistema mononuclear fagocitário, sendo o precursor do macrófago. circula no sangue de 8 horas tempo no qual aumenta de tamanho e migram para os tecidos
 
Quais são os componentes do sangue e qual a sua constituição? 
O sangue é formado pelos glóbulos sanguíneos e pelo plasma, parte líquida, na qual os primeiros estão suspensos. Os glóbulos sanguíneos são os eritrócitos ou hemácias, as plaquetas (fragmentos do citoplasma dos megacariócitos da medula óssea) e diversos tipos de leucócitos ou glóbulos brancos. Uma amostra de sangue é composta por plasma (55%), uma camada leucoplaquetária, de leucócitos e plaquetas, (1%) e hemácias (42% a 47%). 
PLAQUETAS
	Plaquetas são fragmentos citoplasmáticos derivados dos megacariócitos. 
	Elas são corpúsculos anucleados, com a forma de disco. 
	Promovem a coagulação do sangue e auxiliam a reparação da parede dos vasos sanguíneos, evitando perda de sangue. 
SORO E PLASMA: 
	Plasma: é o composto por água substâncias orgânicas e inorgânicas, lipídios, proteínas (albumina) fatores de coagulação e fibrinogênio 
	Soro: é o plasma sem os fatores de coagulação e o fibrinogênio 
 HEMATOPOIESE 
	resulta da proliferação e diferenciação simultâneas de hemocitoblastos ou células-tronco hematopoiéticas que, à medida que se diferenciam, vão reduzindo sua potencialidade. 
	As células-tronco mielóides originam hemácias, granulócitos, monócitos e megacariócitos 
	As células-tronco linfóides originam apenas linfócitos. 
	Conforme o tipo de glóbulo formado, o processo recebe os seguintes nomes: 
	Eritropoiese- eritrocitos 
	granulopoiese- granulócitos 
	Monocitopoiese-monocitos 
	Megacariocitopoiese- megacariocitos 
	linfocitopoiese- linfócitos 
Eritropoese: de acordo com o grau de maturação, as células eritrocíticas são chamas de: proeritroblastos, eritroblastos basófilos, eritroblastos policromáticos, eritroblastos ortocromáticos (ou acidófilos), reticulócitos e hemácias; 
Granulocitopoese: o mieloblasto é a célula mais imatura já determinada para formar exclusivamente os três tipos de granulócitos. Quando surge nela granulações citoplasmáticas específicas, ela passa a receber o nome de promielócito neutrófilo, eosinófilo ou basófilo, de acordo com o tipo de granulação presente. Os estágios seguintes de maturação são o mileócito, o metamielócito, o granulócito com núcleo em bastão e o granulócito maduro (neutrófilo, eosinófilo e basófilo); 
Linfocitopoese: processo de formação dos linfócitos. A célula mais jovem da linhagem é o linfoblasto, que forma o prolinfócito, formando este, por sua vez o linfócito maduro. O linfócito B sai maduro da medula óssea, enquanto que os linfócitos T migram para o timo para completarem o processo de maturação; 
Monocitopoese: a célula mais jovem da linhagem é o promonócito. Os promonócitos dividem-sé duas vezes e sê trãrísformam ém Ihónócitós que passam para o sangue, no qual permanecem cerca de 8 h. Depois, migram para o tecido conjuntivo, atravessando a parede das vênulas e capilares, e se diferenciam em macrófagos; 
Megacariocitopoese: as plaquetas se originam na medula óssea vermelha pela fragmentação do citoplasma dos megacariócitos, os quais, por sua vez, formam-se pela diferenciação dos megacarioblastos. 
Discorra a seguir sobre as patologias que afetam o tecido sanguíneo: 
a) Anemia. 
	As anemias são caracterizadas pela baixa concentração de hemoglobina no sangue 
	ou pela presença de hemoglobina não funcional 
	resulta em oxigenação reduzida para os tecidos. 
	Muitas vezes, a anemia é consequência de uma diminuição no número de eritrócitos. 
	No entanto, o número de eritrócitos pode ser normal, mas cada um deles conter pouca hemoglobina. Nesse caso, os eritrócitos se coram mal, e, por isso, este tipo de anemia é denominado hipocrômica. As anemias podem ser causadas por: (1) hemorragia; (2) produção insuficiente de eritrócitos pela medula óssea; (3) produção de eritrócitos com pouca hemoglobina; (4) destruição acelerada dos eritrócitos. Cada uma dessas condições pode ter causas variadas, e, por esse motivo, muitas vezes as anemias são manifestações de outras doenças subjacentes. 
b) Leucemia. 
A proliferação neoplásica de células precursoras dos leucócitos constitui as leucemias. As leucemias mais comuns, de acordo com sua origem, podem ser linfocíticas, quando originadas da linhagem linfoide; granulociticas, originadas da linhagem dos leucócitos granulócitos; e monociticas, originadas dos precursores dos monócitos. Nas leucemias, geralmente há produção excessiva de células funcional e morfologicamente defeituosas, originadas de um único tipo de célula precursora. podendo haver redução na formação das outras células sanguíneas. Frequentemente os pacientes têm anemia e pouca resistência às infecções, além de muitos outros sintomas.

Continue navegando