Buscar

AV FINAL OBJETIVA F

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Fernando Schwartzhaupt Borges (3231494)
	Disciplina:
	Fundamentos Históricos do Direito (16783)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:669111) ( peso.:3,00)
	Prova Objetiva:
	30579612
Parte superior do formulário
	1.
	Na fase colonial, diferentemente da atualidade, o Brasil não chegou a ser uma unidade política e jurídica coesa e organizada politicamente. Acerca da relação das razões que explicam esse fenômeno, que produziu consequências até os dias atuais, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) O sistema político e jurídico até os dias atuais é descentralizado.
	
	b) A construção de uma organização política e jurídica desvinculada dos interesses nacionais voltada para os interesses metropolitanos.
	
	c) A ausência de cursos de direito no Brasil até o século XX.
	
	d) Ao modelo atual de organização judiciária autônoma e independente de cada estado federativo.
	 
	 
	2.
	O processo de expansão comercial europeu, chamado de "colonização", se insere no momento de superação do modo de vida medieval,
quando um grupo ascendente e enriquecido - burguesia mercantil - orquestra as transformações econômicas, sociais e políticas que culminam com a formação dos Estados Modernos e consolidação do capitalismo. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta os elementos essenciais para a compreensão da relação colônia-metrópole, com a consequente criação de um aparato jurídico:
	
	a) A aristocracia que se autoatribuiu o direito à propriedade obrigava uma massa de trabalhadores a cultivar suas terras e não poderiam abandoná-las.
	
	b) Os reinos bárbaros acabam por "personalizar" a lei e a prática da justiça, invocando-se a condição individual
dos sujeitos para a aplicação da lei.
	
	c) Com a existência de forças políticas autônomas e distintas - os nobres, os vassalos e a Igreja - sem um poder centralizador, o mundo medieval vai se consolidando com ordens jurídicas distintas e concorrentes em um mesmo
espaço geográfico.
	
	d) A expansão da economia europeia mercantil e o esforço dos Estados Modernos metropolitanos em transformar as colônias em instrumentos de expansão desse poder.
	3.
	A Reforma Gregoriana trata-se de uma grande transformação liderada por Gregório VII (papa entre 1073 a 1085), cujo objetivo foi promover a absoluta autonomia do poder papal, uma vez que até neste momento a Igreja era uma comunidade espiritual de natureza estritamente religiosa, mas não jurídica. Sobre as principais características das determinações gregorianas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A Igreja Romana foi fundada exclusivamente pelo Senhor.
(    ) Só o bispo de Roma - papa - pode possuir direito universal e pode depor ou nomear bispos.
(    ) Somente o papa pode legislar de acordo com a necessidade do momento.
(    ) O papa não pode depor imperadores.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) F - V - F - F.
	
	b) V - V - V - F.
	
	c) V - V - F - V.
	
	d) V - F - V - V.
	4.
	O primeiro documento jurídico brasileiro é o Tratado de Tordesilhas, que, em 1494, dividiu o mundo a ser descoberto entre Espanha e Portugal. Esse documento foi datado de alguns anos antes da chegada do colonizador português ao Brasil. Acerca do que esse documento permite compreender e explicar, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) A descoberta do Brasil não é mero acaso.
	
	b) Até os dias de hoje está em vigor.
	
	c) Os portugueses eram por direito proprietários originários do Brasil.
	
	d) Os espanhóis poderiam reivindicar o Brasil como colônia.
	5.
	Portugal, no século XV, juntamente aos demais países europeus, como Espanha e Inglaterra, havia reunido condições técnicas, bem como interesses econômicos e políticos que permitiram o processo de expansão do domínio europeu. Foram realizados alguns tratados entre os respectivos países. Sobre o Tratado de Toledo, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Foi celebrado em 4 de maio de 1493, expedida pelo Papa Alexandre VI que conferia à Espanha o direito exclusivo sobre todas as terras que estivessem a oeste de uma linha imaginária a 100 léguas de Açores e Cabo Verde.
	
	b) Foi celebrado em 29 de junho de 1480, que dava ao México a exclusividade sobre as terras e águas ao sul das Ilhas Canárias.
	
	c) Foi celebrado em 7 de junho de 1494, que estabeleceu um meridiano divisório a 370 léguas a oeste das Ilhas de Cabo Verde, sendo a leste pertencente a Portugal e oeste à Espanha.
	
	d) Foi celebrado em 6 de março de 1480, que dava a Portugal a exclusividade sobre as terras e águas ao sul das Ilhas Canárias.
	6.
	O monólito de pedra no qual foi esculpido o Código de Hamurabi foi encontrado no ano de 1901, em uma expedição arqueológica comandada por Jacques de Morgan, na atual região do Irã. O Código, entre outras significações que possui, representa uma importante mudança para os povos da região. Sobre essa mudança, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) O fim da crença na origem divina das leis.
	
	b) A introdução da pena de prisão em substituição da pena de morte.
	
	c) A mudança da tradição oral para a escrita.
	
	d) A criação do direito a partir do poder político.
	7.
	Uma crença herdada desde o pensamento grego, para a qual os romanos deram uma forma jurídica: ubi societas, ibis ius (onde há sociedade há direito), que se transformou em dogma, passado de geração em geração, até chegar aos dias de hoje, fazendo com que não sejamos capazes de conceber outra forma de conviver em sociedade sem o modelo de direito e Estado que conhecemos. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Muitos historiadores concebem o direito como fenômeno natural e não como produto da história política, sendo suas diferentes formas de expressão resultantes de relações humanas variáveis no tempo e espaço.
II- Pode-se afirmar que o direito é um artifício social que tem sua origem relacionada às formas de organização complexas quando os conflitos não são mais entre indivíduos isolados, mas sim de ordens estruturais que colocam em risco a própria comunidade em sua totalidade.
III- O direito surge quando as normas de convivência são definidas pelos vínculos mais próximos, como os de parentesco, em que a ancestralidade comum, real ou fantasiosa, era o que definia as regras de convivência e regulamentações.
IV- Os vínculos mais próximos eram o que definia as regras de convivência e regulamentações, vínculos legitimados por relatos míticos, representações metafóricas de práticas que foram se internalizando e sendo reproduzidas no grupo social.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças I, II e IV estão corretas.
	
	b) As sentenças II, III e IV estão corretas.
	
	c) As sentenças I, III e IV estão corretas.
	
	d) As sentenças I e IV estão corretas.
	8.
	A partir do século XVI, no mundo europeu, ocorrem inúmeras transformações que culminam com a desagregação do mundo medieval e surgimento da modernidade. Nesta nova etapa será elaborada uma nova concepção de direito e de exercício de poder. Dentre os elementos fundamentais para a construção do Direito Moderno, destaca-se a consolidação do Estado. Acerca da relação entre Direito e Estado na modernidade, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Na modernidade há a separação de poderes, ocorrendo, por via de consequência, também a separação entre Direito e Política.
	
	b) Para o Direito moderno, o Estado não deve intervir nas relações sociais e econômicas, ocorrendo, assim, a absoluta separação entre Direito e Política.
	
	c) Para os juristas modernos, o Direito deve ser interpretado segundo os códigos e não segundo os interesses do Estado.
	
	d) O Estado torna-se o único ente político legítimo para a produção das normas jurídicas.
	9.
	A marca da ordem política e jurídica medieval é a coexistência dos poderes eclesiástico e secular. Tal fenômeno caracteriza-se como pluralismo jurídico. Sobre essa coexistência de distintos poderes em um mesmo território, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Há uma absolutaseparação entre as duas esferas de poder.
	
	b) O poder eclesiástico se impôs de maneira hegemônica ao longo da Idade Média.
	
	c) Paulatinamente as duas esferas de poder tornam-se distintas, e nem o poder eclesiástico nem o secular ao longo da Idade Média impuseram-se de forma absoluta.
	
	d) Não ocorre disputa de poder entre os nobres e o clero.
	10.
	O conjunto de leis criadas na Mesopotâmia por volta do século XVIII, possui um total de 281 artigos talhados em escrita cuneiforme e, atualmente, encontra-se no Museu do Louvre. Qual é o nome dado a esse conjunto de leis?
	
	a) Código de Levi.
	
	b) Código de David.
	
	c) Código de Manu.
	
	d) Código de Hamurabi.
Atenção: Confira as respostas! Depois de concluir a avaliação não será possível fazê-la novamente.
Gravar respostas
Parte inferior do formulário

Continue navegando