Buscar

Atividade pratica dermato

Prévia do material em texto

Atividade pratica
Dermatofuncional- estagio
Laser terapia
Laser é a amplificação da luz por estimulação da radiação. Quando um fóton colide com um elétron, ocorre uma mudança interna no átomo, que ficará em estado excitado e, quando exposto a uma câmara, dará início a uma estimulação de emissões, gerando a luz laser. A laser terapia é considerada uma técnica específica que age local ou sistemicamente por meio de sessões rápidas e pode ser associada a outras ferramentas clínicas eficazes para intensificar o efeito terapêutico.
O laser é caracterizado por 3 propriedades, coerência, monocromaticidade e colimação/ feixe em paralelo. 
· Coerência significa que todos os fótons que foram emitidos, tem o mesmo comprimento de onda 
· Monocromaticidade significa que possui uma única cor e a cor da luz indica um comprimento 
· Colimação o feixe é movimento de forma paralela e concêntrica 
Sendo assim, o laser é uma radiação eletromagnética não ionizante, que tem poder de penetração superficial e ou profundo. No primeiro caso, a laser terapia provoca alterações na superfície da pele e, no segundo, causa reações metabólicas mais complexas.
O laser age nos cromóforos, que são células que podem ser estimuladas pela luz do laser, estas células podem ser hemoglobina, melanina, agua e gordura. 
Os tipos de laser utilizados na fisioterapia podem ser classificados conforme a percepção do feixe e a forma de emissão. Os lasers HeNe e ALGaInP são visíveis a olho nu, enquanto os AsGa e AsGaAL não operam na luz visível. Além disso, somente o AsGa opera na forma pulsada, devido às características inerentes ao seu feixe.
O posicionamento do emissor influencia na efetividade da aplicação, sendo recomendável 90 º em relação à superfície, deve-se hidratar a pele, remover a oleosidade. Também deve-se evitar direcionar o campo de visão para a terapia, para que não ocorra a reflexão.
Os lasers são classificados em duas categorias os: 
De alta potencia – estes são com uma potencia maior que 1watt, sendo eles HLLT ou LAP e destroem os tecidos por ação do calor 
De baixa potencia- estes tem uma potencia menor que 1watt, sendo eles LLLT ou LBI, na qual biomodulam as células. 
laser de baixa potencia: promovem o estimulo celular a partir da luz, na qual inibem, normalizam ou estimulam a função celular que estão fora da homeostase, esse tipo de laser não gera calor. Os efeitos deste laser são o aumento de ATP, ação antiinflamatoria, melhora na cicatrização, melhora na circulação sanguínea e linfática. São indicados em alopecias, psoríase, lesões de pele como machucados e cicatrizes e processo inflamatório. 
O laser de baixa potencia por ser aplicado isoladamente, em ação local ou associado a fotocosmeticos. 
· Aplicação isolada, pode ser com vermelho visível ou infravermelho. 
2 joules estimula as células 
4 joules normaliza a homeostase 
16 joules inibe a célula 
· Associado a fotocosmeticos tem a ação dos cromóforos com axulio de ativos químicos. Pode ser utilizado o vermelho visível para cosméticos azuis 
4 joules 
· TFD deve ser aplicado o vermelho visível 
12 joules por ponto 
FLUÊNCIA: É a quantidade de
energia liberada por
cm² (J/cm²), Quanto maior a fluência maior será o
potencial destrutivo do
laser de alta potência. 
POTÊNCIA: Determina se os
aparelhos são de alta ou
baixa potência É medido em watts (W)
O laser de baixa potencia utilizado na fisioterapia dermatofuncional é indicado para rejuvenescimento, acne, processo de cicatrização, podendo ser utilizado na HLDG também. 
Led:
O led tem um mecanismo de ação parecido ao do laser. Este como o laser, age através da estimulação de uma estimulação de átomos de fótons e elétrons. 
O Led assim como o Laser contem propriedades, porem o mesmo se difere do laser exatamente por estas propriedades, uma vez que o laser é coerente, monocromático e colimado, o Led possui apenas a monocromaticidade. O seu feixe de luz quando emitido se espalha por toda uma superfície e não atinge um ponto em especifico como o laser. 
 A ação do Led ocorre também em cromóforos, que são células que podem ser estimuladas pela luz. Além de contar com propriedades especificas de cada cor de emissão do Led. 
· Led azul 470nm: é indicado para diminuição de acne, inflamação, diminuição de dor, espalha o pigmento da pele e hidrata pela ativação dos canais de aquaporina. Este alcança somente a epiderme e tem função bactericida, viricida e fungicida. 
· Led verde515 a 570nm : é indicado a rejuvenescimento, na síntese de fibroblastos e aumento de colágeno e elastina, melhora circulação sanguínea, diminuição de edema é indicado para rosácea.
· Led vermelho 630nm : atua na derme como ativadora de fibroblastos e células de reorganização e firmeza da pele , além de inibir enzimas como a elastinase. 
Vacuoterapia
a vacuoterapia ou endermoterapia consiste em uma terapia na qual ocorre a aspiração de nível dérmico da pele, utilizando pressão negativa com uma energia mecânica, a vacuoterapia realiza uma massagem na qual não gera trauma a pele. 
A sucção realizada pela pressão negativa gera uma prega de tecido, gordura e musculo, assim é realizado uma massagem na qual mobiliza os tecidos sugados na prega. Para realizar a sucção utilizasse o parâmetro de mmHg, assim pode-se dosar a quantidade de pressão que será submetida ao tecido. O ideal na hora de realizar a prega para a massagem, é a sucção de mais pele e tecido adiposo e menos fibras musculares afim de evitar lesões. 
A sucção é realizada através de uma cabeçote na qual existem diversos tamanhos para melhor adaptação do local a ser tratado. Podendo ser utilizado na face e corpo. 
· Vácuo – não apresenta os roletes 
· Endermo- apresenta os rolos que ‘’massageia’’ o tecido 
As indicações da vacuoterapia são:
· diminuição de aderências e fibroses, Cicatrizes, rugas e estrias 
· Melhora do Contorno Corporal;
· Redução de edemas, pois mobiliza líquidos. 
· Melhora de áreas com tensão muscular;
· Reabilitação de queimados, principalmente associado a radioterapia. 
Vapor de ozônio
O vapor de ozônio é um equipamento que libera vapor de água, causando um aquecimento superficial na pele, que pode ser combinado ou não com o ozônio. 
O vapor de ozônio, quando em contato com a pele, provoca umidificação e dilatação. Esses efeitos facilitam a eliminação de toxinas, a hidratação e a emoliência da camada córnea da pele, dando-lhe flexibilidade para posteriores tratamentos como a extração de pápulas, pústulas e comedões, e a penetração de cosméticos.
Além disso, o vapor quente promove a vasodilatação superficial, contribuindo com a expansão dos anexos da pele, como as glândulas sebáceas e sudoríparas, auxiliando na remoção dos radicais livres.
O uso muito comum do vapor de ozônio é na limpeza de pele a fim de se obter emoliência da pele e facilitar a extração ou facilitar a permeação de ativos. Além disso, o vapor gera liberação de toxinas pela sudorese causada. O vapor de ozônio também é bactericida e fungicida, sendo muito utilizado em pele acneica. Por gerar vasodilatação, também é possível utilizar vapor para afecções capilares, como alopecia.
Bandagem
A bandagem elástica tem como objetivo oferecer suporte externo aos tecidos moles, não limitando sua ação. Ela promove estímulos mecânicos constantes na pele, que ativam receptores cutâneos sensíveis a alterações do sistema articular. Estes se comunicam com tecidos profundos, ocasionando o aumento do espaço intersticial, o que resulta em uma diminuição da pressão sobre os nocioceptores, diminuindo a dor e permitindo que a circulação e a linfa fluam mais livremente.
A bandagem elásticas utilizada para drenagem ode ser utilizada em casos de linfedemas, edemas em períodos pré-mensntruais e pós-operatórios de cirurgias estéticas.
A técnica deve sempre ser associada com a drenagem linfática manual já conhecida. A fita é aplicada com a primeira âncora/ponta próxima ao nódulo linfático a ser drenado, sendo aplicada com 0 de tensão. Sua cauda é dividida em diversas fitinha, como um polvo, que abrem os vasos linfáticos iniciais,permitindo a movimentação e a drenagem de substâncias por todo o sistema linfático, favorecendo a sua absorção.

Continue navegando