Buscar

Edson - TCC

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Arquitetura e conforto térmico: Anteprojeto de residência em Arapiraca focalizando a utilização de PCM's incorporados na argamassa.
O presente objetivo é incorporar estratégias no projeto para a utilização de PCM's devido a propriedade de mudança de fase nos materiais conhecidos internacionalmente como isolantes térmicos e para armazenamento de energia. O estudo basea-se em pesquisas bibliográficas e vários estudos em diversas áreas como a da construção civil, com isso os resultados através das pesquisas apontam várias grandezas e o desempenho termico utilizando produtos adequados ao clima da região de Arapiraca.
Esses materiais pouco utilizados na incorporação da argamassa exposto ao clima sofre mudanças cíclicas de estado, absorvendo ou dissipando o calor conhecido por calor latente, essa propriedade proporciona a temperatura constante o que reduz ou elimina a necessidade de equipamentos utilizados na climatização.
Observa-se no mercado internacional vários produtos com PCM's incorporados que podem ser utilizados forros ou divisórias internas e até mesmo no revestimento de paredes. Vários autores têm pesquisado que é possível ter uma redução de 2ºC a 4ºC da temperatura de ambientes em comparação a ausência dos mesmos.
O anteprojeto abordará em modelo a aplicação da análise teórica e detalhamento de forma eficiente na residência projetada inclusive de forma na utilização conjunta com os recursos com baixo impacto ambiental.
Referência
Cunha,Sandra et al. Argamassas com incorporação de Materiais de Mudança de Fase (PCM): Caracterização física, mecânica e durabilidade. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-70762015000100023&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 17 de out. de 2020.

Continue navegando