Buscar

Sentença exploradores

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Processo nº 123.456.789-10
NATURZA: Artigo 121, paragrafo 2º, incisos I, II, e IV.
AUTOR: MINISTERIO PUBLICO ESTADUAL
VÍTIMA: ROGER WATERS
ACUSADO: Os cinco exploradores 
SENTENÇA 
1. Relatório:
Trata-se de denúncia oferecida pelo MINISTERIO PUBLICO ESTADUAL, com base nos documentos apensados nos autos, contra os 4 (quatro) membros de uma sociedade que explorava cavernas, de terem cometido homicídio de um quinto membro, chamado Roger Wethmore, no interior de uma caverna, localizada Newgarth, na cidade de Commonwealth.
O assassinato se consumou, enquanto os cinco exploradores estavam vivenciando a exploração de caverna, quando ocorreu o deslizamento de terra, e a única saída ficou totalmente bloqueada, impossibilitando-os de sair do local, e eles tinham poucos alimentos, para conseguir sobreviver. Em virtude da demora de comunicação e retorno, as pessoas mais próximas, e até mesmo a sociedade de exploração de cavernas sabiam que eles tinham ido para essas cavernas específica. Então acabaram indo até o local, e perceberam que realmente entrada da caverna estava bloqueada. No mesmo momento, foi feito um campo de resgate, com dezenas de profissionais e trabalhadores, tentando abrir uma nova entrada, ou desbloquear aquela entrada para que eles pudessem ter acesso ao interior da caverna, é resgata essas pessoas. Inclusive nesse meio tempo, ouviram alguns novos deslizamentos de Terra, e até que 10 (dez), operários morreram, tudo isso, tentando salvar a vida desses exploradores de cavernas que estavam presos.Com tudo, no 20º (vigésimo) dia, eles descobriram que eles tinham, um rádio comunicador, que podia enviar e receber mensagens. E aí é que começa o problema, eles começaram a fazer algumas perguntas, na verdade um dos personagens que o Roger Waters? Acabou tomando a frente da situação, começou a fazer algumas perguntas que deixar o pessoal lá fora muito preocupado. Primeiro ele perguntou, quanto tempo mais, eles deveriam para que conseguissem entrar na caverna, para serem resgatados, então aí fica pelo menos +10 dias para conseguir resgatar. Aí eles pediram que fosse perguntar ao médico se eles teriam condições de viver mais 10 dias sem comida. O médico respondeu, que não seria possível viver tanto tempo sem alimento. Roger faz mais uma pergunta, e se nos alimentarmos da carne de um dos membros que estão dentro da caverna, sobreviveria por 10 dias? A contragosto, o médico disse que sim. Então Roger perguntou então, mas deveremos fazer isso? sacrificar uma dessas pessoas para nós alimentar? Mas ninguém respondeu.
Então Roger tinha por acaso, um Par de dados no bolso, e acabou propondo aos amigos, que eles jogassem os dados, e assim como resultado haveria o sorteio de quem deveria ser sacrificado para alimentar os demais. Mas antes mesmo de começar o jogo, depois de convencer que essa seria a melhor solução, pelo menos para que 4 dos 5 exploradores é conseguissem sobreviver. Após a decisão dos outros explores, Roger decidiu não querer participar do jogo, pois queria pensar mais um pouco. Mas os colegas falaram: não você já tinha falado, que ia participar? e você está quebrando o nosso acordo, então você vai ter que participar, ou alguém vai jogar o dado para você. Os exploradores decidiram, então por ideia de Roger, que um deles serviria de comida para os outros quatro, pois só assim conseguiriam sobreviver, e a escolha do membro seria feita por meio da sorte, jogando-se com os dados da própria vítima. E foi justamente o Roger que perdeu o jogo, para ser sacrificado. O que aconteceu, no 32º dia. Os 4 exploradores de cavernas sobreviveram se alimentando da carne de Roger. Os 4 explores conseguiram sair da caverna. Eles passaram por tratamento médico nutricional, e para choque emocional também até se recuperar. E depois foram processados pela morte de Roger. E na primeira instância, eles foram condenados à morte. O processo no tribunal, 5 julgadores tivessem a oportunidade de dar sua opinião sobre a absolvição ou condenação dos 4 exploradores, que se alimentaram da carne de Roger. 
2. Fundamentação:
Diante do exposto, o jusnaturalismo, se apoia no princípio de territorialidade. No âmbito geral da situação, onde os exploradores se encontravam, que favoreceu para tal decisão, foi tomada para sobrevivência dos demais exploradores. Porém essa decisão, compreensível, pois a lei maior é o Direito Natural. Esta, que está acima da lei, não desrespeito à lei atual vigente, mas como uma forma, de efetivar a lei. Porém não se pode escapar de uma decisão. Em um Estado de Direito Positivo as pessoas conseguem viver mais harmonicamente do que em um Estado de Direito Natural, onde não há regras para convivência, e a sociedade precisa do chamado "contrato social" em favor do bem comum. O naturalismo é, o próprio Estado positivado, que reconhece que o homem vive em sociedade, e isso é natural. Os exploradores foram julgados por haverem matado Wethmore, significa o local do "crime" território jurisdicional de onde foram julgados os sobreviventes. E assim, também, injustifica-se a aplicação do jusnaturalismo. O Direito não julga o indivíduo em relação a si próprio, mas em relação à sociedade, é ela que precisa do amparo jurídico para garantir a paz social.
 
 
3. Dispositivo: 
Baseando-me nos fatos conhecidos, percebo que Whetmore embora tenha entrado com a ideia de execução de um dos presos, para o aumento do percentual de chances de sobrevivência dos demais, se exauriu de sua posição inicial, querendo esperar mais um ou mais dias, até que, se não fossem retirados dali, e a situação se tornasse irrelutante, tornassem a pensar numa maneira de sacrificar alguém. Não se trata aqui de saber o que teria acontecido se fosse de outra forma, mas de julgar os acontecimentos comprovados. Whetmore, na minha opinião, sofreu pressão psicológica quando tentou se escusar do voto e, interpelado se voltaria atrás ou não se sentiu coagido a lançar os dados, onde, por meio deste intento. Por este motivo, condeno os réus por homicídio qualifica.

Outros materiais