Buscar

Sistema Digestório

Prévia do material em texto

2
@fisio.lavinia
Sistema digestório
FUNÇÃO:
· Ingestão (captação do alimento); mistura e movimentação (contrações peristálticas que ajuda a movimentar o alimento ao longo do tubo digestório); digestão (degradação do alimento); absorção e defecação (eliminação das substancias que não foram digeridas).
DIVISÃO:
· Trato gastrointestinal e órgãos anexos. 
· O trato gastrointestinal tem aproximadamente 9m, começa na boca e termina no ânus. Os órgão dele são: boca/cavidade oral, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado e grosso. 
· Trato gastrointestinal superior: boca até estomago.
· Trato gastrointestinal inferior: dois intestinos.
· Órgãos anexos: dentes, língua, glândula parótida, glândula submandibular e glândula sublingual, fígado, vesícula biliar e pâncreas. 
· Histologia: trato gastrointestinal é formado por quatro tecidos: túnica mucosa, submucosa, muscular e serosa/adventícia..
1- BOCA:
· Formato de cone/cilindro
· Anteriormente: dois lábios formado por músculos; tem um sulco labial (forma o nariz). E as comissuras labiais, mais lateralmente.
· Lateralmente: bochechas, formadas por músculos (bucinador e masseter).
· Inferiormente: língua – órgão muscular cônico achatado. O osso hioide é que dá suporte a raiz; é um conjunto de músculos; função de misturar o bolo alimentar.
· Superiormente: palato duro – articulações sistemosas e revestido pelo tecido mucoide.
· Posteriormente: palato mole é onde termina a cavidade oral e começa a faringe.
· 1.1- Língua: (deglutição): órgão cônico, achatado, muscular, revestido por papilas. Participa na deglutição, do paladar e da fala.
· 1.2.- Dentes (mastigação): são órgãos de consistência óssea. Os seres humanos têm duas gerações de dentes: a dentição decídua (primaria) e a dentição permanente (secundária). Na primeira 20 dentes e a secundaria 32. Existem três formas básicas: incisiva, canina, molar e os pré-molares (queros). São divididos em três partes:
· 1.3- Saliva: amilase salivar (enzima): quebra de amido.
2- FARINGE: 
Órgão de entroncamento, não acontece nenhum processo metabólico, órgão único.
3- ESÔFAGO: 
É órgão condutor de alimento, não ocorre nenhum processo químico. Dividido em três partes:
Porção inicial: fibras estriadas esqueléticas. Composta de tecido seroso, subseroso, muscular liso (contração involuntária) obedece o peristaltismo e o tecido mucoso.
Parte cervical: porção que está em contato íntimo com a traqueia.
Parte torácica: porção mais importante, passa por trás do brônquio esquerdo (mediastino superior, entre a traqueia e a coluna vertebral).
Parte abdominal: repousa sobre o diafragma e pressiona o fígado formando nele a impressão esofágica.
4- ESTÔMAGO: 
Porção mais dilatada; onde ocorrem os processos químicos; é uma bolsa; ocorre a digestão. Tem tecido seroso, subseroso, muscular e mucoso. Dois tipos de células – pepsina produz suco gástrico para digerir proteína – outra célula que produz uma substancia que inibe a ação de digestão no próprio estômago.
· Capacidade de mais ou menos 1.5L de comida, o quimo não sai de uma vez.
· Etiologia: pode produzir ulceras e é povoado por bactérias (gastrite). 
5- INTESTINO DELGADO: 
· 6 à 7m – absorção – inicia no esfíncter pilórico e termina na valva ileocecal.
· Duodeno: porção mais fixa e de maior absorção, 25cm, formato de “C”, primeira porção do intestino, possui quatro porções: acontece 90% da digestão e absorção, as substancias do pâncreas e fígado penetram nele e fim da digestão. 
· Tem duas papilas: papila menor duodenal (ducto pancreático acessório) e a papila maior duodenal (ducto colédoco – fígado e bile - e ducto pancreático principal).
· Jejuno-íleo: maior absorção dos nutrientes (vilosidades e microvilosidades), o jejuno é mais rosa (vazio) e o íleo é mais cinza (cheio).
· De modo geral apresentam vilosidades, que é para absorção e são revestidos por epitélio ciliado.
· Existem as células granular basal/enteroendócrinos; que secretam a secretina (inibe ação do suco gástrico), a colecistoquinina (inibe o esvaziamento gástrico) e o peptídeo inibitório gástrico (estimula a liberação de insulina). Suco gástrico, secreções produzidos pelo intestino delgado, que são: agua, muco e enzimas intestinais (peptidases, maltase, sacarose e lactase).
· Membrana peritoneal (reveste)
· Submucosa rica em glândulas duodenais e intestinais; mucosa apresenta 2 tipos de saliências (pregas circulares e vilos intestinais) que aumentam a superfície mucosa e absorção dos alimentos.
· Folículos linfáticos entre os vilos intestinais com a função de absorver água.
6- INTESTINO GROSSO: 
· Ultima parte do tratogastrointestinal; armazena temporariamente as fezes. Cerca de 1,5m; começa do íleo até o ânus.
· Ceco: porção inicial do intestino grosso, recebe o restante do quimo. Nele se encontra a apêndice vermiforme (em caos de inflamação causa apendicite, obstrução da apêndice por alimentos).
· Colo: ocorre a absorção de agua e nutrientes, onde forma o bolo fecal. Dividido em quatro partes:
· Reto e ânus: porções finas.
· Não possui vilosidades, mas sim células absorventes e caliciformes (produz muco).
7- ÓRGÃOS ACESSÓRIOS
· Fígado, pâncreas e vesícula biliar.
· 7.1- fígado: maior glândula do organismo; órgão viral; 1/3 essencial; função hematopoiética (glóbulos vermelhos); cerca de 1,5kg; localiza-se no 1/3 superior do abdômen abaixo do diafragma; coloração vermelho-marrom; consistência firrma.
· Duas faces: diafragmática (dois lobos) e visceral (formato de H). produz a bile que serve para a saponificação de gorduras, a bile é armazenada na vesícula biliar, que por vezes forma cristais, e precisa remover a vesícula biliar, quando removida a quebra de gordura fica mais lenta.
· Ducto hepático comum: sai do fígado.
· Ducto cístico: conduz a bile para fora da vesícula.
· Juntos tem o ducto colédoco que vai até o duodeno.
· 7.2- pâncreas: glândula de secreção mista (suco pancreático - e insulina – hormônio); 20cm de comprimento; situa-se profundamente na parede posterior do abdome; divide-se em cabeça, corpo e cauda; posterior ao estômago; possui um ducto pancreático principal que conduz o suco pancreático (amilase pancreática, tripsina e lipases) até o duodeno.
· 7.3- glândulas maiores: glândula parótida (diminui acidez), submandibular e sublingual.
PROCESSOS FÍSICOS:
· Mastigação: envolve a trituração do alimento em pequenos pedaços, o que é realizado pelos dentes. Ela mistura o alimento com a saliva, o que lhe dá uma consistência pastosa. A saliva (enzima ptialina) digere os amiláceos cozidos, convertendo-os em açúcares. Também contém um muco viscoso, que lubrifica o alimento de modo que ele possa ser engolido. Com isso, a digestão desses alimentos é facilitada, uma vez que chegam pré-digeridos ao estômago. evitando alguns transtornos tão frequentes.
· Deglutição: processo no corpo humano ou animal de engolir, que permite que uma substância passe da boca, para a faringe e para o esôfago, enquanto fecha a epiglote.

Continue navegando