Buscar

Questões biogeografia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTÕES BIOGEOGRAFIA
1 – Cite e comente uma importância de se estudar Biogeografia.
A biogeografia é o estudo dos seres vivos no espaço e tempo, portanto, demonstra grande importância em se explicar a diversidade das espécies, as razões pelas quais ela existe e o padrão na ocorrência das diferentes espécies sobre a superfície do planeta.
2 – Qual o objeto de estudo Biogeografia Histórica?
O objeto de estudo da biogeografia histórica é o embasamento teóricos, buscando explicar a distribuição dos organismos tendo como base eventos passados.
3 – Qual o objeto de estudo Biogeografia Ecológica?
 O objeto de estudo da biogeografia ecológica é a distribuição ecológica dos seres vivos, sua dispersão pelo ambiente, enfocando em fatores naturais, como especiação e relações dos indivíduos com o meio ambiente. 
.
4 – Comente sobre o impacto que as grandes expedições trouxeram para a biogeografia no século XVIII.
As grandes expedições foram de extrema importância pois trouxe diversos questionamentos para saber a origem da diversidade das espécies, onde incentivou o avanço em estudos para esses questões, o que alavancou o caminho histórico para reconhecer a biogeografia como ciências própria. 
 
5 – Fale sucintamente sobre as “Linhas de Wallace”.
Alfred Russel Wallace sugeriu que existia uma forma de linha imaginária que separava diferentes espécies, na região zoogeográfica da Ásia e da Australia, onde mesmo que habitando na mesma ilha apresenta espécies diferentes, na região oeste e norte da linha estão os organismo relacionados ao ecossistema asiático, enquanto no leste e sul estão as espécies australasiáticas ou oceânicas. Essa fronteira que separa as duas regiões, é a linha de Wallace.
6 - Hoje sabemos com propriedade que há três processos ou eventos históricos básicos capazes de explicar a distribuição geográfica dos seres vivos. Quais são esses eventos? Comente como ocorrem. 
Os processos que podem explicar a distribuição geográfica dos seres vivos são: dispersão, extinção e vicariância.
Dispersão: ocorre quando indivíduos de uma população de distribuição limitada por uma barreira biogeográfica consegue ultrapassar e estabelecer novas colônias. 
Extinção: ocorre quando acontece o desaparecimento de uma espécie. 
Vicariância: ocorre quando uma barreira biogeografia surge e separa a área de distribuição de uma população, originando-se populações resultantes com destinos evolutivos separados.
7 – O que são as Regiões Biogeográficas propostas por Wallace?
As regiões biogeográficas propostas por Wallace são a subdivisão de duas grandes regiões (Velho e Novo Mundo), baseado na divisão ecológica do planeta, sendo as regiões: Neártico, Neotropical, Etiópico, Paleártico, Oriental e Australiano.
Beatriz Galeno Freitas

Outros materiais

Outros materiais