Buscar

Resumão Substantivos simples

Prévia do material em texto

Substantivos simples
Substantivos simples são caracterizados por apresentar somente um radical ou uma palavra, por exemplo: chuva, folha, mar, garfo.
Flexão
O substantivo é uma classe gramatical flexionada em gênero (feminino e masculino), número (singular e plural) e grau (aumentativo e diminutivo).
· Flexão de Gênero 
Substantivos Biformes: apresentam duas formas, ou seja, uma feminina e outra masculina, por exemplo: menino – menina, namorado – namorada, vendedor – vendedora.
Substantivos Heterônimos: apresentam formas para ambos os gêneros, porém com radicais distintos, por exemplo: mulher – homem, amazona – cavaleiro, nora – genro, abelha – zangão, atriz – ator.
Substantivos Uniformes: apresentam somente uma forma para ambos os gêneros e são classificados em: 
- Comum de dois: apresentam uma forma para ambos os gêneros, diferenciada somente pelo artigo feminino "a" e o masculino "o", por exemplo: o estudante - a estudante.
- Sobrecomum: apresenta uma forma e um artigo (masculino ou feminino) para ambos os gêneros, por exemplo: a criança; o indivíduo; a pessoa; o gênio.
- Epiceno: utilizado para distinguir os animais (macho ou fêmea), os epicenos apresentam uma forma e um artigo (masculino ou feminino) para ambos os gêneros, por exemplo: a piranha (macho ou fêmea), o jacaré (macho ou fêmea), o peixe (macho ou fêmea), a cobra (macho ou fêmea).
· Flexão de Número
Singular: indica um ser, coisa, objeto, por exemplo: casa, criança, fotografia, voz, balão.
Plural: indica dois ou mais seres, coisas, objetos, por exemplo: casas, crianças, fotografias, vozes, balões.
· Flexão de Grau
O Grau está relacionado ao tamanho das coisas e dos seres. São classificados em grau aumentativo e grau diminutivo, sendo constituídos através de dois processos:
- Analítico: acréscimo de outra palavra, por exemplo: batata grande, batata pequena.
- Sintético: acréscimo de sufixo, por exemplo: batata - batatinha (diminutivo); batatão (aumentativo).

Continue navegando