Buscar

AS IV - Unidade IV - Diferenciação Celular, Morte Celular, Organelas Envolvidas na Síntese de Macromoléculas (Proteínas)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AS IV - Unidade IV - Diferenciação Celular, Morte Celular, Organelas Envolvidas na Síntese de Macromoléculas (Proteínas) 
PERGUNTA 1
(UEL - PR) Com relação ao código genético, é incorreto afirmar que:
	a.
	 o RNA transportador, unido a um aminoácido específico, acopla-se aos ribossomos de acordo com as trincas do RNA mensageiro.
	b.
	o suporte para a síntese de proteínas é dado pelos ribossomos, que são constituídos por RNA ribossômico e proteínas;
	c.
	 cada aminoácido, na proteína sintetizada, é codificado por uma trinca de bases de uma cadeia de DNA;
	d.
	cada RNA transportador possui, em determinada região de sua molécula, uma trinca de bases denominada códon;
	e.
	 o DNA não participa diretamente da síntese de proteínas, sendo o RNA mensageiro a molécula que contém as informações;
 
PERGUNTA 2
(PUC-SP) […] De outro lado, o galardão de química ficou com os inventores de ferramentas para estudar proteínas, os verdadeiros atores do drama molecular da vida.
É verdade que a Fundação Nobel ainda fala no DNA como o diretor da cena a comandar a ação das proteínas, mas talvez não seja pretensioso supor que foi um lapso, e que o sinal emitido por essas premiações aponta o verdadeiro futuro das pesquisas biológicas e médicas muito além do genoma e de seu sequenciamento (uma simples soletração). (…) * LEITE, Marcelo. De volta ao sequenciamento. Folha de S. Paulo- 20 out. 2002.
O autor refere-se às proteínas como “atores do drama molecular” e ao DNA como “diretor de cena”. Essa referência deve-se ao fato de:
	a.
	 não ocorrer uma correlação funcional entre DNA e proteínas no meio celular.
	b.
	o material genético ser constituído por proteínas.
	c.
	o DNA controlar a produção de proteínas e estas controlarem a atividade celular.
	d.
	 as proteínas não terem controle sobre o metabolismo celular.
	e.
	 o DNA controla a produção de proteínas e também atuar como catalisador de reações químicas celulares.
PERGUNTA 3
UEL - "Desenvolvimento significa, em grande parte, células tornando-se diferentes de maneira ordenada [...]. Muitos animais desenvolvem-se ao longo de eixos cartesianos, sendo os padrões especificados independentemente ao longo de cada um. Uma maneira de produzir padrões é dar às células informação posicional, como em um sistema coordenado, e as células então interpretam esses valores de maneiras diferentes. A importante implicação disso é que não existe relação entre o padrão inicial e o observado. Uma outra característica comum parece ser a geração de estruturas periódicas como segmentos, vértebras, penas e dentes, que são construídas segundo o modelo básico modificado pela informação posicional. Todas as interações ocorrem a curta distância - raramente ultrapassam mais que 30 diâmetros de célula - e a maior parte da formação de padrões acontece localmente, de forma que os embriões são logo divididos em regiões que essencialmente se dividem de maneira independente".(WOLPERT, Lewis. In: MURPHY, M. P; O NEILL, L.A.J.
"O Que é vida? 50 anos depois". São Paulo: UNESP, 1997. p. 74.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar:
	a.
	 A diferenciação caracteriza-se pela manutenção do padrão morfológico e pela alteração do padrão funcional do tecido.
	b.
	 As células diferenciam-se de acordo com um padrão intrínseco, contido no material genético, que é induzido a se expressar em resposta a fatores extrínsecos.
	c.
	 O desenvolvimento envolve a expressão diferencial do material genético e independe do microambiente em que a célula está localizada.
	d.
	 O desenvolvimento ocorre como um dominó, em que a diferenciação de um tipo celular induz outro tipo a se diferenciar.
	e.
	 O desenvolvimento das diferentes regiões de um organismo deve-se à propriedade de interação célula-célula e da quantidade de informações que a célula é capaz de processar.
PERGUNTA 4
UFRGS 2002 Os experimentos com células-tronco fazem parte da rotina de pesquisadores gaúchos. Em um laboratório do Departamento de Genética da UFRGS, em Porto Alegre, cientistas conseguiram desenvolver células sanguíneas a partir de células indiferenciadas." (Zero Hora, 11 ago. 2001).
Em relação à utilização de células-tronco totipotentes em pesquisas científicas, é correto afirmar que
	a.
	 uma célula-tronco de adulto é capaz de se diferenciar em diferentes tipos celulares, desde que cultivada em condições adequada.
	b.
	 em um experimento de clonagem, a célula receptora do núcleo transplantado é responsável por 50% das características genéticas do embrião resultante.
	c.
	durante a produção de células sanguíneas, as células-tronco da medula óssea originam células progressivamente mais diferenciadas e com maior capacidade proliferativa.
	d.
	 no cordão umbilical podem ser encontradas células totipotentes.
	e.
	as células da gástrula se encontram no estágio final de diferenciação.

Outros materiais