Buscar

Projeto arquitetônico para engenharia civil Prova 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	João Henrique Alves de Jesus (1832009)
	
	Disciplina:
	Projeto Arquitetônico para Engenharia Civil (ECE01)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual ( Cod.:670706) ( peso.:1,50)
	Prova:
	29616648
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A arquitetura está relacionada ao planejamento, à organização e à construção de uma obra arquitetônica, com enfoque na sua resolução estética e funcional. Ao longo da história da civilização, os humanos construíram edifícios em função de suas necessidades, mas também com relação a sua expertise técnica, levando em conta o contexto social que o projeto está inserido. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta critérios arquitetônicos que dispõem à criação de espaços com a finalidade de abrigar os humanos:
	 a)
	Função, linhas, texturas e cores.
	 b)
	Abrigo e Configuração do espaço somente como componente estético.
	 c)
	Estética, sustentabilidade, ergonomia, cores e texturas.
	 d)
	Funcionalidade, sustentabilidade, ergonomia e estética.
	2.
	Na elaboração dos projetos arquitetônicos, é necessário levar em consideração a vida humana, proporcionando a harmonia entre beleza e funcionalidade. A relação entre a arquitetura e os homens se enquadra na produção do espaço com o propósito principal na produção da habitação da sociedade civil. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta as características da expressão "funcionalidade aplicada":
	 a)
	Pensa-se de maneira coletiva e individual.
	 b)
	Princípio da percepção quanto ao lugar das relações existentes ente os homens.
	 c)
	Teoria de que as características obedeçam à disposição da planta baixa dos ambientes.
	 d)
	Designa-se do conceito de forma e sua adequação a função, de modo a permitir o desenvolvimento eficaz das atividades que nela processam.
	3.
	Diversos são os movimentos sobre a arquitetura que surgiram no século XX, formando a arquitetura moderna. Existe uma pluralidade de ideias de cunho individual e coletivo no período, tendo diversas origens como a Bauhaus, na Alemanha; Le Corbusier, na França; e Frank Loyd Right nos Estados Unidos. Os arquitetos descobrem antigos tratados arquitetônicos influenciando uma nova arquitetura. A partir desses pressupostos, assinale a alternativa CORRETA que apresenta fundamentos da arquitetura moderna:
	 a)
	A cidade torna-se o elemento principal da vida política e social da sociedade.
	 b)
	A era renascentista possibilitou a formação do sistema construtivo, propondo ordem racional entre os elementos e sua construção.
	 c)
	A liberdade científica possibilitou o surgimento de elementos estruturais maciços, abóbadas e arcos romanos.
	 d)
	A liberdade científica possibilitou o avanço nas técnicas construtivas, fato que permitiu novas experiências nas obras arquitetônicas.
	4.
	A arquitetura na Antiguidade Clássica remete aos gregos e romanos. A cidade torna-se o elemento principal da vida política e social desses dois povos. As obras construídas no estilo que denominamos clássico foram responsáveis pela consolidação de uma linguagem arquitetônica que dominou o cenário ocidental por pelo menos 5 séculos. Os gregos também desenvolveram colunas de base estilizadas por eles. Esses sistemas deram nome às ordens da arquitetura com os nomes que conhecemos hoje como linguagem da arquitetura clássica. A partir desses pressupostos, assinale a alternativa CORRETA que apresenta os três tipos de coluna que davam aos templos os principais edifícios cívicos da Grécia:
	 a)
	Dórica, Jônica e Coríntia.
	 b)
	Cornija, Capitel e Plinto.
	 c)
	Friso, Entablamento e Capitel.
	 d)
	Dórica, Jônica e Plinto.
	5.
	Uma cidade é objeto de muitos discursos, podendo caracterizá-la como palco geográfico da interação social, dos conflitos, dos direitos e deveres. Segundo a ciência, as cidades surgiram na Mesopotâmia (atual Iraque) e a primeira civilização recebeu o nome de Suméria, responsável pelos primeiros templos e palácios monumentais. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta as primeiras grandes construções desenvolvidas entre os rios Tigre e Eufrates por volta de 3.750 a 4.500 a.C.:
	 a)
	Castelos, muralhas e pontes públicas.
	 b)
	Templos, muralhas e torres de vigilância.
	 c)
	Templos religiosos, ruas, zonas residenciais e torres de vigilância.
	 d)
	Templos religiosos, ruas, zonas residenciais, edifícios públicos, pontes e palácios.
	6.
	Não existe dúvida alguma sobre a influência da arquitetura e da estrutura sobre o caráter e as atividades do homem. Criamos nossas construções e depois são elas que nos criam. Elas determinam os caminhos de nossas vidas. Para Vitrúvio, no projeto arquitetônico deve haver um equilíbrio entre: forma, função e estrutura. Nessas condições, o arquiteto desenvolve e apresenta a Tríade Vitruviana. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta os três componentes fundamentais da arquitetura para Vitrúvio:
	 a)
	Função, Utilitarismo e Firmitas.
	 b)
	Venustas, Utilitas e Firmitas.
	 c)
	Venustas, Utilitas e Função.
	 d)
	Estética, Função e Utilitas.
	7.
	O Arquiteto Luc Schuiten diz que a estética é uma maneira de tornar a arquitetura ética, de uma forma bela. A partir desses pressupostos é importante que se pense em estética, ética e arquitetura de maneira coletiva, para que, assim, a ciência da beleza busque sentido para a dimensão da vida na qual a homem vivência o belo. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a relação "estética x ética na arquitetura":
	 a)
	A estética está relacionada à ciência da sensibilidade e beleza e a ética como ciência técnica.
	 b)
	A estética está relacionada à ciência da sensibilidade e beleza e a ética como ciência criativa.
	 c)
	A estética está relacionada à ciência moral e a ética como ciência da sensibilidade e beleza.
	 d)
	A estética está relacionada à ciência da sensibilidade e beleza e a ética como ciência moral.
	8.
	A Arquitetura é o espelho da nossa sociedade e remonta a materialização das ações antrópicas. A transformação espacial, decorrente da evolução civil, modificou os espaços físicos e a configuração da paisagem natural. Sobre o período das transições de hábitos com relação ao enraizamento humano sobre o espaço físico, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Período Pré-Histórico Medieval.
	 b)
	Período Pré-Histórico Neolítico.
	 c)
	Pós Revolução Industrial.
	 d)
	Período Pré-Histórico Paleolítico.
	9.
	A arquitetura está presente em nosso entorno e tem suas origens na Pré-História, introduzida na literatura ocidental a partir da Grécia, quando a humanidade começou a dominar a técnica de trabalhar na pedra. A organização da arquitetura como ciência começou com o arquiteto romano Marco Vitrúvio, no século I a.C. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o tratado do arquiteto Marco Vitrúvio dedicado ao Imperador Augusto:
	 a)
	Teoria da Tríade Vitruviana.
	 b)
	Venustas, Utilitas e Firmitas.
	 c)
	De Architectura Libri Decem.
	 d)
	Basílica Fanum Fortunae.
	10.
	A dinâmica da vida continuada desencadeou o fascínio urbano em escala global. A modernização social intensificou o fluxo populacional das cidades, tornando-se um processo irreversível. Globalmente, o processo de urbanização, responsável pela reprodução espacial, teve início no século XVIII nos países desenvolvidos da América do Norte e da Europa. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta os dois processos associados às dinâmicas da urbanização nos países desenvolvidos e subdesenvolvidos:
	 a)
	Revolução Industrial e Êxodo Rural.
	 b)
	Ciência e Tecnologia.
	 c)
	Revolução Técnica e Êxodo Rural.
	 d)
	Revolução Industrial e Revolução Técnica.
Parte inferior do formulário

Outros materiais