Buscar

Acidos nucleicos e nucleotideos

Prévia do material em texto

Muitas pessoas não sabem ao certo a constituição dos ácidos nucleicos, desconhecendo, assim, as diferenças básicas entre o DNA e o RNA.
Os ácidos nucleicos são substâncias orgânicas ácidas descobertas inicialmente no núcleo celular. Essas moléculas podem ser de dois tipos: DNA ou RNA. DNA é a sigla usada para indicar o ácido desoxirribonucleico; RNA, por sua vez, é a sigla de ácido ribonucleico.
Os ácidos nucleicos são formados por nucleotídeos, que são compostos por um ácido fosfórico, um açúcar e uma base nitrogenada. Esses nucleotídeos estão unidos um ao outro por ligações fosfodiéster estabelecidas entre um açúcar e
O DNA e o RNA diferenciam-se graças ao açúcar e às bases nitrogenadas encontradas em seus nucleotídeos. O ácido fosfórico, por sua vez, é igual nos dois ácidos nucleicos existentes.
O açúcar presente nos ácidos nucleicos é uma pentose, que pode ser uma desoxirribose ou uma ribose. A desoxirribose é a pentose presente no DNA, que, por isso, recebe o nome de ácido desoxirribonucleico. O RNA contém a ribose e, por isso, é denominado de ácido ribonucleico.
Outra diferença entre ácidos nucleicos são as bases nitrogenadas, que podem ser de cinco tipos diferentes: adenina, guanina, citosina, timina e uracila. A timina é uma base exclusiva do DNA, enquanto a uracila aparece apenas no RNA. As outras três bases (adenina, citosina e guanina) ocorrem em ambos os ácidos nucleicos.
Costuma-se dividir as bases nitrogenadas em dois grupos: as bases púricas (adenina e guanina) e as pirimídicas (citosina, timina e uracila). Essas últimas são formadas por apenas um anel de carbono e nitrogênio. Já as bases púricas apresentam dois anéis de carbono e nitrogênio. 
Além de todas essas diferenças em sua composição, o DNA e o RNA diferenciam-se por sua estrutura. Enquanto no DNA observamos uma dupla fita em hélice, no RNA observa-se apenas uma cadeia que pode enrolar-se sobre si mesma.
A respeito da síntese dos ácidos nucleicos, o DNA se destaca pela sua capacidade de autoduplicação. Esse processo é conhecido como replicação do DNA e se caracteriza por ser semiconservativo, pois o DNA formado nesse processo é composto por uma fita recém-formada e outra pertencente ao DNA usado no processo.
A síntese de RNA também ocorre a partir de uma molécula de DNA, que é usada como molde em um processo conhecido como transcrição. Nesse processo, a principal enzima responsável por desencadear a reação é a chamada RNA-polimerase.
Nucleotídeos, também conhecidos como nucleótidos, são compostos que carregam muita energia e que auxiliam nos processos metabólicos, especialmente as biossínteses, em grande parte das células. Atuam também como sinais químicos, respondendo assim a hormônios e outros estímulos extracelulares. Além disso, são também componentes estruturais de co-fatores enzimáticos, intermediários metabólicos e ácidos nucléicos.
os nucléicos são compostos orgânicos, que apresentam esse nome em função da sua origem no núcleo celular. Todos eles são formados pela polimerização de nucleotídeos. Cada nucleotídeo é composto de uma ose (que pode ser ribose ou a desoxirribose, mas sempre uma pentose), um base nitrogenada e um radical fosfato (HPO4) proveniente do ácido

Continue navegando

Outros materiais