Buscar

História do Brasil: Estado Novo e Populismo

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Formação Social, Histórica e Política do Brasil (SES45)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual ( Cod.:669607) ( peso.:1,50)
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Nota da Prova:
	6,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Tendo as Forças Armadas ao seu lado e contando com o receio da elite econômica do país com relação aos desdobramentos de uma possível tomada do poder por parte das classes operárias, Getúlio, em nome da ?legalidade institucional?, decreta o Estado Novo. Neste sentido, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Durante o Estado Novo surgiu nas Forças Armadas um grupo com fortes inclinações nacionalistas e partidário da modernização industrial, visando a impedir as tentativas de recomposição do monopólio do poder por parte das oligarquias rurais.
(    ) A partir dos anos 30, houve um impressionante crescimento da atividade industrial no país. Deve-se a este crescimento a total superação da dependência da economia brasileira com relação às atividades agroexportadoras.
(    ) A crise econômica de 1929 atingiu em cheio o café, carro-chefe do setor agrícola, e, nos anos 30, as exportações do produto caíram pela metade, se considerarmos os primeiros anos da década de 1920.
(    ) Embora o Exército tenha obtido grande projeção durante o Estado Novo, este segmento do espectro político constituía-se apenas como mais um dos grupos com os quais Vargas tinha que negociar. Entre os civis destacavam-se a burguesia industrial, o proletariado urbano e os grandes latifundiários.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	F - F - V - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	2.
	Entre os anos de 1930 e 1964 desenvolveu-se no Brasil uma prática política singular, denominada Populismo. Esta prática não ocorreu somente no Brasil, também foi implementada em países como a Argentina e o México. O populismo no Brasil ocorreu em um momento de forte crise das oligarquias e de passagem ao liberalismo. De maneira geral, tinha como finalidade fazer do representante político um líder popular em meio à população. Sobre esta prática, analise as seguintes sentenças:
I- No caso brasileiro, teve que se apoiar sempre em algum tipo de autoritarismo, seja o autoritarismo institucional da ditadura Vargas (1937-45), seja o autoritarismo paternalista ou carismático dos líderes de massa da democracia do pós-guerra (1945-1964).
II- Foi uma experiência política cujas relações de poder unidirecionais resultaram na total submissão das massas populares aos interesses de governantes estrangeiros.
III- Foi uma das manifestações das debilidades políticas dos grupos dominantes urbanos quando tentaram substituir-se à oligarquia nas funções de domínio político de um país tradicionalmente agrário, numa etapa em que pareciam existir as possibilidades de um desenvolvimento capitalista nacional.
IV- Foi uma estratégia lançada por parte das elites dominantes diante da necessidade de incorporação das massas populares em meio ao cenário político e no contexto do desenvolvimento urbano e industrial.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença IV está correta.
	3.
	Na primeira metade do século XX, o Brasil passou por diversos momentos marcados por agitação política, que eram movidos por frentes partidárias e se remetiam e criticavam diretamente à conjuntura política e ao Governo Federal. Dentre eles, pode-se relacionar o caso da Aliança Nacional Libertadora, que foi fundada por Luis Carlos Prestes. Qual foi a ideologia política do movimento liderado por Luis Carlos Prestes?
	 a)
	Populismo.
	 b)
	Federalismo.
	 c)
	Nazi-fascismo.
	 d)
	Socialista/comunista.
	4.
	Francisco Weffort (1989) foi um dos estudiosos brasileiros que se dedicou a pesquisar as estruturas políticas, e defendeu que, entre os anos de 1930 a 1964, ocorreram governos que lançaram mão de estratégias populistas que tendiam a ir ao encontro das necessidades das grandes massas. Através de políticas populistas, que cenário e contexto político/econômico os governos daquele período almejavam encobertar?
FONTE: WEFFORT, Francisco. O populismo na política brasileira. 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.
	 a)
	Suspeitas de corrupção e desvio de dinheiro público.
	 b)
	A Guerra Fria, em especial, a corrida armamentista.
	 c)
	Crises econômicas e a instabilidade política.
	 d)
	Problemas diplomáticos com países vizinhos.
	5.
	A década de 1920 no Brasil foi um período bastante conturbado, na qual foram implementadas medidas políticas a fim de amenizar os impactos que eram oriundos do cenário internacional. O cenário internacional se encontrava abalado, com forte crise e recessão econômica do período entre guerras. Levando em consideração esse contexto e a dinâmica política, econômica e cultural na qual o Brasil se encontrava inserido, analise as sentenças a seguir:
I- No cenário cultural, a década de 1920 foi marcada pela Semana de Arte Moderna, que consistia em um movimento artístico com várias propostas de olhar e pensar a produção artística brasileira.
II- O cenário político foi marcado pela fundação do Partido Comunista, responsável por liderar o movimento integralista.
III- No plano econômico, o Brasil sofreu com a crise de 1929 e seu principal produto de exportação, o café, foi desvalorizado.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	6.
	O governo de Getúlio Vargas é entendido como um governo de forte intervenção estatal nos mais diversos setores da economia, da política e da sociedade, o que ficou evidente nos escritos do próprio presidente: "na época em que os fins sociais são preponderantemente econômicos, em que se organiza de maneira científica a produção e o pragmatismo industrial é elevado a limites extremos, assinala-se a função do Estado, antes, e acima de tudo, como elemento coordenador desses múltiplos esforços, devendo sofrer, por isso, modificações decisivas" (VARGAS, 1938, p. 192). Com relação às diretrizes políticas do governo de Getúlio Vargas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Tratou-se das diretrizes dos primeiros cinco anos do governo, quando foram criadas empresas públicas, como a CSN e a Petrobrás.
(    ) Tratou-se da justificativa à implementação de indústrias nos ramos de minas e energia, química pesada e motores.
(    ) Tratou-se da justificativa à implantação da revolução comunista/socialista no Brasil.
(    ) Tratou-se da justificativa à criação de empresas estatais, assim como de economia mista.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: VARGAS, Getúlio. A nova política do Brasil. Rio de Janeiro: José Olympio, 1938.
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - V - F - V.
	7.
	Durante o governo de Juscelino o populismo chegou ao seu auge. O Plano de Metas, cujo lema era ?Cinquenta anos em cinco?, expressão máxima do nacional-desenvolvimentismo, resultou na criação de novas rodovias, na ampliação da fronteira agrícola em direção a estados como Goiás e Mato Grosso. Sobre o governo de Juscelino Kubitschek, analise as seguintes sentenças:
I- Juscelino não abre mão do intervencionismo estatal e fecha a economia para investimentos estrangeiros.
II- Uma diferença marcante do modelo de desenvolvimento econômico adotado por Juscelino com relação ao conduzido por Vargas foi o investimento maciço na produção de bens duráveis.
III- Durante o governo de Juscelino ocorreu o surgimento de novas cidades, a exemplo da nova capital, Brasília (maior ícone do projeto de modernização do Brasil).
IV- O resultado mais imediato do tipo de política econômica adotado por Juscelino foi a elevação doíndice de inflação e a contração de uma pesada dívida externa.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
	8.
	Juscelino Kubitschek (1902-1976), ou JK, chegou ao governo em um contexto de muitas perturbações políticas. Ocorriam conflitos entre os interesses do governo e os grupos das forças armadas, que receberam como resposta de JK medidas que iam ao encontro dos interesses dos mais diferentes grupos. Como relação aos demais elementos que caracterizam o governo de JK, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Foi conciliador de propostas nacionalistas e antinacionalistas, ou seja, favoreceu intervenção estatal e os investimentos estrangeiros ao mesmo tempo.
(    ) Foi um governo fortemente nacionalista e de estrutura política centralizada, preparou as condições à implantação da ditadura militar anos depois.
(    ) Promoveu grande euforia em termos de investimentos e modernização em meio aos setores de comunicação e transporte.
(    ) Foi um governo que apresentou traços populistas em termos de governabilidade, porém o modelo populista não foi aplicado à esfera econômica.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - V - F - V.
	9.
	O longo período em que Getúlio Vargas (1882-1954) esteve no comando da presidência do Brasil, deu-se mediante diferentes regimes políticos, tanto democráticos como antidemocráticos. No segundo semestre do ano de 1937, foi instaurado o Estado Novo, que vigorou até a segunda metade do ano de 1945. Com relação às primeiras ações lançadas pelo presidente após a implantação do Estado Novo, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Intervenções da União nos estados, fim da autonomia dos estados, repressão generalizada.
	 b)
	Generalização da repressão às dissidências, censura à imprensa, regulamentação do Bipartidarismo.
	 c)
	Legalização do aborto, federalização do poder, autonomia do Exército com relação à Marinha.
	 d)
	Regulamentação do Bipartidarismo, criação do sindicalismo corporativo, federalização do poder.
	10.
	Em 1932 foi fundada a Ação Integralista Brasileira - AIB -, liderada por Plínio Salgado, que defendia um programa de cunho ideológico e doutrinário nos termos de que "os povos dirigidos por Deus e os homens e as classes têm tudo para viverem harmoniosamente?, o que acabava evidenciando a negação da luta de classes e o materialismo histórico. Por outro lado, acabou por se alinhar com o pensamento católico tradicionalista da época, ou seja, revelando-se ideológica e politicamente como anticomunista ou antimarxista. Com base no exposto, qual foi o lema utilizado pelo movimento integralista?
	 a)
	Sociedade, Deus e Família.
	 b)
	Estado, Poder e Família.
	 c)
	Deus, Pátria e Família.
	 d)
	Pátria, Sociedade e Família.

Continue navegando