Buscar

prova redacao instrumental

Prévia do material em texto

1.O processo começará por iniciativa da parte interessada (autor), mediante um ato processual que recebe a denominação de Petição Inicial. A sua estrutura composicional é determinada pelo Novo Código de Processo Civil, especificamente, no artigo 319". (Livro Didático de Redação Instrumental-Estácio)
Vemos, então, que a petição inicial é um importante ato processual, pois, é o que dá início a um processo judicial. No que tange à sua estrutura, marque a alternativa que descreve, respectivamente, o que são apresentados na parte DOS FATOS e DO DIREITO:
Opção única.
(1 Ponto)
Injunção jurídica / Narrativa jurídica
Narrativa jurídica / Descrição jurídica
Narrativa jurídica / Argumentação jurídica
Fundamento jurídico / Narrativa jurídica
Fundamento jurídico / Descrição jurídica
2.A polifonia é um dos elementos constitutivos da narrativa jurídica. Uma das formas de o advogado trazer para a narrativa a polifonia é introduzir em seu texto os discursos direto e/ou indireto. Na transposição do discurso direto para indireto, o profissional do direito precisa ficar atento a algumas técnicas específicas como, por exemplo, mudança dos tempos verbais. Assim, observe o seguinte discurso direto:
"Doutor Paulo, não posso confirmar o que não vi. Só estou sabendo agora que meu marido assassinou um homem", disse a esposa do acusado. 
Transpondo-se corretamente o discurso direto acima para o discurso indireto, temos:
Opção única.
(1 Ponto)
Disse a esposa do acusado ao Doutor Paulo: que não podia confirmar o que não viu, pois que só estava sabendo hoje momento que seu marido assassinara um homem.
A esposa do acusado disse ao Doutor Paulo que não podia confirmar o que não vira. Acrescentou ainda que só estava sabendo naquele momento que seu marido assassinara um homem.
A esposa do acusado disse: Doutor Paulo, não posso confirmar o que não vi. Só estava sabendo naquele momento que seu marido assassinou um homem.
A esposa do acusado ao Doutor Paulo que não poderá confirmar o que não tinha visto, uma vez que só está sabendo hoje que seu marido havia assassinado um homem.
Ao Doutor Paulo a esposa do acusado disse que não poderia confirmar o que não via. Declarou ainda que só estava sabendo neste momento que seu marido assassinara um homem
3.Leia o parágrafo que se segue:
De acordo com o art. 59 do CP, aquele que se entrega à ociosidade, habitualmente, sendo válido para o trabalho e não possui renda para a sua subsistência é um vadio. Ainda de acordo com o artigo, deve sofrer pena de 15 dias a 3 meses de prisão. Ora, como o réu trabalha, mesmo na informalidade, não pode ser considerado um vadio. Assim, não pode ser apenado, conforme o referido artigo.
De acordo com a estrutura do parágrafo, é correto afirmar que:
Opção única.
(1 Ponto)
O parágrafo segue o raciocínio lógico, denominado indução.
O parágrafo partiu de premissas menores e chegou a uma premissa maior.
A premissa menor não mantém relação lógica com a premissa maior.
O parágrafo pondera a associação da premissa maior à premissa menor e chega a uma conclusão.
Com base no raciocínio indutivo foi estruturado o parágrafo.
4.A narrativa jurídica pode ser simples ou valorada. Sabemos que cada uma possui aplicação e características distintas. Numere os parênteses, em I ou II, associando as características apresentadas aos tipos de narrativas conforme a numeração. (I) Narrativa simples (II) Narrativa valorada ( ) Presença de modalizadores ( ) Predomínio da imparcialidade ( ) Presença da Argumentação ( ) Predomínio da parcialidade ( ) Uso da polifonia A Sequência correta é...
Opção única.
(1 Ponto)
(I ) (I) (I) (I) (II)
(II) (II) (II) (II) (I)
(II) (I) (II) (II) (I)
(I) (I) (II) (I) (II)
(II) (I) (I) (II) (I)
5.Leia o texto abaixo e marque a opção correta:
        "Mariano era proprietário de uma salão de beleza, que funcionava com o nome fantasia, ''Cabelo Sedoso''. Essa empresa possuía 10 empregados, que trabalhavam de segunda a sábado. No dia 22/07/2019, Antonio vendeu sua empresa para Ana Cristina, tendo nesta ocasião firmado documento que se responsabilizava pelos direitos trabalhistas de seus empregados. Logo a seguir, Ana Cristina compareceu ao salão de beleza e comunicou aos empregados que o estabelecimento sofreria reforma e que todos deveriam aguardar, em casa, novo comunicado. Dias após, o salão de beleza voltou a funcionar, agora com o nome fantasia ''Beleza Real''. Ana Cristina aproveitou, apenas, um dos empregados que anteriormente trabalhava no salão de beleza ''Cabelo Sedoso''. Aos demais, informou que deveriam procurar Antonio para receber seus direitos trabalhistas".
Opção única.
(1 Ponto)
É um texto narrativo, linear, sem valoração.
É um texto argumentativo, linear, com valoração.
É um texto narrativo, alinear, com valoração.
É um texto narrativo, alinear, sem valoração.
É um texto argumentativo, linear, sem valoração.
6.Não é característica da narrativa jurídica:
Opção única.
(1 Ponto)
Correta identificação do fato gerador do conflito.
Paragrafação (introdução, desenvolvimento, conclusão).
Valoração para construção de teses.
Narrador em 1ª pessoa.
Pretérito.
7.Identifique se os parágrafos abaixo são narrativos ou argumentativos e assinale a alternativa correta, com a classificação na ordem correspondente:
1. O autor procurou por diversas vezes o réu com objetivo de solucionar amigavelmente o conflito existente, sendo que em nenhuma delas obteve resultado satisfatório, cujo autor negou-se a arcar com as despesas ora em questão, alegando que houve concorrência de culpa, o que não coaduna com a verdade, por ser um veículo novo e com o Licenciamento em dias, conforme cópia em anexo.
2. A responsabilidade do réu é clara, uma vez que a legislação brasileira sustenta que o condutor do veículo é responsável pela reparação civil em razão de danos causados quando conduzindo um veículo de sua ropriedade pratica um fato em que sua conduta imprudente causou danos ao autor, nesse caso não há dúvidas quanto à  responsabilidade do réu, que se nega a assumir sua obrigação.
3. Segundo prescreve o art. 186 do Código Civil, aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilícito.
4. Não há dúvidas que no caso em questão o dano causado ao autor se revestiu de imprudência e negligência, uma vez que o condutor do veículo Motocicleta, em desobediência às leis de trânsito, ao conduzir seu veículo, não teve a atenção necessária e, sem justo motivo, colidiu seu automóvel contra a lateral esquerda do veículo do autor.
Opção única.
(1 Ponto)
1 - Argumentativo, 2 - narrativo, 3 - argumentativo, 4 - argumentativo.
1 - Argumentativo, 2 - argumentativo, 3 - argumentativo, 4 - argumentativo.
1 - Argumentativo, 2 - argumentativo, 3 - argumentativo, 4 - narrativo
1 - Argumentativo, 2 - narrativo, 3 - narrativo, 4 - argumentativo.
1 - Narrativo, 2 - argumentativo, 3 - argumentativo, 4 - argumentativo.
8.Na transposição da Narrativa Valorada para Simples , observa-se o emprego da impessoalidade , logo deve-se observar a transfromação dos verbos de elocução. Entre as opções abaixo qual é a adequada para a transposição da frase: " O Autor contou em seu depoimento que fora interceptado pelos algozes e que seus amigos disseram que ele deveria tomar cuidado. "
Opção única.
(1 Ponto)
Em seu depoimento, o Autor relatou que fora interceptado pelos algozes, afirmando também que até seus amigos o alertaram do perigo.
Em seu depoimento, houve a afirmação do Autor de que fora interceptado pelos seus algozes e de que fora, antes, alertado por seus amigos.
Em seu depoimento, houve a declaração do Autor de que fora interceptado por seus algozes e de que seus amigos disseram para que tomasse cuidado.
O Autor contara em seu depoimento que fora interceptado pelos algozes e que seus amigos haviam dito que ele deveria tomar cuidado.
Autor em seu depoimento afirmou que seus amigos alertaram-no do perigo e que foi no dia de seu aniversário interceptadopelos algozes.

Continue navegando