Buscar

Perícia Contábil II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Perícia Contábil (CON40)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual ( Cod.:676788) ( peso.:1,50)
	Prova:
	29764715
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	No trabalho pericial, existe o Termo de Diligência, que é o instrumento por meio do qual o perito solicita documentos para elaborar seu relatório pericial. O Termo de Diligência também é utilizado para a execução de outros trabalhos que tenham sido solicitados (por direito), podendo orientar ou colaborar nas decisões, judiciais ou extrajudiciais. Sobre o Termo de Diligência, quanto à estrutura, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Identificação do diligenciado.
(    ) Identificação das partes ou dos interessados, e, em se tratando de perícia judicial ou arbitral, o número do processo, o tipo e o juízo em que tramita.
(    ) Identificação do juiz com indicação do número do registro profissional na Ordem dos Advogados do Brasil.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V.
	 b)
	V - V - F.
	 c)
	F - F - V.
	 d)
	F - V - F.
	2.
	Ao desenvolver o trabalho pericial, o perito deve relatar nesse laudo as informações de caráter afirmativo. Essas informações devem ter fé pública, de acordo com as atribuições do profissional perito que está elaborando esse trabalho. Tais informações podem ter naturezas diversas ou mesmo estarem ligadas às técnicas de vistoria, indagação ou investigação. Neste caso, estamos tratando:
	 a)
	Da avaliação.
	 b)
	Da certificação.
	 c)
	Do arbitramento.
	 d)
	Da investigação.
	3.
	O objetivo das perícias administrativas é investigar a fraude. Desta forma, os laudos passam a ter diferentes conotações, haja vista que o importante não são os quesitos, mas as apurações de fatos. Sobre os requisitos de qualidade, nas perícias administrativas, analise as seguintes afirmativas:
I- Identificação completa do caso (Processo nº .... de tal lugar, data, partes envolvidas etc.).
II- Identificação do grau de parentesco dos integrantes do litígio.
III- Identificação da autoridade a que se destina.
IV- Se for o caso, qual a metodologia adotada.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	4.
	O trabalho pericial envolve um pedido de opinião de quem possui competência na sua formação. Desta forma, o perito, para que possa participar do processo, deve possuir conhecimentos sobre todos os itens que motivaram a elaboração do trabalho pericial, os argumentos levantados de cada uma das partes (autor e réu), os documentos apresentados com relação aos atos e fatos questionáveis, entre outros. Em qual momento o perito absorve toda a responsabilidade desse trabalho, esperando-se que o laudo emitido seja o de maior confiabilidade?
	 a)
	Se for perito nomeado pelo juiz.
	 b)
	Se for perito das partes (ou do réu, ou do autor).
	 c)
	Se for perito assistente ou da parte.
	 d)
	Se não for perícia judicial, mas administrativa.
	5.
	Após ser nomeado o perito-contador pelo juiz, o perito contratado pelas partes para a perícia extrajudicial ou ao perito escolhido na arbitragem necessita partir para o planejamento das atividades periciais. Esse planejamento significa tomar decisão por antecipação. Desta forma, deve-se analisar os fatos e devem ser tomadas decisões para adotar os procedimentos cabíveis para a realização da tarefa. Com base nessas informações, assinale a alternativa CORRETA que melhor atende às perspectivas para o planejamento da perícia:
	 a)
	Estabelecer como ocorrerá a identificação das tarefas entre o juiz e a parte interessada, sempre que o perito necessitar de auxiliares, para elaborar o planejamento da perícia e a emissão do laudo pericial.
	 b)
	No planejamento da perícia, há a necessidade de se estabelecer a natureza, a oportunidade e a extensão dos exames a serem realizados, em consonância com o objeto da perícia, assim como os termos constantes da nomeação, dos quesitos ou da proposta de honorários oferecida pelo perito.
	 c)
	O planejamento da perícia deverá eliminar fatos que possam vir a ser importantes para a solução da demanda de forma que não passem despercebidos ou recebam a atenção necessária pelo juiz.
	 d)
	O perito, que é o profissional nomeado pelo juiz, deverá conhecer o objeto da perícia, a fim de permitir que sejam adotados os procedimentos que conduzam à eliminação dos fatos verdadeiros.
	6.
	O trabalho pericial necessita ser elaborado com rigor no planejamento, para evitar possíveis percalços que possam interferir na boa execução das atividades. Desta forma, no que tange ao planejamento dos trabalhos periciais, este se divide em alguns objetivos. Sobre esses objetivos, analise as afirmativas a seguir:
I- Identificar fatos que possam vir a ser importantes para a solução da demanda de forma que não passem despercebidos ou não recebam a atenção necessária.
II- Identificar a legislação aplicável ao objeto da perícia.
III- Estabelecer como ocorrerá a divisão das tarefas entre os membros da equipe de trabalho, sempre que o perito necessitar de auxiliares.
IV- Facilitar a execução e a revisão das amostras periciadas.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 b)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	7.
	As atividades periciais requerem profundo conhecimento do perito que está executando-as. Para tanto, essas atividades envolvem diversas situações que o perito deverá se adequar, como o ramo de atuação da empresa, entre outros. Baseado nessa premissa, assinale a alternativa CORRETA que melhor atende às perspectivas para a execução dos trabalhos de perícia:
	 a)
	Os planos periciais necessitam obter o máximo de conteúdos que as partes litigantes devem fornecer ao juiz pericial. Assim, é possível padronizar, pois muitos são os casos que ocorrem.
	 b)
	Os planos periciais podem ser executados com as informações obtidas pelos litigantes. Esses trabalhos podem ser padronizados, pois muitos são os casos em que ocorrem de forma semelhante.
	 c)
	Os trabalhos elaborados pelo perito devem atender a todas as premissas que o juiz nomeou, pois, devido à similaridade das atividades entre as partes litigantes, sua facilidade permite atender aos requisitos jurídicos.
	 d)
	Os planos periciais possuem o conteúdo suficiente para que a opinião seja transmitida pelo perito, de modo que satisfaça os que a requereram. Não é possível padronizar, pois muitos são os casos que ocorrem esses planos periciais, e cada caso deverá ser analisado de forma específica.
	8.
	O perito, para desempenhar o exercício das suas atividades com qualidade e idoneidade, necessita cumprir todos os procedimentos e atos na busca dos documentos, coisas, informações ou quaisquer outros elementos circunstanciais que sirvam como elemento de prova, assim como os subsídios necessários à elaboração do laudo pericial contábil e do parecer pericial contábil. Desta forma, para que o perito possa utilizar esses documentos, informações, entre outros, somente poderá fazê-lo mediante:
	 a)
	Forma circunstanciada.
	 b)
	Termo de Diligência.
	 c)
	Critérios da perícia.
	 d)
	Síntese do objeto da perícia.
	9.
	O perito pode deparar-se com determinadas dificuldades nas quais nem sempre os dados de que necessita são de fácil acesso (pois se encontram no local distante da parte envolvida no trabalho pericial), e até por vezes se espalham por regiões longínquas. Em determinados casos, esses dados (documentos) se encontram em péssimo estado de conservação, exigindo grande esforço para leitura e identificação das informações. Outro fator que determina a dificuldade do trabalho do perito é a dependência de informações de terceiros que, algumas vezes, não estãorelacionadas com o trabalho pericial (às vezes até instigados por uma das partes litigantes ou envolvidas, por alguma das partes envolvidas). A que esse assunto se relaciona?
	 a)
	Pleno conhecimento dos fatos.
	 b)
	Prazo necessário para a execução das tarefas.
	 c)
	Acessibilidade aos dados.
	 d)
	Levantamento prévio dos recursos disponibilizados para exame.
	10.
	O trabalho de perícia é realizado através de técnicas que reconhecem os modos de operação como decorrentes da própria ciência. Os planos periciais possuem o conteúdo necessário para que o perito transmita a sua opinião de forma que satisfaça os requerentes. Qual é a técnica que compreende a análise e a síntese?
	 a)
	Técnicas especiais.
	 b)
	Técnicas científicas.
	 c)
	Técnicas preliminares.
	 d)
	Técnicas básicas.
Parte inferior do formulário

Outros materiais