Buscar

Disciplina: Fundamentos da Biblioteconomia e Ciências da Informação (BIB02)

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Fundamentos da Biblioteconomia e Ciências da Informação (BIB02)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:668897) ( peso.:3,00)
	Prova:
	31272011
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda: Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	O bibliotecário está vinculado às "Profissões de Informação", segundo a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO). Sobre as atividades que podem ser desenvolvidas pelo profissional bibliotecário, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A atuação do bibliotecário se restringe ao processamento técnico de informações de bibliotecas públicas e privadas.
(    ) Os serviços de assessoria e consultoria também podem ser oferecidos pelo bibliotecário, desde que sejam desenvolvidos nas bibliotecas.
(    ) O bibliotecário pode propor treinamentos aos usuários sobre ferramentas de pesquisa, bem como desenvolver ações culturais de incentivo à leitura.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	V - V - F.
	b)
	V - F - V.
	c)
	F - V - V.
	d)
	F - F - V.
	2.
	Apesar da grande evolução das mídias e tecnologias que caracterizam a nossa sociedade atual, o papel do bibliotecário continua o mesmo. O profissional precisa estar em constante estudo e desenvolvimento para dominar a tecnologia a fim de saber trabalhar com as novas ferramentas que se apresentam. Diante disso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A capacidade de trabalhar em equipe e o contato com profissionais de outras instituições e de outras regiões não é aconselhado porque pode gerar competição entre os bibliotecários, prejudicando o público.
(    ) Participação em seminários, congressos, palestras, cursos presenciais ou à distância são perda de tempo para a formação e capacitação dos bibliotecários, haja vista que já possuem todo conhecimento necessário a sua atividade.
(    ) Para os atuais bibliotecários, a biblioteca é apenas um depósito de livros, documentos e outros materiais soltos, aguardando pelo ato de sorte de um pesquisador.
(    ) O foco do profissional bibliotecário é o usuário e a disseminação da informação é o seu principal papel.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	F - V - V - V.
	b)
	F - F - F - V.
	c)
	V - V - V - F.
	d)
	V - F - F - F.
	3.
	A trajetória das bibliotecas teve seu início com as ordens religiosas dos beneditinos, franciscanos e jesuítas. No entanto, a criação da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro se constituiu como a gênese do movimento fundador do campo de ensino da biblioteconomia do Brasil. Quanto à trajetória das bibliotecas do Brasil e sua origem, assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	A trajetória é oriunda da Biblioteca Real da Ajuda, criada por Dom João I, rei de Portugal, após a destruição da antiga Biblioteca Real (Lisboa), em 1755.
	b)
	A trajetória é oriunda das bases evangélicas e das religiões de umbanda, com forte apoio dos frades franciscanos.
	c)
	A trajetória é oriundo do Decreto nº 8.835, de 11 de julho de 1911, e obteve como base e influência a escola francesa de orientação erudita e humanística chamada "École Nacionale des Chartes".
	d)
	A trajetória é oriunda dos pioneiros no planejamento da documentação bibliográfica e com a visão profética de Paul Otlet e Henri La Fontaine.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns!
	4.
	Os arquivos podem ser de vários tipos, estando condicionados aos objetivos da entidade que os produzem. Sobre os tipos de arquivos e sua definição, associe os itens utilizando o código a seguir:
I- Arquivos Públicos.
II- Arquivos Privados.
III- Arquivos Especiais.
(    ) Arquivos que guardam e organizam documentos cujas informações são registradas em suportes diferentes do papel: discos, filmes, fitas.
(    ) Conjuntos de documentos produzidos ou recebidos por instituições governamentais de âmbito federal, estadual ou municipal.
(    ) Conjuntos de documentos produzidos ou recebidos por instituições não governamentais, famílias ou pessoas físicas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	II - I - III.
	b)
	III - I - II.
	c)
	I - III - II.
	d)
	II - III - I.
	5.
	No contexto científico do século XX, a Ciência da Informação era vista como gestão da informação, que por sua vez não tem apenas o suporte documental escrito e impresso como fonte. A partir da Segunda Guerra Mundial, o boom de novas tecnologias modificaram as possibilidades de suportes informacionais, armazenamentos desses e sua recuperação. A respeito dos atuais suportes de informação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Para a Ciência da Informação na área da Biblioteconomia são considerados documentos informacionais os CDs, os arquivos digitais e jornais e revistas.
(    ) As mídias digitais se comparadas com os suportes tradicionais de informação são considerados mais eficientes pela rapidez de recuperação da informação.
(    ) A produção cultural humana é um tipo de registro informacional que não passível de armazenagem e recuperação por meio de registros digitais e registros ópticos. 
(    ) Tecnologias assistivas são os suportes de informação visual, por exemplo, os aparelhos de televisão.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	V - V - V - V.
	b)
	V - F - F - V.
	c)
	V - V - F - F.
	d)
	F - V - F - V.
	6.
	A biblioteconomia, enquanto campo do conhecimento, tem sido associada às origens da biblioteca como instituição, assim como as práticas e os fazeres realizados dentro dela. A relação entre biblioteca e biblioteconomia apresenta uma interligação que remete aos contextos. Sobre esses contextos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Contextos informacionais, sociais, culturais e educacionais ao longo da história da humanidade.
(    ) Contextos educacionais, pedagógicos e culturais de momentos ao longo da história da humanidade.
(    ) Contextos econômicos, políticos, culturais e sociais de momentos ao longo da história da humanidade.
(    ) Contextos educacionais, culturais e sociais de momentos ao longo da história da humanidade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	V - V - F - F.
	b)
	V - F - V - F.
	c)
	F - F - V - V.
	d)
	F - F - V - F.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns!
	7.
	Os periódicos que registravam o conhecimento científico foram os primeiros indícios do nascimento da ciência da informação (CI). Atribuir à ciência da informação a ideia de democratizar seu acesso também foi um de seus marcos iniciais. A respeito dos marcos da CI, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- A ciência da informação ganhou impulso com o Instituto Internacional de Bibliografia (IIB) criado por Paul Otlet.
II- A ciência da informação passou a configurar como disciplina a partir da década de 1950.
III- A partir do pós-guerra que a CI emergiu como uma forma de estudar possíveis soluções para fazer a gestão do volume crescente de informações.
IV- Foi na I Conferência Internacional de Bibliografia, que surgiu a ideia da criação de uma biblioteca universal com todos os registros de livros mundiais, possibilitando a democratização do acesso à informação e ao conhecimento.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	IV - II - I- III.
	b)
	III - I - IV - II.
	c)
	II - IV - III - I.
	d)
	I - IV - III - II.
	8.
	A história da biblioteca está ligada à história do registro da informação e à própria história da humanidade. Sobre a origem das bibliotecas no mundo, analise as seguintes afirmativas:
I- As primeiras bibliotecas que surgiram no mundo se localizavam em mosteiros e eram acessíveis ao povo.
II- A Biblioteca de Alexandria, criada por volta de  III a. C, no Egito, reunia a maior coleção de manuscritos do mundo antigo.
III- Na Antiguidade, a quantidade de rolos de papiro e pergaminho representavam o poder e o status dos imperadores da região em que as bibliotecas foramconstruídas.
IV- Na Idade Média, toda a população passou a ter acesso à biblioteca devido ao aumento dos índices de alfabetização.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: SILVA, D. A. da; ARAÚJO, I. A. Auxiliar de biblioteca: técnicas e práticas para formação profissional. 7. ed. Brasília: Thesaurus, 2014.
	a)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	b)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	c)
	Somente a afirmativa IV está correta.
	d)
	Somente a afirmativa II está correta.
	9.
	As diferenças entre dados e informação são sutis, as quais, de certa forma, dependem da forma de apreensão e interpretação por parte do indivíduo. O conhecimento também se apresentará como um componente que possui significação, que deverá ser adicionada ao repertório mental de descobertas do indivíduo. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- O conhecimento é a coleta apropriada de informações, de modo que sua intenção é ser útil.
II- O conhecimento é um processo determinístico. 
III- Informado é quando alguém "memoriza" os dados.
IV- o conhecimento serve de subsídio para compor a informação
Assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	Somente a sentença III está correta.
	b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	d)
	As sentenças I e II estão corretas.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns!
	10.
	Existem diferentes tipos de unidades de informação como: as bibliotecas, os arquivos, os museus, os centros de documentação, dentre outros. É válido destacar que as funções que desempenham apresentam similaridades, porém, com características peculiares que as diferenciam umas das outras. As bibliotecas possuem três grandes funções: a função gerencial; função organizadora e a função de divulgação. Sobre a função organizadora, assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	Ocorre por meio por meio da seleção, aquisição, catalogação, classificação, indexação, empréstimo, orientação e reprografia.
	b)
	Ocorre por meio da administração e organização.
	c)
	Ocorre por meio de referência, empréstimo, orientação, reprografia, serviços de disseminação e extensão.
	d)
	Ocorre por meio da seleção, aquisição, catalogação, classificação e indexação.
Prova finalizada com 10 acertos e 0 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando