Buscar

AULA 3 PROCESSO DE TRABALHO EM SERVIÇO SOCIAL I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1.
	
		 "A história é a alienação e a produção da razão na desrazão,  do  homem verdadeiro  no homem  alienado.  Nos produtos alienados do  seu  trabalho (mercadorias,  Estado, religião),  o  homem, sem sabê­lo, realiza essência do homem. Essa perda  do homem, que produz a história e o homem, supõe antes uma essência preexistente definida.  Ao  final da  história,  esse  homem, transformado em objetividade inumana, não terá mais do que tomar, como sujeito, a sua própria essência alienada na  propriedade, na religião e no Estado, para vir a ser o  homem  total,  o homem verdadeiro.  (...) A revolução  não será mias somente  política (reforma  liberal racional do  Estado),  mas "humana" (`comunista)".  MARX, 1845. Nesse sentido, qual  o  conceito  de  produção.    
	
	
	
	O modo de produção constitui um objeto abstrato­formal que, no  sentido rigoroso  do  termo,  não existe  na  realidade. Os modos de produção capitalista,  feudal,  escravagista,  constituem igualmente  objetos abstrato­formais,  visto também  não possuírem  essa  existência. 
	
	
	O modo de produção é determinado pela existência de  estruturas, pelo  menos três: a  econômica, a  jurídico­política e  a  ideológica,  sendo que a estrutura econômica é sempre determinante em última instância. 
	
	
	As forças produtivas delimitam as possibilidades das relações de produção, elas têm certo ritmo de  desenvolvimento  relacionado  às necessidades e características próprias dessas relações de  produção. 
	
	
	O modo de produção não depende do  reconhecimento de como as relações sociais de produção são  reproduzidas. 
	
	
	A estrutura  econômica é determinada,  portanto, pelas relações sociais de  produção  e por  um determinado  estágio  do  desenvolvimento das forças produtivas, além de um determinado ritmo de desenvolvimento. 
	
	
	
	 
		 
	
	2.
	
		 O sistema capitalista viveu no pós Segunda Guerra Mundial um período marcado pelo crescimento econômico e pelo ¿pacto¿ (de certa forma) com a classe trabalhadora. Foi o período que se estendeu de 1945 a 1969. Do ponto de vista econômico, esse período ficou conhecido como: 
	
	
	
	Welfare state
	
	
	taylorista/fordista
	
	
	Socialista
	
	
	Keynesiana
	
	
	Anos de ouro
	
	
	 
		 
	
	3.
	
		 Enquanto no processo de trabalho simples o principal objetivo é a produção de valores de uso, no sistema capitalista o objetivo principal é a produção de mercadorias voltadas para a venda, portanto o que interessa fundamentalmente é o seu: 
	
	
	
	Valor de uso.
	
	
	Valor de consumo.
	
	
	Valor de venda.
	
	
	Valor de trabalho.
	
	
	Valor de troca.
	
	
	 
		 
	
	4.
	
		 O processo de trabalho é constituído pelos seguintes elementos: Coloque (V) Verdadeiro ou F ( Falso): ( ) O trabalho (energia vital empregada pelos homens). ( ) O objeto de trabalho, ou seja, a matéria sobre a qual se aplica o trabalho. ( ) Os meios ou instrumentos necessários para a realização do trabalho (para quebrar o coco, o homem precisou construir um machado ¿ meio/instrumento para atingir a sua finalidade). ( ) Técnicas, instrumentos de produção e força de trabalho vendido pelo capitalista. Assinale a sequência correta se cima para baixo: 
	
	
	
	F-V-V-V
	
	
	F-F-V-V.
	
	
	V-V-V-F.
	
	
	V-V-F-V.
	
	
	F-F-V-V
	
	
	 
		 
	
	5.
	
		 No caso dos homens esta ação não advém exclusivamente de seus impulsos biológicos, mas fundamentalmente de sua capacidade de antecipar mentalmente a sua ação antes de executá-la. A citação, acima, difere o ato de trabalhar dos homens: 
	
	
	
	Da fé
	
	
	Dos animais
	
	
	Dos valores de uso
	
	
	Da teleologia
	
	
	Dos instintos
	
	
	 
		 
	
	6.
	
		 Os complexos sociais são: 
	
	
	
	O Estado, a força de trabalho, as relações de produção
	
	
	O Estado, o direito e a política
	
	
	O Estado, o trabalho e a política
	
	
	O trabalho, o direito e a igreja
	
	
	O Estado, o direito e a fé.
	
	
	 
		 
	
	7.
	
		 Através de uma investigação ontológica Lukács conceitua o trabalho como uma atividade humana que transforma a natureza nos bens necessários à reprodução da vida humana. Assinale a alternativa CORRETA: 
	
	
	
	O trabalho não é uma categoria exclusiva do mundo dos homens.
	
	
	O trabalho não configura-se como categoria fundante do mundo dos homens.
	
	
	A partir do trabalho o homem cria sua existência social.Porém, a vida social é composta apenas pelo trabalho.
	
	
	Todas alternativas estão incorretas
	
	
	A partir do trabalho o homem cria sua existência social, porém, a vida social é composta não só pelo trabalho, mas também por um conjunto de atividades que atendam as necessidades das relações dos homens entre si.
	
	
	
	 
		 
	
	8.
	
		 A utilização da força de trabalho é o próprio trabalho. O comprador da força de trabalho a consome ao fazer trabalhar o vendedor dela. O último torna-se, desse modo, actu [de fato], força de trabalho realmente ativa, o que antes era apenas potentia [em potencial]. Para representar seu trabalho em mercadorias, ele tem de representá-lo, sobretudo, em : 
	
	
	
	Valores de compra.
	
	
	Valores de uso.
	
	
	Valores de trabalho.
	
	
	Valores de troca.
	
	
	Valores de venda

Continue navegando