Buscar

TRABALHO - PROT CONTRA INC E EXPLOSÕES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Disciplina: Proteção Contra Incêndios e Explosões (NPG 1450)
Tutor: Prof. Edison Rêgo
Estudo de Caso
Explosão de colchão inflável destrói apartamento na Alemanha 17/07/2009 - BBC Brasil
Um alemão de 45 anos provocou uma explosão em seu apartamento ao tentar consertar um colchão inflável, segundo o corpo de bombeiros local. 
O homem, da cidade de Düsseldorf, no oeste da Alemanha, usou solvente de pneu para consertar o buraco, o mesmo usado para conserto de câmara de ar de bicicleta, deixando a substância exposta durante a noite. 
Ao tentar inflar o colchão no dia seguinte, uma fagulha da bomba de ar elétrica teria causado a explosão. 
A explosão destruiu a parede da sala e as janelas. O homem e sua filha, de três anos, sofreram queimaduras. 
A brigada de incêndio evacuou dois edifícios e isolou a rua, enquanto checava as construções para ver se o impacto teria danificado suas estruturas. 
Segundo a edição online do jornal "Spiegel", um dos bombeiros contou que o apartamento ficou totalmente destruído, sendo os prejuízos estimados em 20 mil euros; o homem será investigado por causar explosão por negligência.
 A partir do texto acima, 
- Comente como se procedeu a explosão;
- Quais os elementos que causaram a explosão; e
- Indique quais as medidas de controle, bem como as precauções que deveriam ter sido tomadas para que o evento não ocorresse. Levar em consideração o produto utilizado, o equipamento para enchimento do colchão e demais questões pertinentes.
ANÁLISE
Esse estudo de caso retrata a negligência de um homem que tomou uma atitude sem analisar, sem tomar as devidas precauções, visto que o material usado para vedar pneus é inflamável. Infelizmente só notaria isso um pouco mais tarde, ao dar a partida no motor que usaria para inflar o colchão. Foi exatamente aí que uma faísca causada pela ignição causou a explosão.   
A partir desse fato, podemos recordar o que foi estudado nas aulas sobre o triângulo de fogo, que é a representação gráfica, compreendendo os três elementos que compõem cada lado do triângulo: combustível, comburente e calor. Elementos estes que devem estar presentes para iniciar a combustão. Os combustíveis, após iniciarem a combustão, geram mais calor. Esse calor provocará o desprendimento de mais gases ou vapores combustíveis, desenvolvendo uma reação em cadeia, o chamado tetraedro do fogo.
O combustível é todo material ou substância que possui a propriedade de queimar. O comburente é o elemento ativador do fogo, que se combina com os vapores inflamáveis dos combustíveis, dando vida às chamas e possibilitando a expansão do fogo (o oxigênio presente na atmosfera, interfere na velocidade da combustão). E a fonte de ignição representa a energia térmica necessária para ativar a reação química entre o combustível e o comburente, mantendo e propagando a combustão.
O combustível volátil em questão foi o Solvente para borracha, que constitui-se de compostos orgânicos inflamáveis, obtidos a partir do fracionamento de naftas e purificado através do processo de peneiras moleculares ou hidrogenação, para eliminação do benzeno.
Para evitar esse tipo de acidente, é primordial que não busque caminhos mais curtos para se resolver problemas, e sim o mais seguro e correto. Por isso, a importância da leitura das instruções contidas nos manuais dos utensílios e equipamentos, como por exemplo: não exagerar na pressão para não romper as soldas; ver o tipo de bomba de enchimento permitida; em caso de furo, quais medidas devem ser tomadas, etc).
. Além disso, extremamente importante, é conhecer o produto químico que será manuseado (quando o uso for realmente necessário), ainda mais se tratando de inflamável. Deve-se buscar a FISPQ (a Ficha de Informação de Segurança para Produtos Químicos) para tomar as devidas precauções.
O item “Manuseio e Armazenamento” da FISPQ, do produto químico Solvente, informa algumas medidas de prevenção e segurança que devem ser respeitadas, seguem abaixo, algumas delas:
- Utilizar EPI's, luvas, capacetes, óculos de segurança, manter-se a favor do vento.
- Eliminar todas as fontes de ignição, evitar fagulhas, chamas e não fumar na área de risco. 
- Providenciar ventilação local com exaustão onde os processos assim o exigirem. Todos os elementos condutores do sistema em contato com o produto devem ser aterrados eletricamente. Usar ferramentas anti-faíscantes.
- Utilizar somente equipamentos com classificação elétrica apropriada; Não fumar; Evitar faíscas de origem elétrica, solda, eletricidade estática, etc.; Não efetuar transferência do produto sob pressão de ar ou oxigênio; Durante a transferência não utilizar motores comuns; Aterrar a bomba a ser utilizada; Providenciar aterramento adequado, tanto do recipiente a ser esgotado, quando do recipiente de destino.
- Prever ventilação local ou exaustão para ambientes fechados.
ALUNA: MÔNICA KAROLINE SCHVEITZER
MATRÍCULA: 201802031677
3

Continue navegando