Buscar

Prova Discursiva - Sociedade e Meio Ambiente

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Sociedade e Meio Ambiente (GAM08)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( peso.:4,00)
	Prova:
	
	Nota da Prova:
	-
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	A exploração dos recursos naturais, principalmente os recursos minerais, causam grandes problemas ambientais, trazendo riscos à saúde da população do entorno do empreendimento. Na maioria das vezes, essa exploração dos recursos beneficia pequenos grupos de pessoas. Descreva as estratégias que a sociedade pode fazer para minimizar a ação dessa exploração.
	Resposta Esperada:
Participar da elaboração de políticas públicas que visem à sociedade e o meio ambiente em paralelo.
Participar do Conselho de Meio Ambiente de seu município e discutindo as questões ambientais locais e regionais.
Articular grupos de ações para fiscalizar o cumprimento da legislação aos que abandonam a área de extração de forma devastada, o que se reflete na saúde da população e aos cofres públicos.
	2.
	O Brasil foi alvo de atividades exploratórias desde tempos remotos, quando passou a fazer parte das rotas comerciais, em decorrência do 'descobrimento'. Nesse período inicial foi grande a exploração e a retirada da madeira pau-brasil. Quando a oferta dessa madeira na região costeira começou a ficar escassa, foi empregada uma determinada prática que utilizava o auxílio dos nativos selvagens para esta exploração. Como foi denominada essa prática descrita e como acontecia esse processo?
	Resposta Esperada:
O escambo é a prática de troca de mercadorias por trabalho. Essa prática foi empregada por traficantes espanhóis, ingleses e franceses, quando a procura por madeira de pau-brasil se tornou mais difícil. Como alternativa, esses traficantes realizaram o escambo com os índios, oferendo bugigangas em troca da procura, corte e carregamento da madeira de pau-brasil até as caravelas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando