Buscar

Questões de Teoria da Constituição

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questões referente a separação de poderes:
 1.Como os poderes se organizam no Brasil? Quais são os artigos da CF que referem-se a tal separação?
Se organizam através da tripartição de poderes, separados da seguinte forma: Poder executivo, Legislativo e Poder Judiciário, são independentes e harmônicos entre si, conforme previsto na CF 88 em seu artigo 2º.
2.Descreva as funções e a estrutura do Poder Legislativo.
A função do Poder Legislativo tem funções legislativas, administrativa e fiscalizadores,
Se estruturam através da Câmara dos Deputados e Senado Federal, formado assim o Congresso Nacional. 
3. Descreva as funções e a estrutura do Poder Executivo. 
O Poder Executivo, exercido pelo Presidente da República, pelos Ministros de Estado, pelo Conselho de Estado e pelo Conselho de Defesa Nacional, são regulados pelos artigos 76 a 91 da CF/88. Poder Executivo tem como função precípua praticar atos de chefia de Estado, de Governo e de Administração. 
4. Descreva as funções e a estrutura do Poder Judiciário.
A estrutura do Poder Judiciário está organizada pelo artigo. 92 da Constituição Federal de 1988, a saber: o Supremo Tribunal Federal. O conselho Nacional de Justiça, órgão introduzido pela Emenda Constitucional nº 45/2004; o Superior Tribunal de Justiça; Os Tribunais Regionais Federais; os Tribunais e Juízes do Trabalho; os Tribunais e Juízes Eleitorais; os Tribunais e Juízes Militares e os Tribunais e Juízes dos Estados, do Distrito Federal e Territórios. O Poder Judiciário está presente apenas em duas esferas da Federação, a saber, a federal e estadual. 
5. Descreva as características das ‘funções essenciais da justiça’:
5.1 Ministério Público;
É instituição permanente, essencial a função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis, ao colocar a instituição em capitulo especial, fora da estrutura dos demais Poderes da república, o legislador constituinte consagrou sua total autônima e independência. Além disso, ampliou suas funções, sempre em defesa de direitos, garantia e prerrogativas da sociedade. 
5.2 Advocacia Geral da União;
É a instituição que, diretamente ou através de um órgão vinculado, representa a União, judicial ou extra judicialmente, cabendo-lhe, nos termos da lei complementar, as atividades de consultoria e assessoramento jurídico do Poder Executivo. 
5.3 Advocacia e Defensoria Pública;
E considerada instituição essencial a função jurisdicional do Estado, incumbe a orientação jurídica e a defesa, em todos os graus, dos necessitados, obrigação decorrente da garantia fixada pelo artigo 5º, LXXIV de que o Estado prestará assistência judiciaria integral e gratuita aos que comprovarem insuficiência de recurso.

Continue navegando