Logo Passei Direto
Buscar

Prova de História Medieval tentativa um

User badge image
Juliana Weber

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Durante a Idade Média, com o fortalecimento dos cavaleiros, criou -se uma imagem dos cavaleiros que habita o imaginário coletivo até hoje. Sobre as representações da cavalaria no período, assinale a alternativa correta:
I- Os valores da coragem em batalha exaltam a categoria da nobreza guerreira em detrimento dos valores cristãos de piedade pregados pela Igreja, assim como os cavaleiros eram exortados a exercer a virtude da lealdade e do autocontrole. II- Havia uma grande discrepância entre a imagem perpetuada pelas novelas, crônicas e jograis do cavaleiro ideal e de muitas realidades, onde eles se aliavam a saqueadores e mercenários usando da violência para obter vantagens. III- Era nos torneios onde se exaltavam a coragem e o brilho dos cavaleiros, além dos valores corteses, de lealdade com a dama e de respeito à palavra dada, ideais inflamados com insistência no fim da Idade Média.
A - Apenas a I está correta.
B - Apenas a III está correta.
C - I e II estão corretas.
D - II e III estão corretas.
E - Todas as alternativas estão corretas.

As Cruzadas marcaram a Idade Média pelo seu projeto ambicioso. Devido as grandes proporções tomadas por elas, havia um forte apelo papal e real para integrarem essa guerra.
Sobre isso, assinale a assertiva correta:
I-Quem participava da guerra santa recebia a absolvição de todos os pecados cometidos antes, a chamada indulgência, e tinha a promessa de recompensas materiais e espirituais.
II-Por ser uma sociedade altamente religiosa e espiritualizada, a Igreja Católica aproveitou de sua influência para arrecadar mais fundos e estimular a construção de mosteiros e abadias pela Europa.
III- As Cruzadas tiveram objetivo principal de combater os inimigos religiosos da Santa Igreja, deixando de lado as rixas políticas e focando na evangelização cristã.
a. I e II estão corretas.
b. I e III estão corretas.
c. II e III estão corretas.
d. Apenas a III está correta.
e. Apenas a II está correta.

(ENADE, 2017) Entre os séculos X e XIV, o estilo arquitetônico gótico emerge e se manifesta principalmente nas construções religiosas. Entre outras características, chama a atenção o verticalismo das catedrais, como uma clara referência de proeminência religiosa em relação aos outros edifícios das cidades. Associado a isso, no final do século XIII, um problema político referente ao primado do poder político toma força. O problema tem sua primeira formulação pelo papa Gelásio I (492-496) e ficou conhecido como a tese das "duas espadas", pois defendia a definição jurisdicional entre poder temporal e espiritual. No século XIII, em condições culturais e políticas distintas, o papa Inocêncio IIII (1198- 1216) assume outra posição ao afirmar o primado do poder político da Igreja sobre o Império. Esse debate instaura-se, também, nas universidades emergentes dos séculos XII e XIII, onde se estimula o estudo do direito romano para instruir as partes nele envolvidas. A partir do fragmento acima, é correto afirmar que, entre os séculos XIII e XIV, a questão da autoridade papal define-se em torno da:
A - ascensão do humanismo, que defendia restrição do poder jurisdicional da Igreja aos assuntos de natureza espiritual. B - Contra Reforma Católica, que procurava responder à contestação do reformismo protestante por meio da reafirmação da autoridade papal. C - contraposição ao poder absolutista dos monarcas católicos europeus, identificados como única cabeça do corpo social. D - justificação do pleno poder e infalibilidade do pontífice, sobrepondo-se à autoridade dos reis e imperadores.
A - ascensão do humanismo, que defendia restrição do poder jurisdicional da Igreja aos assuntos de natureza espiritual.
B - Contra Reforma Católica, que procurava responder à contestação do reformismo protestante por meio da reafirmação da autoridade papal.
C - contraposição ao poder absolutista dos monarcas católicos europeus, identificados como única cabeça do corpo social.
D - justificação do pleno poder e infalibilidade do pontífice, sobrepondo-se à autoridade dos reis e imperadores.

Sobre as construções religiosas na Idade Média, é correto afirmar:
I- As catedrais eram grandes construções que impressionavam os fiéis. Elas tinham o objetivo de causar deslumbre e mostrar a pequenez humana diante do divino. II- Como a maioria da população era analfabeta, as catedrais tinham funções pedagógicas e educativas, que era ensinar sobre a vida de Cristo, dos santos e mártires através dos vitrais, afrescos, esculturas e da experiência sensorial. III- Com o crescimento das cidades, as catedrais perderam sua importância, pois, no processo de monetarização, a vida comercial sobrepõe-se a vida religiosa e realoca o centro urbano para as praças comerciais e não mais para a igreja.
A - I e III estão corretas.
B - I e II estão corretas.
C - Apenas a I está correta.
D - Apenas a II está correta.
E - II e III estão corretas.

Acerca das consequências das Cruzadas, assinale a alternativa correta:
I-A aristocracia e a igreja foram depreciadas a longo prazo pelas cruzadas, enquanto o comércio foi beneficiado por ela devido ao fortalecimento da burguesia mercantil e o desenvolvimento dos bancos e de crédito.
II-Houve uma onda de violência e saques generalizados por parte dos cruzados, que tinham objetivos mais mercenários do que evangelizadores. Um exemplo disso foram os roubos, saques e pilhagens ao invadirem a cidade de Constantinopla.
III-Um grande número de secundogênitos partiu rumo à Terra Santa em busca de riquezas e terras, pois, de acordo com o direito feudal, as terras passariam somente ao primogênito, obrigando-os a prestarem serviços ao irmão ou procurarem outras fontes, como ingressar no clero.
a. I e III são corretas.
b. Apenas a III é falsa.
c. II e III são corretas.
d. I e II são corretas.
e. Todas as alternativas são corretas.

(ENADE, 2017) No trecho acima o medievalista francês Jacques Le Goff, analisa o fenômeno das Cruzadas. Na perspectiva desse medievalista, as Cruzadas:
A - Foi um movimento promovido por cristãos e muçulmanos, que visava à libertação da Terra Santa para os primeiros, e à expansão para o Ocidente para os segundos. B - São compreendidas como um acontecimento essencialmente religioso, que tinha por objetivo a reconquista da Jerusalém terrena antes de se alcançar a Jerusalém celeste. C - São um fenômeno atravessado por múltiplas historicidades e que, portanto, precisam ser analisadas em cada contexto, inclusive ao longo da Idade Média. D - Tiveram motivos socioeconômicos, e objetivavam resolver, principalmente, o problema da explosão demográfica, tanto na Europa Ocidental quanto no Oriente Médio islamizado. E - Tiveram sua configuração radicalmente modificada ao longo do tempo, pelo que não se deveria usar o termo cruzada, por caracterizar anacronismo.
A - Foi um movimento promovido por cristãos e muçulmanos, que visava à libertação da Terra Santa para os primeiros, e à expansão para o Ocidente para os segundos.
B - São compreendidas como um acontecimento essencialmente religioso, que tinha por objetivo a reconquista da Jerusalém terrena antes de se alcançar a Jerusalém celeste.
C - São um fenômeno atravessado por múltiplas historicidades e que, portanto, precisam ser analisadas em cada contexto, inclusive ao longo da Idade Média.
D - Tiveram motivos socioeconômicos, e objetivavam resolver, principalmente, o problema da explosão demográfica, tanto na Europa Ocidental quanto no Oriente Médio islamizado.
E - Tiveram sua configuração radicalmente modificada ao longo do tempo, pelo que não se deveria usar o termo cruzada, por caracterizar anacronismo.

O medievo tinha uma relação complexa com o sagrado que intrigam os especialistas do período.
Acerca disso, assinale a assertiva correta:
I-Havia uma coesão nas atitudes em relação ao sagrado que era de profundo respeito e submissão, pois a Igreja pregava intensamente a ideia de inferno pela população que seguia rigorosamente os espaços sagrados, como as igrejas e catedrais, somente para fins religiosos.
II-A contradição marcou profundamente as relações da população com o sagrado, que se expressava na música, usada para fins profanos e religiosos; nas missas, que eram locais de flerte e namoros e também de contato com Cristo e no próprio clero, que tinha uma vida de luxos e fornicação enquanto pregava com rigor o moralismo da sociedade.
III-A abundância de imagens fornecidas ao povo gerava um tênue equilíbrio entre a fé e a superstição, proporcionando um campo profícuo para o fortalecimento das heresias, que geralmente propunham um exercício mais claro da fé.
A - I e III estão corretas.
B - I e II estão corretas.
C - Somente a III é correta.
D - Somente a II é correta.
E - II e III são corretas.

Sobre os preconceitos e concepções errôneas que rondam a ideia que se tem sobre a Idade Média, inclusive no próprio conceito, leia as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta:
I- O termo Idade Média surgiu a partir do Humanismo. Tratava-se de um movimento que, inspirado na civilização greco-romana, idealizava a Antiguidade, desprezando o milênio imediatamente posterior. Daí o uso de tal termo: um período que estava no meio da Renascença, para separá-la da Antiguidade Clássica. II- O Romantismo resgatou a ideia de cavaleiros e princesas morando em castelos que também não condiz a realidade medieval. Isso estimulou idealização da Idade Média pelos jogos de videogame e lançamentos do cinema e da TV inspirado nessa cultura, trazendo castelos mágicos e dragões que frequentemente surgem na mente das pessoas quando falamos dessa época. III-O termo Idade Média é corretamente utilizado, pois as pesquisas históricas comprovam que o milênio que sucedeu a Antiguidade Clássica foi um período bastante belicoso, marcado pela forte queda populacional, economia agrária e, portanto, suscetível a fomes e desastres naturais e que só foi superado com o renascimento comercial e urbano na modernidade.
A - Apenas a III está correta.
B - I e II estão corretas.
C - I e III estão corretas.
D - II e III estão corretas.
E - Todas as alternativas são corretas.

Acerca das relações entre indivíduos e comunidade nos séculos XII e XV é correto afirmar:
A - Havia a sobreposição do coletivo perante o individualismo. Esse pensamento refletia tanto nos castelos quanto nas residências, principalmente à mesa, que era uma metáfora da coletividade medieval.
A - Havia a sobreposição do coletivo perante o individualismo. Esse pensamento refletia tanto nos castelos quanto nas residências, principalmente à mesa, que era uma metáfora da coletividade medieval.
B - Sobressaiu o individualismo. Os castelos se tornaram residências de um único senhor e as casas ficaram menores e acolhiam menos pessoas, reflexo da preferência pela vida solitária.
C - O individualismo tomava espaço lentamente, refletindo nas cozinhas e copas, onde as mesas ficavam menores porque as refeições se tornaram íntimas e não mais compartilhadas.
D - O coletivo ganhava espaço, mas somente em locais públicos, como as feiras e cemitérios. Estes espaços eram próprios para a vida em grupo, diferente das residências, habitadas por 3 ou 4 pessoas somente.
E - O coletivo predominava somente na esfera pública, relacionada às decisões jurídicas e políticas da cidade. Nas esferas individuais, a vida em grupo não era bem aceita.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Durante a Idade Média, com o fortalecimento dos cavaleiros, criou -se uma imagem dos cavaleiros que habita o imaginário coletivo até hoje. Sobre as representações da cavalaria no período, assinale a alternativa correta:
I- Os valores da coragem em batalha exaltam a categoria da nobreza guerreira em detrimento dos valores cristãos de piedade pregados pela Igreja, assim como os cavaleiros eram exortados a exercer a virtude da lealdade e do autocontrole. II- Havia uma grande discrepância entre a imagem perpetuada pelas novelas, crônicas e jograis do cavaleiro ideal e de muitas realidades, onde eles se aliavam a saqueadores e mercenários usando da violência para obter vantagens. III- Era nos torneios onde se exaltavam a coragem e o brilho dos cavaleiros, além dos valores corteses, de lealdade com a dama e de respeito à palavra dada, ideais inflamados com insistência no fim da Idade Média.
A - Apenas a I está correta.
B - Apenas a III está correta.
C - I e II estão corretas.
D - II e III estão corretas.
E - Todas as alternativas estão corretas.

As Cruzadas marcaram a Idade Média pelo seu projeto ambicioso. Devido as grandes proporções tomadas por elas, havia um forte apelo papal e real para integrarem essa guerra.
Sobre isso, assinale a assertiva correta:
I-Quem participava da guerra santa recebia a absolvição de todos os pecados cometidos antes, a chamada indulgência, e tinha a promessa de recompensas materiais e espirituais.
II-Por ser uma sociedade altamente religiosa e espiritualizada, a Igreja Católica aproveitou de sua influência para arrecadar mais fundos e estimular a construção de mosteiros e abadias pela Europa.
III- As Cruzadas tiveram objetivo principal de combater os inimigos religiosos da Santa Igreja, deixando de lado as rixas políticas e focando na evangelização cristã.
a. I e II estão corretas.
b. I e III estão corretas.
c. II e III estão corretas.
d. Apenas a III está correta.
e. Apenas a II está correta.

(ENADE, 2017) Entre os séculos X e XIV, o estilo arquitetônico gótico emerge e se manifesta principalmente nas construções religiosas. Entre outras características, chama a atenção o verticalismo das catedrais, como uma clara referência de proeminência religiosa em relação aos outros edifícios das cidades. Associado a isso, no final do século XIII, um problema político referente ao primado do poder político toma força. O problema tem sua primeira formulação pelo papa Gelásio I (492-496) e ficou conhecido como a tese das "duas espadas", pois defendia a definição jurisdicional entre poder temporal e espiritual. No século XIII, em condições culturais e políticas distintas, o papa Inocêncio IIII (1198- 1216) assume outra posição ao afirmar o primado do poder político da Igreja sobre o Império. Esse debate instaura-se, também, nas universidades emergentes dos séculos XII e XIII, onde se estimula o estudo do direito romano para instruir as partes nele envolvidas. A partir do fragmento acima, é correto afirmar que, entre os séculos XIII e XIV, a questão da autoridade papal define-se em torno da:
A - ascensão do humanismo, que defendia restrição do poder jurisdicional da Igreja aos assuntos de natureza espiritual. B - Contra Reforma Católica, que procurava responder à contestação do reformismo protestante por meio da reafirmação da autoridade papal. C - contraposição ao poder absolutista dos monarcas católicos europeus, identificados como única cabeça do corpo social. D - justificação do pleno poder e infalibilidade do pontífice, sobrepondo-se à autoridade dos reis e imperadores.
A - ascensão do humanismo, que defendia restrição do poder jurisdicional da Igreja aos assuntos de natureza espiritual.
B - Contra Reforma Católica, que procurava responder à contestação do reformismo protestante por meio da reafirmação da autoridade papal.
C - contraposição ao poder absolutista dos monarcas católicos europeus, identificados como única cabeça do corpo social.
D - justificação do pleno poder e infalibilidade do pontífice, sobrepondo-se à autoridade dos reis e imperadores.

Sobre as construções religiosas na Idade Média, é correto afirmar:
I- As catedrais eram grandes construções que impressionavam os fiéis. Elas tinham o objetivo de causar deslumbre e mostrar a pequenez humana diante do divino. II- Como a maioria da população era analfabeta, as catedrais tinham funções pedagógicas e educativas, que era ensinar sobre a vida de Cristo, dos santos e mártires através dos vitrais, afrescos, esculturas e da experiência sensorial. III- Com o crescimento das cidades, as catedrais perderam sua importância, pois, no processo de monetarização, a vida comercial sobrepõe-se a vida religiosa e realoca o centro urbano para as praças comerciais e não mais para a igreja.
A - I e III estão corretas.
B - I e II estão corretas.
C - Apenas a I está correta.
D - Apenas a II está correta.
E - II e III estão corretas.

Acerca das consequências das Cruzadas, assinale a alternativa correta:
I-A aristocracia e a igreja foram depreciadas a longo prazo pelas cruzadas, enquanto o comércio foi beneficiado por ela devido ao fortalecimento da burguesia mercantil e o desenvolvimento dos bancos e de crédito.
II-Houve uma onda de violência e saques generalizados por parte dos cruzados, que tinham objetivos mais mercenários do que evangelizadores. Um exemplo disso foram os roubos, saques e pilhagens ao invadirem a cidade de Constantinopla.
III-Um grande número de secundogênitos partiu rumo à Terra Santa em busca de riquezas e terras, pois, de acordo com o direito feudal, as terras passariam somente ao primogênito, obrigando-os a prestarem serviços ao irmão ou procurarem outras fontes, como ingressar no clero.
a. I e III são corretas.
b. Apenas a III é falsa.
c. II e III são corretas.
d. I e II são corretas.
e. Todas as alternativas são corretas.

(ENADE, 2017) No trecho acima o medievalista francês Jacques Le Goff, analisa o fenômeno das Cruzadas. Na perspectiva desse medievalista, as Cruzadas:
A - Foi um movimento promovido por cristãos e muçulmanos, que visava à libertação da Terra Santa para os primeiros, e à expansão para o Ocidente para os segundos. B - São compreendidas como um acontecimento essencialmente religioso, que tinha por objetivo a reconquista da Jerusalém terrena antes de se alcançar a Jerusalém celeste. C - São um fenômeno atravessado por múltiplas historicidades e que, portanto, precisam ser analisadas em cada contexto, inclusive ao longo da Idade Média. D - Tiveram motivos socioeconômicos, e objetivavam resolver, principalmente, o problema da explosão demográfica, tanto na Europa Ocidental quanto no Oriente Médio islamizado. E - Tiveram sua configuração radicalmente modificada ao longo do tempo, pelo que não se deveria usar o termo cruzada, por caracterizar anacronismo.
A - Foi um movimento promovido por cristãos e muçulmanos, que visava à libertação da Terra Santa para os primeiros, e à expansão para o Ocidente para os segundos.
B - São compreendidas como um acontecimento essencialmente religioso, que tinha por objetivo a reconquista da Jerusalém terrena antes de se alcançar a Jerusalém celeste.
C - São um fenômeno atravessado por múltiplas historicidades e que, portanto, precisam ser analisadas em cada contexto, inclusive ao longo da Idade Média.
D - Tiveram motivos socioeconômicos, e objetivavam resolver, principalmente, o problema da explosão demográfica, tanto na Europa Ocidental quanto no Oriente Médio islamizado.
E - Tiveram sua configuração radicalmente modificada ao longo do tempo, pelo que não se deveria usar o termo cruzada, por caracterizar anacronismo.

O medievo tinha uma relação complexa com o sagrado que intrigam os especialistas do período.
Acerca disso, assinale a assertiva correta:
I-Havia uma coesão nas atitudes em relação ao sagrado que era de profundo respeito e submissão, pois a Igreja pregava intensamente a ideia de inferno pela população que seguia rigorosamente os espaços sagrados, como as igrejas e catedrais, somente para fins religiosos.
II-A contradição marcou profundamente as relações da população com o sagrado, que se expressava na música, usada para fins profanos e religiosos; nas missas, que eram locais de flerte e namoros e também de contato com Cristo e no próprio clero, que tinha uma vida de luxos e fornicação enquanto pregava com rigor o moralismo da sociedade.
III-A abundância de imagens fornecidas ao povo gerava um tênue equilíbrio entre a fé e a superstição, proporcionando um campo profícuo para o fortalecimento das heresias, que geralmente propunham um exercício mais claro da fé.
A - I e III estão corretas.
B - I e II estão corretas.
C - Somente a III é correta.
D - Somente a II é correta.
E - II e III são corretas.

Sobre os preconceitos e concepções errôneas que rondam a ideia que se tem sobre a Idade Média, inclusive no próprio conceito, leia as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta:
I- O termo Idade Média surgiu a partir do Humanismo. Tratava-se de um movimento que, inspirado na civilização greco-romana, idealizava a Antiguidade, desprezando o milênio imediatamente posterior. Daí o uso de tal termo: um período que estava no meio da Renascença, para separá-la da Antiguidade Clássica. II- O Romantismo resgatou a ideia de cavaleiros e princesas morando em castelos que também não condiz a realidade medieval. Isso estimulou idealização da Idade Média pelos jogos de videogame e lançamentos do cinema e da TV inspirado nessa cultura, trazendo castelos mágicos e dragões que frequentemente surgem na mente das pessoas quando falamos dessa época. III-O termo Idade Média é corretamente utilizado, pois as pesquisas históricas comprovam que o milênio que sucedeu a Antiguidade Clássica foi um período bastante belicoso, marcado pela forte queda populacional, economia agrária e, portanto, suscetível a fomes e desastres naturais e que só foi superado com o renascimento comercial e urbano na modernidade.
A - Apenas a III está correta.
B - I e II estão corretas.
C - I e III estão corretas.
D - II e III estão corretas.
E - Todas as alternativas são corretas.

Acerca das relações entre indivíduos e comunidade nos séculos XII e XV é correto afirmar:
A - Havia a sobreposição do coletivo perante o individualismo. Esse pensamento refletia tanto nos castelos quanto nas residências, principalmente à mesa, que era uma metáfora da coletividade medieval.
A - Havia a sobreposição do coletivo perante o individualismo. Esse pensamento refletia tanto nos castelos quanto nas residências, principalmente à mesa, que era uma metáfora da coletividade medieval.
B - Sobressaiu o individualismo. Os castelos se tornaram residências de um único senhor e as casas ficaram menores e acolhiam menos pessoas, reflexo da preferência pela vida solitária.
C - O individualismo tomava espaço lentamente, refletindo nas cozinhas e copas, onde as mesas ficavam menores porque as refeições se tornaram íntimas e não mais compartilhadas.
D - O coletivo ganhava espaço, mas somente em locais públicos, como as feiras e cemitérios. Estes espaços eram próprios para a vida em grupo, diferente das residências, habitadas por 3 ou 4 pessoas somente.
E - O coletivo predominava somente na esfera pública, relacionada às decisões jurídicas e políticas da cidade. Nas esferas individuais, a vida em grupo não era bem aceita.

Prévia do material em texto

Prova de História Medieval - Avaliação Objetiva - Tentativa 1 de 2
Questão 1 de 10
Durante a Idade Média, com o fortalecimento dos cavaleiros, criou-se uma imagem dos cavaleiros que habita o imaginário coletivo até hoje. Sobre as representações da cavalaria no período, assinale a alternativa correta:
I- Os valores da coragem em batalha exaltam a categoria da nobreza guerreira em detrimento dos valores cristãos de piedade pregados pela Igreja, assim como os cavaleiros eram exortados a exercer a virtude da lealdade e do autocontrole.
II- Havia uma grande discrepância entre a imagem perpetuada pelas novelas, crônicas e jograis do cavaleiro ideal e de muitas realidades, onde eles se aliavam a saqueadores e mercenários usando da violência para obter vantagens.
III- Era nos torneios onde se exaltavam a coragem e o brilho dos cavaleiros, além dos valores corteses, de lealdade com a dama e de respeito à palavra dada, ideais inflamados com insistência no fim da Idade Média.
A - Apenas a I está correta.
B - Apenas a III está correta.
C - I e II estão corretas.
D - II e III estão corretas.
E - Todas as alternativas estão corretas. Resposta correta
Questão 2 de 10
As Cruzadas marcaram a Idade Média pelo seu projeto ambicioso. Devido as grandes proporções tomadas por elas, havia um forte apelo papal e real para integrarem essa guerra. Sobre isso, assinale a assertiva correta:
I-Quem participava da guerra santa recebia a absolvição de todos os pecados cometidos antes, a chamada indulgência, e tinha a promessa de recompensas materiais e espirituais.
II-Por ser uma sociedade altamente religiosa e espiritualizada, a Igreja Católica aproveitou de sua influência para arrecadar mais fundos e estimular a construção de mosteiros e abadias pela Europa.
III- As Cruzadas tiveram objetivo principal de combater os inimigos religiosos da Santa Igreja, deixando de lado as rixas políticas e focando na evangelização cristã.
A - Apenas a II está correta.
B - Apenas a III está correta.
C - I e II estão corretas. Resposta correta
D - I e III estão corretas.
E - II e III estão corretas.
Questão 3 de 10
(ENADE, 2017) Entre os séculos X e XIV, o estilo arquitetônico gótico emerge e se manifesta principalmente nas construções religiosas. Entre outras características, chama a atenção o verticalismo das catedrais, como uma clara referência de proeminência religiosa em relação aos outros edifícios das cidades. Associado a isso, no final do século XIII, um problema político referente ao primado do poder político toma força. O problema tem sua primeira formulação pelo papa Gelásio I (492-496) e ficou conhecido como a tese das "duas espadas", pois defendia a definição jurisdicional entre poder temporal e espiritual. No século XIII, em condições culturais e políticas distintas, o papa Inocêncio IIII (1198- 1216) assume outra posição ao afirmar o primado do poder político da Igreja sobre o Império. Esse debate instaura-se, também, nas universidades emergentes dos séculos XII e XIII, onde se estimula o estudo do direito romano para instruir as partes nele envolvidas.
A partir do fragmento acima, é correto afirmar que, entre os séculos XIII e XIV, a questão da autoridade papal define-se em torno da:
A -
ascensão do humanismo, que defendia restrição do poder jurisdicional da Igreja aos assuntos de na tu reza espiritual.
B -
Contra Reforma Católica, que procurava responder à contestação do reformismo protestante por meio da reafirmação da autoridade papal. 
C -
contraposição ao poder absolutista dos monarcas católicos europeus, identificados como única cabeça do corpo social.
D -
justificação do pleno poder e infalibilidade do pontífice, sobrepondo-se à autoridade dos reis e imperadores. Resposta correta
E -
necessidade de justificar o acúmulo de riquezas pela Igreja, aspecto duramente criticado pela ordem franciscana.
Questão 4 de 10
Sobre as construções religiosas na Idade Média, é correto afirmar:
I- As catedrais eram grandes construções que impressionavam os fiéis. Elas tinham o objetivo de causar deslumbre e mostrar a pequenez humana diante do divino.
II- Como a maioria da população era analfabeta, as catedrais tinham funções pedagógicas e educativas, que era ensinar sobre a vida de Cristo, dos santos e mártires através dos vitrais, afrescos, esculturas e da experiência sensorial.
III- Com o crescimento das cidades, as catedrais perderam sua importância, pois, no processo de monetarização, a vida comercial sobrepõe-se a vida religiosa e realoca o centro urbano para as praças comerciais e não mais para a igreja.
A - Apenas a I está correta.
B - Apenas a II está correta.
C - I e II estão corretas. Resposta correta
D - I e III estão corretas.
E - II e III estão corretas.
Questão 5 de 10
Acerca das consequências das Cruzadas, assinale a alternativa correta:
I-A aristocracia e a igreja foram depreciadas a longo prazo pelas cruzadas, enquanto o comércio foi beneficiado por ela devido ao fortalecimento da burguesia mercantil e o desenvolvimento dos bancos e de crédito.
II-Houve uma onda de violência e saques generalizados por parte dos cruzados, que tinham objetivos mais mercenários do que evangelizadores. Um exemplo disso foram os roubos, saques e pilhagens ao invadirem a cidade de Constantinopla.
III-Um grande número de secundogênitos partiu rumo à Terra Santa em busca de riquezas e terras, pois, de acordo com o direito feudal, as terras passariam somente ao primogênito, obrigando-os a prestarem serviços ao irmão ou procurarem outras fontes, como ingressar no clero.
A - Apenas a III é falsa.
B - I e II são corretas.
C - I e III são corretas.
D - II e III são corretas.
E - Todas as alternativas são corretas. Resposta correta
Questão 6 de 10
(ENADE, 2017)
No trecho acima o medievalista francês Jacques Le Goff, analisa o fenômeno das Cruzadas. Na perspectiva desse medievalista, as Cruzadas:
A -
Foi um movimento promovido por cristãos e muçulmanos, que visava à libertação da Terra Santa para os primeiros, e à expansão para o Ocidente para os segundos.
B -
São compreendidas como um acontecimento essencialmente religioso, que tinha por objetivo a reconquista da Jerusalém terrena antes de se alcançar a Jerusalém celeste.
C -
São um fenômeno atravessado por múltiplas historicidades e que, portanto, precisam ser analisadas em cada contexto, inclusive ao longo da Idade Média. Resposta correta
D -
Tiveram motivos socioeconômicos, e objetivavam resolver, principalmente, o problema da explosão demográfica, tanto na Europa Ocidental quanto no Oriente Médio islamizado.
E -
Tiveram sua configuração radicalmente modificada ao longo do tempo, pelo que não se deveria usar o termo cruzada, por caracterizar anacronismo.
Questão 7 de 10
O medievo tinha uma relação complexa com o sagrado que intrigam os especialistas do período. Acerca disso, assinale a assertiva correta:
I-Havia uma coesão nas atitudes em relação ao sagrado que era de profundo respeito e submissão, pois a Igreja pregava intensamente a ideia de inferno pela população que seguia rigorosamente os espaços sagrados, como as igrejas e catedrais, somente para fins religiosos.
II-A contradição marcou profundamente as relações da população com o sagrado, que se expressava na música, usada para fins profanos e religiosos; nas missas, que eram locais de flerte e namoros e também de contato com Cristo e no próprio clero, que tinha uma vida de luxos e fornicação enquanto pregava com rigor o moralismo da sociedade.
III-A abundância de imagens fornecidas ao povo gerava um tênue equilíbrio entre a fé e a superstição, proporcionando um campo profícuo para o fortalecimento das heresias, que geralmente propunham um exercício mais claro da fé.
A - I e II estão corretas.
B - I e III estão corretas.
C - II e III são corretas. Resposta correta
D - Somente a II é correta.
E - Somente a III é correta.
Questão 8 de 10
Sobre os preconceitos e concepções errôneas que rondam a ideia que se tem sobre a Idade Média, inclusive no próprio conceito, leia as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta:
I- O termo IdadeMédia surgiu a partir do Humanismo. Tratava-se de um movimento que, inspirado na civilização greco-romana, idealizava a Antiguidade, desprezando o milênio imediatamente posterior. Daí o uso de tal termo: um período que estava no meio da Renascença, para separá-la da Antiguidade Clássica.
II- O Romantismo resgatou a ideia de cavaleiros e princesas morando em castelos que também não condiz a realidade medieval. Isso estimulou idealização da Idade Média pelos jogos de videogame e lançamentos do cinema e da TV inspirado nessa cultura, trazendo castelos mágicos e dragões que frequentemente surgem na mente das pessoas quando falamos dessa época.
III-O termo Idade Média é corretamente utilizado, pois as pesquisas históricas comprovam que o milênio que sucedeu a Antiguidade Clássica foi um período bastante belicoso, marcado pela forte queda populacional, economia agrária e, portanto, suscetível a fomes e desastres naturais e que só foi superado com o renascimento comercial e urbano na modernidade.
A - Apenas a III está correta.
B - I e II estão corretas. Resposta correta
C - I e III estão corretas.
D - II e III estão corretas.
E - Todas as alternativas estão corretas.
Questão 9 de 10
Sobre as relações com o corpo na Idade Média, assinale a alternativa incorreta:
A - A relação do homem medieval com o corpo era paradoxal, ao mesmo tempo que havia um repúdio por conta do pecado carnal eram também sacralizados pelos sacrifícios do corpo de Cristo e por ser o tabernáculo do Espírito Santo.
B - As três ordens que compõem a sociedade tripartite medieval, são em parte definidas por sua relação com o corpo.
C - Há uma relação bastante ambígua do corpo na Idade Média, marcado pelas fortes oposições entre o sagrado e o profano, o gordo e o magro, a quaresma e o carnaval, o jejum e a gula.
D - O cristianismo impregnava a mentalidade medieval inclusive no que diz respeito ao corpo humano e a relação das pessoas com o mesmo, tanto na esfera íntima quanto na esfera pública.
E - Os corpos sadios dos padres, que não devem ser nem mutilados nem; os corpos dos guerreiros, enobrecidos por suas proezas de guerra e os corpos dos trabalhadores, esgotados pela labuta.
F - Os estudos medievais tiveram grandes representantes somente nas esferas político-econômicas, pois a escola francesa dos Annales era um desdobramento da Escola Marxista, representada por Marc Bloch. Resposta correta.
Questão 10 de 10
Acerca das relações entre indivíduos e comunidade nos séculos XII e XV é correto afirmar:
A - Havia a sobreposição do coletivo perante o individualismo. Esse pensamento refletia tanto nos castelos quanto nas residências, principalmente à mesa, que era uma metáfora da coletividade medieval. Resposta correta
B - O coletivo ganhava espaço, mas somente em locais públicos, como as feiras e cemitérios. Estes espaços eram próprios para a vida em grupo, diferente das residências, habitadas por 3 ou 4 pessoas somente.
C - O coletivo predominava somente na esfera pública, relacionada às decisões jurídicas e políticas da cidade. Nas esferas individuais, a vida em grupo não era bem aceita.
D - O individualismo tomava espaço lentamente, refletindo nas cozinhas e copas, onde as mesas ficavam menores porque as refeições se tornaram íntimas e não mais compartilhadas.
E - Sobressaiu o individualismo. Os castelos se tornaram residências de um único senhor e as casas ficaram menores e acolhiam menos pessoas, reflexo da preferência pela vida solitária.

Mais conteúdos dessa disciplina