Buscar

PSICOLOGIA- HUMANIDADE

Prévia do material em texto

Universitária: Carla Godoy RA:180744
A liberdade constitui aspecto essencial à realização humana, ou seja, só é possível ao ser humano reconhecer-se como pessoa mediante o exercício pleno da liberdade. Levando em consideração tal pressuposto, elabore pesquisa (livros, revistas, internet, etc.) sobre:
1. A liberdade humana e a violência social (mínimo de 10 linhas)
2. A liberdade humana e o mundo tecnológico (mínimo de 10 linhas)
A liberdade humana e a violência social
Liberdade é a garantia de que o direito de escolher seus próprios objetivos e caminhos para atingi-los será respeitado até o ponto em que não prejudique a liberdade alheia. Logo, liberdade e segurança são irmãs gêmeas, e não é possível liberdade sem segurança, embora a recíproca não seja verdadeira! Segurança é, pois, um sentimento básico inerente ao próprio instinto de conservação da espécie humana. A segurança é função em grande parte do conhecimento que se tem das coisas e do ambiente. É o próprio sentimento de liberdade! É a função do conhecimento das possibilidades de agirmos sem sofrer reações contrárias. A liberdade é uma coisa complexa e até perigosa! Por isso mesmo, só a vigilância garante o exercício sadio da liberdade. Por outro lado, vemos que a violência faz parte da vida do homem desde os tempos remotos, mudando apena o modus operandi. É uma questão de sobrevivência e sempre foi gerada pelos mesmos fundamentos, dos quais destaco a ambição e a desigualdade social. 
2- A liberdade humana e o mundo tecnológico 
A tecnologia veio para facilitar a vida do ser humano, os avanços tecnológicos melhoram o padrão de vida, aumentam o tempo livre das pessoas, além de eliminar a pobreza e levar à criação de uma variedade de produtos. O progresso permite que nos dediquemos mais ao desenvolvimento pessoal, isto é, à reflexão sobre os grandes temas: amor, religião, moral e cultivo da alma. Existe uma relação recíproca entre tecnologia e liberdade. Um mercado livre da intervenção governamental é o ambiente mais fértil para o progresso tecnológico e econômico. A liberdade é um pré-requisito do progresso em um mundo imprevisível e de alto risco; ela encoraja a busca do lucro e da inovação, a qual, por sua vez, resulta em maior produtividade e emprego. A tecnologia promove uma sociedade livre ao facilitar novos canais de comunicação, trabalho, competição e negociação com outros, vencendo barreiras físicas e sociais. No passado, a roda e o motor aumentaram e complementaram a força física do homem. Hoje, inovações como o microprocessador amplificam a capacidade intelectual do homem. O motor elétrico, o motor de combustão interna, a iluminação florescente e incandescente, e a internet tiveram efeitos enormes na forma como vivemos e trabalhamos.

Continue navegando