Buscar

Prova de Economia

Prévia do material em texto

Prova de Economia - Avaliação Objetiva - Tentativa 1 
Questão 1
O fornecimento eficiente de bens públicos exige frequentemente ação do governo, enquanto que os bens privados podem ser eficientemente distribuídos pelo mercado. Quando isso não acontecer, o estado intervém ofertando o regulando a atividade.
De maneira geral, o poder público usa seus recursos de forma alternativa na produção de bens públicos, semipúblicos e subsídios a sociedade e empresas. Porém nem sempre as decisões governamentais são eficientes podendo acarretar em prejuízos a sociedade. Considerando esse contexto, avalia as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
Um sistema inflexível de impostos também gera ineficiências.
Porque
A atuação dos grupos de interesse, em que poucas pessoas, mas com alto poder de persuasão e influência, acabam obtendo grandes benefícios e os custos socializados por muitos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
 A - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
B - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. Resposta correta
C - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
 E - As asserções I e II são proposições falsas. 
Questão 2 
A inflação desorganiza o sistema econômico, dificultando o planejamento tanto empresarial como governamental, consequentemente reduz o crescimento, diminui a renda e o aumento do desemprego. Podemos dizer que a inflação deteriora o poder de compra, cobra suas consequências mais perversas de quem vive de salário e não tem acesso às aplicações financeiras defensivas. Já num ambiente de baixa inflação, favorece a manutenção do poder de compra dos mais pobres. Segundo Vasconcellos (2004, p. 337), a inflação pode ser conceituada como um aumento contínuo e generalizado no nível de preços. 
Assinale abaixo a alternativa que descreve corretamente as causas clássicas da inflação na economia.
A - Inflação de demanda, Inflação operacional e Inflação inercial. 
B - Inflação de demanda, Inflação de custos e Inflação inercial. Resposta correta
C - Inflação de oferta, Inflação de custos e Inflação inicial. 
D - Inflação de oferta, Inflação de custos e Inflação inercial. 
E - Inflação de demanda, Inflação operacional e Inflação inicial. 
Questão 3 
A economia pode ser vista sob duas óticas, do ponto de vista do mercado internacional: economia fechada e economia aberta. A economia fechada consiste no impedimento por parte do governo de relações econômicas com mercados estrangeiros, enquanto que a economia aberta caracteriza-se pelo livre fluxo de entrada e saída de bens, serviços, capital e pessoas, com todo o mercado internacional.
Sobre os modelos de economia fechada, analise quais dos itens estão corretos: 
I. A economia fechada com governo, diz respeito exclusivamente a União, sendo consideradas todas as transações financeiras do tesouro federal, bem como as operações do Banco Central, empréstimos, depósitos, taxa de juros e taxa de câmbio.
II. Na economia fechada sem governo, existe o chamado fluxo circular de renda, que corresponde ao conjunto de relações econômicas entre famílias e empresas dentro de uma economia simples.
III. O superávit primário em uma economia fechada com governo é aquele em que se calcula a diferença entre arrecadação e gastos no período de um ano, com juros das dívidas internas e externas, mas excluindo a correção monetária e a taxa cambial.
Assinale a alternativa correta:
A - Somente os itens I e II estão corretos.
B - Somente os itens I e III estão corretos.
C - Somente o item I está correto.
D - Somente o item II está correto. Resposta correta
E - Somente os itens II e III estão corretos.
Questão 4 
Em nossos estudos aprendemos que se obtém uma indicação de aumento de produção de determinada empresa quando os insumos (bem ou serviço utilizado na produção de outro bem ou serviço) são aumentados proporcionalmente. Chamamos isto de “rendimentos de escala” e se apresentam como podem ser crescentes, constantes e decrescentes. Abaixo, relacione o “tipo de rendimento” na coluna da esquerda com suas respectivas características, indicadas na coluna da direita.
I. Rendimentos crescentes de escala ou economias de escala
II. Rendimentos constantes de escala
III. Rendimentos decrescentes de escala
A. Verificam quando a variação do produto e idêntica a variação da quantidade de fatores.
B. Significam que a variação do produto e menor do que a variação dos fatores de produção utilizados.
C. Ocorrem quando a variação na quantidade do produto e proporcionalmente maior do que a variação na quantidade utilizada de fatores.
Assinale a única alternativa que faz todas as associações corretas:
A - I–A, II-B, III-C.
B - I–A, II-C, III-B.
C - I–B, II-C, III-A.
D - I–C, II-A, III-B. Resposta correta
E - I–C, II-B, III-A.
Questão 5 
O Sistema Econômico é o sistema implantado para regular as diferentes atividades econômicas como o comércio que resulta da compra e venda dos produtos gerados pela produção humana ou obtidos pela natureza, porém não se limita exclusivamente com questões econômicas ou comerciais, mas transcende a essas fronteiras incluindo, conceitos sociais, jurídicos, políticos e culturais. 
Sobre as características dos sistemas praticados na economia moderna: Economia de Mercado, Planificada e Mista, analise as afirmações a seguir. 
I. Economia Mista: Governo controla através da regulamentação dos setores econômicos;
II. Economia Planificada: Governo baseado no liberalismo econômico;
III. Economia de Mercado: Concorrência pura sem o Estado;
IV. Economia Planificada: Fatores de produção são de propriedade pública.
Assinale a alternativa correta:
A - As afirmativas I, II, III e IV são verdadeiras.
B - Apenas as afirmativas I, III e IV são verdadeiras. Resposta correta
C - Apenas a afirmativa II é verdadeira.  
D - Apenas as afirmativas II e III são verdadeiras. 
E - Apenas as afirmativas I e III são verdadeiras. 
Questão 6 
A demanda é definida como a quantidade de um determinado bem que os consumidores desejam adquirir em um determinado preço e período de tempo.
Julgue quais dos itens abaixo são variáveis determinantes da demanda individual.
I. Preço do bem
II. Preço dos bens substitutos
III. Renda do consumidor
IV. Excesso de oferta
Assinale a alternativa correta:
A - Somente os itens I, II e III estão corretos. Resposta correta
B - Somente os itens I, III e IV estão corretos.
C - Os itens I, II, III e IV estão corretos
D - Somente os itens I e IV estão corretos.
E - Somente os itens I e III estão corretos.
Questão 7 
Sobre a economia brasileira, mais precisamente sobre o último período conhecido, de 1999 até os dias atuais, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
I. Durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, o Brasil alcançou a estabilidade econômica, mas isso teve como efeito uma taxa de juros elevadas, ataques especulativos internacionais e descompasso no crescimento econômico.
II. O governo Lula não conseguiu reverter as altas taxas de juros decorrentes do Plano Real, mantendo os efeitos decorrentes do Plano Real, executado durante o governo de Fernando Henrique Cardoso.
III. Os principais beneficiários do Plano Real foram os exportadores em geral, os funcionários públicos federais e militares.
Está correto o que se afirma em:
A - Apenas as afirmativas I e III.
B - Somente na afirmativa I. Resposta correta
C - Somente na afirmativa II.
D - Somente na afirmativa III.
E - Todas as afirmativas estão corretas.
Questão 8 
No século XX, a economia brasileira passou por diversas transformações econômicas, aumentando seu grau de industrialização após a crise de 1929 demonstrar a obsolescência do modelo agroexportador brasileiro.
Associe os períodos listados abaixo, da formação econômica brasileira no século XX, com suas respectivas características.
Relacione o segundo grupo com os enumerados no primeirogrupo.
I. A década perdida
II. O crescimento acelerado
III. O milagre econômico
(   )O governo de Juscelino Kubitschek (1956-1960) marcou o integral comprometimento do setor público com uma explícita política de desenvolvimento. O plano de metas constituiu o mais completo e coerente conjunto de investimentos até então planejados na economia brasileira: o plano foi implementado com sucesso alcançando a maioria das metas estabelecidas tanto para o setor público como para o setor privado.
(   )Foi um processo de acumulação apoiado em endividamento externo, com uma política gradual de combate à inflação. No entanto, o crescimento experimentado nos anos 70 do século XX não corrigiu a grave concentração de renda, ao contrário, caracterizou-se também pela concentração de renda.
(   )Durante a segunda metade da década de 80 do século XX, a política econômica brasileira concentrou-se no combate à inflação. A Nova República instalou-se em março de 1985, após 21 anos de regime militar.
Marque a alternativa que tem a ordem correta de numeração do segundo grupo:
A - II - III – I Resposta correta
B - I - II - III
C - III - II - I
D - II - I - III
E - III - I – II
Questão 9 
Após o período conhecido como Mercantilismo, onde foi desenvolvida a ideia de acúmulo de riquezas de determinada nação, surgiu a fisiocracia, que foi a teoria precursora para o período científico da economia, com algumas ideias de que a economia deveria funcionar de acordo com as leis naturais, sem intervenção do governo, ideias que posteriormente foram melhor desenvolvidas no período científico. Sobre o chamado período científico da economia, analise as afirmativas e posteriormente assinale a alternativa correta.
I. A Escola Clássica, que foi criada no período da Primeira Revolução Industrial, tem como seu principal representante Adam Smith, que, em seu livro A Riqueza das Nações, desenvolveu a teoria do valor-trabalho, onde afirma que a divisão do trabalho, levaria à especialização dos trabalhadores, permitindo ao trabalhador desenvolver habilidade, que por sua vez, iria gerar como efeito, o aumento da produtividade e a necessidade de abertura de novos mercados;
II. A Escola de Viena tem como principal representante Karl Marx, que em sua obra Princípios da Economia, desenvolveu diversas teorias que dizem respeito ao diagnóstico e às políticas econômicas indicadas para a solução da crise de 1929.
III. A Escola Marxista trouxe o conceito de livre concorrência, no qual acreditava que uma “mão invisível” levaria a sociedade á perfeição, em que os agentes econômicos, empresas buscando o lucro máximo e trabalhadores tentando obter o melhor salário, promoveriam o bem-estar de toda a sociedade.
Está correto o que se afirma em:
A - Apenas as afirmativas I e III;
B - Apenas as afirmativas II e III;
C - Somente a afirmativa I; Resposta correta
D - Somente alternativa II;
E - Todas as afirmativas estão corretas.
Questão 10 
A política fiscal pode ser definida como o conjunto de ações por parte do Governo para arrecadar receitas e realizar despesas de modo a realizar a estabilização macroeconômica, redistribuir a renda e alocar recursos. 
Considerando a política fiscal, analise as afirmativas abaixo:
I. Na chamada economia com desemprego de recursos, o Estado pode utilizar de alguns instrumentos para estimular a demanda, como por exemplo, o aumento dos gastos públicos, a redução da carga tributária e a utilização de subsídios e estímulos às exportações.
II. Uma maneira de intervenção estatal na economia inflacionária é o aumento de tarifas e barreiras sobre importações, diminuindo a competitividade da economia e consequentemente evitando a elevação dos preços.
III. As políticas fiscais aplicadas em uma economia com desemprego de recursos constituem-se como uma aplicação da política fiscal expansionista, enquanto as políticas fiscais aplicadas em uma economia inflacionária constituem-se como uma aplicação restritiva.
Assinale a alternativa correta:
A - Apenas nas afirmativas I e II.
B - Apenas nas afirmativas I e III. Resposta correta
C - Apenas nas afirmativas II e III.
D - Somente na afirmativa I.
E - Somente na afirmativa II.
Questão 11
O modelo substitutivo da importação somente ocorre quando o volume e a composição das importações representam uma reserva de mercado suficiente para justificar a implantação de uma série de indústrias substitutivas, além do fato de o sistema já possuir um grau de diversificação da sua capacidade, capaz de dar uma resposta adequada ao impulso externo. Sobre o processo de substituição da importação, analise as sentenças abaixo e em seguida assinale a alternativa correta:
I. De acordo com a orientação Keynesiana de intervenção do Estado no domínio econômico, o Estado deveria ter quatro funções: Adequação do arcabouço institucional à indústria, geração de infraestrutura básica, fornecimento dos insumos básicos e captação e distribuição da poupança.
II. Com a Segunda Guerra Mundial fica evidenciado a tendência do mercado em descentralizar, enfatizando ainda mais o processo de globalização.
III. O processo brasileiro de industrialização ocorreu de maneira monopolista, uma vez que, principalmente durante o Governo Vargas, o Estado passou a intervir diretamente sobre esse processo.
Está correto o que se afirma em:
A - Apenas as afirmativas I e III. Resposta correta
B - Somente na afirmativa I.
C - Somente na afirmativa II.
D - Somente na afirmativa III.
E - Todas as afirmativas estão corretas.
Questão 12
Segundo Samuelson (1999, p.331), uma externalidade ocorre quando “a produção ou o consumo causam custos ou benefícios involuntários a terceiros. Mais precisamente, uma externalidade é um efeito do comportamento de um agente econômico no bem-estar de outro agente econômico sem que essa influência seja refletida em transações mercantis”. A respeito das externalidades analise as afirmativas e a seguir assinale a alternativa correta:
I. As externalidades podem ocorrer de duas maneiras: positiva e negativa. A externalidade positiva ocorre quando o benefício social gerado pela atividade for maior do que o benefício privado, enquanto que a externalidade negativa o custo social é maior que o custo privado.
II. Um exemplo de possíveis medidas adotadas pelo Estado para coibir as externalidades negativas é o aumento da tributação para atividades poluidoras, trazendo dessa forma uma punição para a empresa que causar uma externalidade negativa.
III. As empresas privadas podem promover atos para coibir as externalidades negativas umas das outras, como por exemplo, a criação de impostos privados para empresas que causem externalidades negativas e até mesmo fechando essas empresas por períodos de até 30 dias conforme positivado na legislação.
Está correto o que se afirma em:
A - Apenas nas afirmativas I e II. Resposta correta
B - Apenas nas afirmativas II e III.
C - Somente na afirmativa I.
D - Somente na afirmativa II.
E - Somente na afirmativa III.
Questão 13 
O estudo da economia é dividido em áreas. As principais áreas são: microeconomia, macroeconomia, economia internacional e desenvolvimento econômico.
 Considerando as áreas da economia listados abaixo, associe-as às suas respectivas características.  Assinale a alternativa que tem a ordem correta de numeração do segundo grupo
Relacione o segundo grupo com os enumerados no primeiro grupo.
I. Microeconomia
II. Macroeconomia
III. Economia internacional
IV. Desenvolvimento econômico
(   ) Preocupa-se com agregados econômicos. Agregado significa que o estudo da variável é em nível nacional. Suas principais variáveis são o produto, a renda e a despesa nacional.
(   )Trata do crescimento do produto e das transformações econômicas. As mudanças econômicas resultam em melhor distribuição do produto e da renda. O efeito é um melhor padrão de bem estar social.
(   )Estuda o comportamento econômico de indivíduos e empresas. Esse comportamento pode expressar uma situação de consumidor, comprador ou de produtor e vendedor. Também estuda como são formados os preços em um mercadoespecífico.
(   )É a área da economia que estuda as relações econômicas entre habitantes e não habitantes do país. Seus assuntos são a taxa de câmbio, a balança comercial, a balança de capital, etc.
Marque a alternativa que tem a ordem correta de numeração do segundo grupo:
A - II - IV - I – III Resposta correta
B - I - II - III - IV
C - IV - III - II - I
D - II - IV - III - I
E - IV - II - I – III
Questão 14 
No mercado de produção de bens e serviços existem as estruturas de mercado que determinam a concorrência. Abaixo analise as frases e assinale a que apresenta o tipo de estrutura de concorrência perfeita:
A - A decisão sobre quantidade a ser ofertada e preços é tratada com um acordo formal ou informal.
B - A existência de poucas firmas, produto homogêneo ou diferenciado e barreiras para entrada de outras empresas.
C - Existência de grande número de compradores e vendedores; os produtos são homogêneos, substitutos perfeitos entre si; livre entrada e saída de empresas. Resposta correta
D - Quando as empresas operam com grandes plantas industriais, grande economia de escala e custos unitários baixos, exigindo grandes investimentos.
E - Registro de patente, e a empresa e a única detentora de tecnologia e direito de uso; controle de matérias-primas básicas e estratégicas.
Questão 15 
O mercado de bens e serviços é aquele composto por empresas que trabalham na produção de bens e serviços destinados ao mercado de consumo final, ou seja, é aquele onde são encontrados os produtos finais, prontos para o consumo. Sobre o mercado de bens e serviços analise as afirmativas e assinale a alterativa correta:
I. O modelo de concorrência monopolística caracteriza-se por grandes empresas detentoras de monopólios competindo entre si em um mercado novo, nos quais os investimentos são recentes e normalmente realizados por essas grandes empresas.
II. No modelo conhecido como concorrência perfeita, o preço do produto é definido pelo mercado, uma vez que, nenhuma empresa detém o poder para definir os preços. Além disso, caracteriza-se pela inexistência de barreiras legais ou econômicas para a entrada e saída de empresas do mercado.
III. O modelo conhecido como monopólio pode se dar principalmente por quatro maneiras distintas: quando há o registro de patentes, sendo a empresa a única detentora do direito de uso; quando as empresas operam de maneira a exigir grandes investimentos (chamado de monopólio natural); quando há o controle de matérias primas estratégicas e quando há a existência de monopólios estatais ou institucionais em alguns setores da economia.
IV. Oligopólio se define como uma evolução do monopólio, onde poucas empresas detém o domínio sobre determinada oferta de bens e serviços, tendo seus preços definidos em conjunto ou então tendo uma empresa reconhecida como líder fixando os preços, que serão adotados por todas as outras de mesmo seguimento.
Está correto o que se afirma em:
A - Apenas nas afirmativas I e IV.
B - Apenas nas afirmativas I, II e III.
C - Apenas nas afirmativas II e III.
D - Apenas nas afirmativas II, III e IV. Resposta correta
E - Nas afirmativas I, II, III e IV.
Questão 16 
Uma questão bastante importante nos estudos econômicos é a Contabilidade Social oriunda dos processos de produção e de consumo de um mercado. “A Contabilidade Social é o registro contábil da atividade produtiva de um país em um período de tempo, geralmente um ano” (DOZZA E BRITO, 2013) e seu objetivo é definir e medir os principais agregados macroeconômicos que são o produto, a renda e a despesa envolvidos do processo de produção.
Dentro desse contexto observe as afirmações a seguir:
I. O produto é igual a cada um dos bens e serviços produzidos em uma determinada economia.
II. A renda é o montante das remunerações recebidas pelos donos dos fatores de produção como pagamento pela utilização de seus serviços na produção de bens e serviços.
III. A despesa refere-se a cada gasto ou custo realizado por um agente econômico para gerar a aquisição de bens e serviços pelos consumidores, por exemplo, a publicidade.
É correto o que se afirma:
A - Na I e II
B - Na I e III
C - Na II e III
D - Somente na I
E - Somente na II Resposta correta
Questão 17
De acordo com a economia clássica, as funções do Estado era cuidar da segurança e da justiça. A partir de 1920, a crise do sistema capitalista com alto nível de desemprego exigiu maior participação do Estado. Essa participação se evidenciou com o Estado Noções de economia do setor público produzindo ou ofertando os chamados bens públicos, como energia, saneamento, rodovias, ferrovias, portos, aeroportos. Do ponto de vista econômico, a ação governamental atende a três funções básicas. Estas tendem, por sua vez, a afetar os rumos do crescimento e os parâmetros do desenvolvimento econômico. 
Assinale abaixo a alternativa que descreve corretamente as três funções básicas da ação governamental do ponto de vista econômico.
A - Alocativa, normativa e estabilizadora.
B - Alocativa, distributiva e estabilizadora. Resposta correta
C - Alocativa, distributiva e organizadora.
D - Participativa, normativa e estabilizadora.
E - Participativa, distributiva e organizadora. 
Questão 18
O governo brasileiro através do Banco Central do Brasil detém o monopólio de emissão de moeda. Essa emissão de moeda é determinada pela política monetária adotada, ou seja, uma política monetária que busque aumentar a liquidez da economia no curto prazo irá emitir mais moeda. O problema é que se essa emissão de moeda for exagerada isso tende a gerar uma pressão inflacionária em toda a economia do país, iniciando um aumento generalizado dos níveis de preços.
Leia a frase abaixo:
"É o processo automático de realimentação de preços”, isto é, a inflação corrente é resultado da inflação  passada. Os preços passados são automaticamente repassados para todos os preços da economia, por meio de mecanismos de correção monetária, cambial e salarial."
Quais das alternativas abaixo apresenta a causa clássica da inflação descrita na frase:
A - Inflação de demanda
B - Inflação de custos
C - IPCA
D - Inflação inercial Resposta correta
E - Inflação de alimentos
Questão 19 
A determinação do crescimento da renda e do produto nacional atualmente demanda uma complexa rede de informações e dispositivos econômicos para ser fidedigna. Há momentos da economia de um país e até mesmo do mundo onde há fortes oscilações entre crescimento, estagnação ou depressão econômicos e esses fatores estão ligados à visão econômica de cada um desses momentos e principalmente a visão intervencionista ou não de um Estado ou governo.
Sobre o assunto, acompanhe as asserções a seguir:
I. O modelo Keynesiano foi criado e utilizado para explicar o crescimento do produto e da renda nacionais e pregava a intervenção do Estado na economia
II. Os seguidores das escolas clássicas e neoclássicas não acreditavam que o mercado era capaz de se autorregular, ou seja, de atingir um fluxo econômico e uma produção de riqueza de forma equilibrada e contínua.
III. A crise a partir da quebra da Bolsa de Nova York em 29 e o desemprego em massa observado nos anos seguintes demonstraram a ineficiência dos mercados em regular a atividade econômica
É correto o que se afirma:
A - Na I e II
B - Na I e III Resposta correta
C - Na II e III
D - Somente na I
E - Somente na II
Questão 20
Produção é o processo de transformação dos fatores de produção em bens ou serviços. Os fatores de produção terra (recursos naturais),  trabalho (mão de obra), capital (equipamentos, instalações, etc.) e tecnologia (processos de produção) são combinados em quantidades  adequadas na fabricação dos produtos. 
Julgue os conceitos relacionados a produção listados abaixo, e associe-os às suas respectivas definições.
Relacione o segundo grupo com os enumerados no primeiro grupo.
I. Eficiência tecnológica
II. Eficiência econômica
III. Fatores de produção fixos
IV. Fatores de produção variáveis
(   )São os fatores que alteram a quantidade utilizada quando a quantidade de produto aumenta ou diminui.(   )Ela é avaliada pela quantidade de fatores utilizados na produção. Quando se comparam métodos de produção, é mais eficiente o que atinge um nível de produção com menos insumos.
(   )São os fatores que a quantidade utilizada na produção não se altera quando a quantidade de produto aumenta ou diminui.
(   )O método de produção que tem menor custo é mais eficiente em termos econômicos, e sua mensuração é através dos custos de produção.
Marque a alternativa que tem a ordem correta de numeração do segundo grupo:
A - IV - I - III – II Resposta correta
B - I - II - III - IV
C - IV - III - I - II
D - II - I - III - IV
E - III - I - IV - II

Continue navegando