A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
ATIVIDADE IV SOLOS AGRÍCOLAS

Pré-visualização | Página 1 de 1

ATIVIDADE IV SOLOS AGRÍCOLAS
1 A adubação com nitrogênio, fósforo e potássio geralmente é realizada em todas as safras agrícolas. Assim, é importante saber as particularidades que afetam essa adubação. Por isso, assinale a alternativa correta que melhor indique sobre a recomendação de adubação com esses nutrientes.
a. A forma mais usual de realizar a adubação é seguindo a recomendação encontrada em manuais específicos para cada região ou estado.
b. A recomendação de adubação para P e K é realizada visando elevar o nível desses nutrientes no solo até o nível muito alto.
c. Quando são exigidas doses elevadas de fósforo, se recomenda fazer parte da adubação em cobertura.
d. Na adubação de sistema a exigência de todas as plantas que serão cultivadas é fornecida no início de cada ano agrícola.
e. A forma mais usual de realizar a adubação é pelo balanço de nutrientes e pela adubação de sistema.
2 A adubação orgânica é a principal forma de reciclagem de resíduos orgânicos. Além de saber a quantidade de nutrientes a ser aplicados para atender as exigências da planta cultivada, para realizar a adubação orgânica é essencial conhecer outros atributos. Assinale a alternativa que contém os atributos necessários para realizar a adubação orgânica com fertilizante líquido.
a. Relação C/N e teor de nitrogênio, eficiência de liberação dos nutrientes, teor de matéria seca.
b. Eficiência de liberação dos nutrientes, teor de matéria seca, origem animal ou vegetal.
c. Quantidade de nutriente a ser aplicado para a cultura, composição química do fertilizante orgânico, teor de metais, eficiência de liberação dos nutrientes.
d. Quantidade de nutriente a ser aplicado para a cultura, composição química do fertilizante orgânico, eficiência de liberação dos nutrientes.
e. Composição química do fertilizante orgânico, relação C/N, eficiência de liberação dos nutrientes, teor de matéria seca.
3 A fixação biológica de nitrogênio (FBN) é um processo fundamental nos agroecossistemas. Na soja, esse processo permite que o cultivo seja realizado praticamente sem o uso de adubo nitrogenado, pois a FBN fornece o nitrogênio necessário para planta. Assim, assinale a alternativa correta sobre a FBN.
a. Processo no qual bactérias separam os dois átomos do N elementar (N2) por meio da enzima nitrogenase.
b. Processo no qual fungos separam os dois átomos do N elementar (N2) por meio da enzima urease.
c. Processo no qual fungos separam os dois átomos do N elementar (N2) por meio da enzima nitrogenase.
d. Processo no qual bactérias separam os dois átomos do N elementar (N2) por meio da enzima urease.
e. Processo no qual bactérias separam os dois átomos do N elementar (N2) por meio da enzima redutase.
4 A maior parte do fósforo usado na agricultura nacional é proveniente de fertilizantes importados. Para melhorar o uso do fósforo é importante conhecer sua dinâmica no solo, assim, assinale a alternativa correta com relação a dinâmica do fósforo no solo.
a. A principal forma de perda irreversível de P é pela lixiviação.
b. A adsorção de fósforo no solo não é um fator que causa dificuldades para o manejo desse nutriente.
c. A solubilização é a principal forma de disponibilizar o fósforo no solo, sendo baixa a influência da mineralização de formas orgânicas.
d. Condições de solos com certa acidez prejudicam a solubilização do fosfato quando este é aplicado ao solo na forma de fosfato natural.
e. A principal forma de perda irreversível de P é pela erosão, por este nutriente estar em formas precipitadas insolúveis ou adsorvido em partículas de solo.
5 A relação entre os teores de C e os teores de N (relação C/N) tem sido utilizada para inferir sobre o potencial de decomposição dos resíduos das culturas agrícolas. Sobre a relação C/N dos resíduos do milho e soja, assinale a alternativa correta.
a. A decomposição de resíduos vegetais de milho (alta relação C/N) e soja (alta relação C/N) é lenta.
b. A decomposição de resíduos vegetais de milho (alta relação C/N) e soja (baixa relação C/N) é lenta e rápida, respectivamente.
c. A decomposição de resíduos vegetais de milho (média relação C/N) e soja (média relação C/N) é lenta.
d. A decomposição de resíduos vegetais de milho (alta relação C/N) e soja (baixa relação C/N) é rápida e lenta, respectivamente.
e. A decomposição de resíduos vegetais de milho (baixa relação C/N) e soja (alta relação C/N) é lenta e rápida, respectivamente.
6 As características e resposta dos fertilizantes, principalmente aqueles sólidos, a umidade do ar ou do solo são importantes para usá-los adequadamente. Um atributo importante para avaliações de qualidade do fertilizante é a higroscopicidade. Assinale a alternativa que melhor define a higroscopicidade de um fertilizante.
a. É a capacidade em librar água sob elevadas temperaturas no armazenamento.
b. É a umidade residual contida no grânulo do fertilizante.
c. É a umidade que o fertilizante absorve após chegar ao solo.
d. É a capacidade em perder água para o ar.
e. É a tendência em absorver água do ar.
7 Em algumas condições pode ser interessantes as misturas de fertilizantes, seja em nível de fábrica de fertilizantes ou de propriedade rural. Nem sempre isso é possível, pois algumas características são incompatíveis. Assinale a alternativa que contém as principais características que podem impedir a mistura de fertilizantes.
a. Higroscopicidade, textura, consistência.
b. Textura, estado físico, relação C/N.
c. Consistência, granulometria, empedramento.
d. Higroscopicidade, granulometria, estado físico.
e. Tipo de nutriente, textura, estado físico.
 
8 O enxofre é um dos nutrientes mais negligenciados, apesar da sua elevada importância. Com relação ao enxofre assinale a alternativa correta.
a. O enxofre pode ser perdido na forma de gás como sulfeto em condições de solo aeróbico.
b. A dinâmica do enxofre no solo é muito similar à dinâmica do potássio no solo.
c. O enxofre vindo dos fertilizantes pode ser perdido por volatilização, tanto em solo encharcado como em solo não encharcado.
d. A maior parte do enxofre do solo encontra-se na forma inorgânica, sendo a mineralização de formas orgânicas pouco importante para a nutrição da planta.
e. A forma que as plantas absorvem o enxofre é o sulfato, que apesar de ser aniônico, como os fosfatos, não apresenta forte ligação com as argilas do solo, podendo ser perdido tanto por lixiviação como por erosão.
9 Os fertilizantes fluidos vêm apresentando crescimento de uso na agricultura brasileira, seja para aplicação foliar, fertirrigação ou hidroponia. Sendo assim, com relação aos fertilizantes fluidos, assinale a alternativa correta.
a. A presença de cristais com nutrientes nos fertilizantes líquidos não é preocupante, ao contrário da presença de impurezas.
b. O atributo químico mais importante dos fertilizantes fluidos é a condutividade elétrica.
c. Existem fertilizantes na forma de gel e creme, embora são mais utilizados na fabricação de outros fertilizantes fluidos.
d. Os cristais são formados principalmente pela oscilação de temperatura, em condições de armazenamento com temperaturas elevadas.
e. A sinérese caracteriza-se pela formação de uma camada de separação nas suspensões, na forma de uma camada de solução (sem partículas suspensas).
10 Pela legislação brasileira, silício (Si) é considerado um micronutriente, contudo, em termos de fisiologia e nutrição de plantas, é considerado apenas um elemento benéfico. Sobre os benefícios do Si às plantas, assinale a alternativa correta.
a. Agente inibidor de patógenos e insetos, aumento da resistência ao estresse hídrico e resistência a toxidez por metais.
b. Aumento da resistência ao estresse hídrico e resistência a toxidez por metais.
c. Agente inibidor de insetos, aumento da absorção de fósforo, resistência ao estresse hídrico.
d. Aumento da resistência ao estresse hídrico, aumento da absorção de fósforo e resistência a toxidez por metais.
e. Agente inibidor de insetos, aumento da resistência ao estresse hídrico e resistência a toxidez por metais.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.