Buscar

Estudos Disciplinares

Prévia do material em texto

PERGUNTA 1
1. A esclerose múltipla é uma doença neurológica, considerada uma inflamação crônica e com característica de destruição da mielina. Sua etiologia ainda é desconhecida e informações sobre sua prevalência ainda são escassas. Considerando que o profissional enfermeiro deve fazer parte da equipe de acompanhamento desse paciente para garantir a integralidade da assistência, são diagnósticos de enfermagem para o paciente com esclerose múltipla, exceto:
	
	a.
	Mobilidade física prejudicada, pois há limitação na amplitude de seus movimentos.
	
	b.
	Dor crônica por atrofia muscular.
	
	c.
	Diarreia por lesão neurológica, com aumento da motilidade intestinal.
	
	d.
	Risco de controle familiar ineficaz do regime terapêutico, pela sua complexidade.
	
	e.
	Memória prejudicada por incapacidade de reter novas informações.
1 pontos   
PERGUNTA 2
1. Para uma melhor gestão dos recursos materiais, o enfermeiro deve classificar os materiais utilizados em cada setor de acordo com a sua imprescindibilidade, para que não haja interrupção da assistência ou para que não seja realizada com material inadequado, podendo causar dano ao paciente. Essa classificação é denominada X, Y, Z. Sobre essa classificação, podemos afirmar corretamente:
	
	a.
	Os materiais classificados como Z são os de baixa criticidade, pois são de fácil aquisição e a sua falta não acarreta dano à assistência.
	
	b.
	Essa classificação tem como objetivo identificar quais são os materiais de maior custo e assim realizar a previsão orçamentária para os mais caros.
	
	c.
	Essa metodologia tem como objetivo classificar os itens em estoque se baseando no critério de impacto resultante da sua falta.
	
	d.
	Os materiais classificados como X são de alta criticidade e, portanto, imprescindíveis para a assistência.
	
	e.
	Essa classificação visa a separar os materiais em tipos a serem distribuídos pelos setores: medicação, insumos e saneantes.
1 pontos   
PERGUNTA 3
1. Rosa, 58 anos, aposentada, divorciada, possui HAS e DM. Não faz o acompanhamento adequado, falta nas consultas médicas, não faz o uso correto das medicações e não segue as orientações nutricionais. Apesar disso, participa dos grupos educativos com a enfermeira Mariana uma vez por mês. Considerando esse caso, qual o papel da enfermeira Mariana no processo de educação em saúde?
	
	a.
	Estipular metas para a paciente, mesmo que seja contra o desejo dela.
	
	b.
	Levar em consideração a opinião da paciente, mas permitir que suas mudanças sejam sem prazos predeterminados.
	
	c.
	Buscar o apoio da família de Rosa para reforçar o processo de mudança dos hábitos de vida.
	
	d.
	Impedir que Rosa permaneça participando das atividades de grupo já que não acompanha as orientações, permitindo que outra pessoa possa participar.
	
	e.
	Estabelecer metas de mudanças de hábitos de vida individuais e familiares a curto prazo para evitar danos e sequelas.
1 pontos   
PERGUNTA 4
1. A avaliação de situações que podem colocar em risco o paciente deve ser realizada de maneira contínua por toda a equipe de enfermagem. Garantir a segurança do paciente é garantir um princípio fundamental do cuidado. Ao identificarmos um erro, podemos usar várias ferramentas para determinação das causas e uma delas é o Diagrama de Ishikawa. Considerando um paciente encaminhado para uma cirurgia de colocação de prótese de fêmur, a equipe cirúrgica verificou apenas após o início da cirurgia que a prótese encaminhada para a sala cirúrgica estava errada. Utilizando a ferramenta de Ishikawa, podemos afirmar corretamente que:
I- O Diagrama de Ishikawa leva em consideração as seguintes possibilidades de causas: materiais, mão de obra, máquinas e equipamentos, método, meio ambiente e medição.
II- A falta de indicadores de qualidade e a falta de uso de check-list são exemplos de problemas no item de medição.
III- A prótese errada pode ter sido solicitada por erro de dados no prontuário do paciente, sendo relacionado ao item métodos.
IV- Se o paciente demorar para chegar ao centro cirúrgico e atrasar a cirurgia, essa condição é relacionada à mão de obra.
Estão corretas:
	
	a.
	I e II.
	
	b.
	II e III.
	
	c.
	III e IV.
	
	d.
	I, II e III.
	
	e.
	I, II e IV.
1 pontos   
PERGUNTA 5
1. Antônio é técnico de enfermagem e trabalha na unidade de internação de clínica cirúrgica. Na metade do seu plantão, o enfermeiro da unidade orienta que ele deve receber um paciente que está retornando do centro cirúrgico. O paciente tem 65 anos e fez uma colecistectomia. Ao transferir o paciente para a cama, deixa as grades abaixadas apesar de o paciente ainda estar sonolento, já que ele estava acompanhado de sua esposa. Nessa situação, podemos afirmar que:
I- Antônio desrespeitou o princípio da não maleficência por colocar o paciente em risco de queda pela sua idade e pela condição pós-cirúrgica.
II- Antônio respeitou o princípio da beneficência, pois considerou que a esposa poderia ficar muito mais próximo dele.
III- Antônio respeitou o princípio da não maleficência, pois não causou nenhum dano ao paciente ao deixar as grades abaixadas.
Está(ão) correta(s):
	
	a.
	Apenas I.
	
	b.
	II e III.
	
	c.
	I e III.
	
	d.
	Apenas II.
	
	e.
	Apenas III.
1 pontos   
PERGUNTA 6
1. “A administração de medicamentos é uma responsabilidade da equipe de enfermagem em qualquer instituição de saúde. O preparo e a administração das medicações são da competência de todos os membros da equipe de enfermagem, entretanto o enfermeiro é o responsável pelo planejamento, orientação e supervisão das ações relacionadas à terapia medicamentosa.”
(FERREIRA, M. M. M.; ALVES, F. S.; JACOBINA, F. M. B. O profissional de enfermagem e a administração segura de medicamentos. Revista Enfermagem Contemporânea. 2014 jun; 3(1):61-69)
Considerando esse texto e o novo Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, aprovado pela Resolução Cofen n. 564/2018, a respeito da administração de medicamentos pelo enfermeiro estão corretas as alternativas, exceto:
	
	a.
	Recursar a executar prescrição de enfermagem ou médica que não conste assinatura e número de registro do prescritor, exceto em situação de urgência e emergência.
	
	b.
	Recursar a executar prescrição de enfermagem ou médica em caso de identificação e/ou ilegibilidade dela.
	
	c.
	É proibida a administração de medicamentos sem conhecer indicação, ação da droga, via de administração e potenciais riscos, respeitados os graus de formação do profissional.
	
	d.
	É vedado o cumprimento de prescrição a distância, exceto em casos de urgência, emergência e regulação, conforme resolução vigente.
	
	e.
	Poderá prescrever apenas medicamentos estabelecidos em programas de saúde pública, exceto em situações de emergência.
1 pontos   
PERGUNTA 7
1. O gerenciamento de recursos materiais exige do profissional enfermeiro conhecimento sobre esses recursos desde a sua escolha para padronização na instituição até a utilização e o faturamento na conta do paciente. Considerando seus conhecimentos, complete a frase:
“A ________________ é a descrição detalhada e minuciosa de cada produto que se deseja adquirir e a _______________ é a determinação das finalidades técnicas e as indicações de uso para diminuir o uso desnecessário. Já a descrição do perfil de consumo, estimativa de gasto e estoque de segurança, refere-se à ________________”.
	
	a.
	Especificação, padronização, previsão.
	
	b.
	Classificação, especificação, provisão.
	
	c.
	Especificação, classificação, previsão.
	
	d.
	Padronização, especificação, previsão.
	
	e.
	Classificação, padronização, previsão.
1 pontos   
PERGUNTA 8
1. As teorias administrativas estão presentes na enfermagem em todas as nossas atividades. Às vezes, algumas teorias são predominantes e bem delimitadas e, em outras vezes, podem estar se complementando. Sobre a contribuição das teorias administrativas na enfermagem, podemos afirmar:
I- As teorias clássicas, científicas e burocráticas são presentes na administração hospitalar pela característica do setor saúde exigir projetos bem delimitados eorganizados.
II- O gerenciamento setorizado no ambiente hospitalar e hierarquizado é exemplo claro das teorias de Taylor e Fayol.
III- O trabalho da educação continuada, ao levar em consideração que os profissionais da instituição tiveram formação profissional diversa, tem influência direta da teoria das relações humanas.
	
	a.
	Apenas I.
	
	b.
	I e II.
	
	c.
	Apenas II.
	
	d.
	II e III.
	
	e.
	Apenas III.
1 pontos   
PERGUNTA 9
1. (2018/Comperve/Prefeitura de Natal/RN/Enfermeiro) Homem de 47 anos, hipertenso, comparece à Unidade Básica de Saúde (UBS) para retirada de pontos no membro superior esquerdo. Durante o procedimento, a enfermeira identifica que o paciente apresenta delirium tremens decorrente da abstinência alcoólica e põe em prática a abordagem da redução de danos para o cuidado desse usuário. Sobre a abordagem da redução de danos destinada a usuários de álcool e outras drogas, considere as afirmativas:
I- Fundamenta-se na valorização do desejo e das possibilidades dos sujeitos, não sendo exigência a abstinência das drogas.
II- Norteia-se pelo cuidado segundo o modelo biomédico, tendo como objetivo principal a abstinência plena das drogas.
III- Caracteriza-se por uma abordagem em saúde menos normalizadora e prescritiva.
IV- Sugere-se aos usuários de álcool evitar beber de barriga cheia e optar por bebidas destiladas às fermentadas.
	
	a.
	I e IV.
	
	b.
	II e IV.
	
	c.
	I e III.
	
	d.
	II e III.
	
	e.
	I e II.
1 pontos   
PERGUNTA 10
1. A promoção da saúde é uma estratégia que deve garantir estratégias de apresentar quais são os fatores de riscos e os agravos de saúde de uma população. Para a promoção da saúde, a educação possui extrema importância como um veículo transformador de práticas e comportamentos. Sendo assim, podemos afirmar que é incorreto sobre a educação como estratégia de promoção da saúde:
	
	a.
	A educação em saúde é um conjunto de saberes e práticas direcionado à promoção de saúde e à prevenção de doenças.
	
	b.
	A educação em saúde está relacionada à história, à cultura e aos costumes da comunidade na qual o indivíduo está inserido.
	
	c.
	A educação em saúde promove o empoderamento do sujeito e da comunidade, garantindo a participação deles nos processos de saúde.
	
	d.
	A educação em saúde deve valorizar o relacionamento interpessoal entre o usuário e o profissional de saúde.
	
	e.
	A educação em saúde deve utilizar métodos tradicionais com panfletos e palestras por serem os métodos conhecidos da população.

Continue navegando