Buscar

Prova AV1 Psicologia Comunnitária

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1ª QUESTÃO: Para melhor fundamentação teórica e prática do fazer profissional na Psicologia Comunitária, a definição do que seja comunidade torna-se importante. Os estudos de Bader Sawaia, Regina Helena Freitas Campos e outros profissionais são importantes para essa definição. Para tais autoras e seus interlocutores, comunidade se caracteriza por, EXCETO:
a) abranger todas as formas de relacionamento marcadas por um grau elevado de intimidade pessoal, profundeza emocional, engajamento moral (…) e continuidade no tempo.
b) fundamentar-se no homem e na mulher, vistos em suas totalidades e não neste ou naquele papel que possam desempenhar na ordem social.
c) ter como elemento vital o fazer e pensar coletivos, destituído das individualidades que o compõe.
d) fusão do sentimento e do pensamento, da tradição e da ligação intencional, da participação e da volição.
e) sua base cotidiana de objetivação sustentada na relação face a face e no espaço geográfico.
2ª QUESTÃO: A Psicologia Comunitária tem-se esboçado, ao longo dos anos, como uma área aglutinadora de discussões teóricas e de práticas, produzidas por profissionais psicólogos reunidos, por exemplo, no GT – Psicologia Comunitária da ANPEPP – Associação Nacional de Pesquisa e Pós- Graduação em Psicologia. Evidenciando como práticas adotadas no enfrentamento das problemáticas dos campos de atuação, os trabalhos profissionais realizados têm acontecido, EXCETO com:
a) grupos e setores específicos, como meninos e adolescentes em situação de risco, migrantes, moradores de bairros na zona da violência urbana.
b) processos de envelhecimento e condições alternativas de sobrevivência psicossocial.
c) populações urbanas somente, cujos problemas diferem do restante das populações da América Latina.
d) jovens diante de um quadro desolador de falta de perspectiva de emprego e, consequentemente, de redução de suas possibilidades de convivência social saudável.
e) situações de risco na área da saúde e em DST/AIDS.
3ª QUESTÃO: Como uma das possíveis marcas da produção teórica e prática da Psicologia Comunitária, pode-se ter:
a) a busca do desenvolvimento da consciência crítica, da ética, da solidariedade e de práticas cooperativas ou mesmo autogestionárias.
b) a busca da autogestão como única maneira de termos as comunidades vivendo sua autonomia em nossa sociedade.
c) a definição junto às ONGs de como devem agir na solução imediata dos problemas sociais que atingem apenas parte de nossa população.
d) a orientação das comunidades urbanas marginalizadas em como se conscientizarem de direitos, já que não se organizam sozinhas.
e) a definição de ações político-partidárias como únicas capazes de garantir a tomada de consciência da realidade vivida.
4ª QUESTÃO: O trabalho do profissional da Psicologia Comunitária junto à comunidade evidencia relações de dominação que podem privilegiar um saber sobre os demais.” Nessa perspectiva, é correto afirmar que tais atividades profissionais devem considerar, entre outras questões:
a) o direcionamento das relações de autonomia e gestão para um modo de ser que o saber universitário domina.
b) o estreitamento entre o diálogo intra-universitário com as diferentes áreas da própria universidade.
c) a utilização da licença, obtida junto a comunidade que demanda a ação da psicologia, como única sustentadora do que fazer no campo de intervenção.
d) a ajuda direta e o redimir das populações pobres da comunidade.
e) um prestar atenção não apenas ao que as pessoas dizem, mas também ao que as pessoas fazem, ao saber dos outros.
5ª QUESTÃO: Citando Raul Seixas, observe: “Sobre o que é amor... Sobre o que eu nem sei quem sou. Se hoje sou estrela, amanhã já se apagou. Se hoje eu te odeio, amanhã lhe tenho amor. Lhe tenho amor. Lhe tenho horror. Lhe faço amor...Eu sou um ator! Prefiro ser esta metamorfose ambulante” O texto trabalha um importante tema ao qual os psicólogos social comunitários têm se dedicado em seus estudos. Trata-se da:
a) Subjetividade.
b) Personalidade.
c) Afetividade.
d) Identidade.
e) Contemporaneidade.
6ª QUESTÃO: A respeito da Psicologia Comunitária brasileira, assinale a afirmativa CORRETA :
a) a Psicologia Comunitária sofreu importante influência da corrente histórica da Psicologia norte-americana.
b) o desenvolvimento teórico da Psicologia Comunitária no Brasil se deu a partir do trabalho realizado no Rio de Janeiro, durante os anos 1970.
c) a disciplina Psicologia Comunitária era fortemente comprometida com as discussões teóricas desenvolvidas pelas novas tendências da Psicologia Social.
d) a atuação direta nas comunidades não teve importância significativa para o desenvolvimento da Psicologia Comunitária.
e) o desenvolvimento da Psicologia Comunitária abriu novos mercados de trabalho para o psicólogo, tradicionalmente ligado à clínica privada.
7ª QUESTÃO: Sobre a perspectiva da Psicologia Social Comunitária, considere as afirmações abaixo: I. parte do pressuposto de que o conhecimento se produz na interação entre o profissional e os sujeitos investigados. II. utiliza-se, sobretudo da metodologia da pesquisa experimental, na qual testa as hipóteses a respeito da relação de causa e efeito.III. em termos políticos, questionam-se todas as formas de opressão e de dominação, buscando práticas de autogestão. IV. é uma área da Psicologia Social que estuda o conceito de realidade e comunidade no sistema de saúde coletivo. É CORRETO apenas o que se afirma em:
a) II e III.
b) I e II.
c) II e IV.
d) I e III.
e) todas as afirmações estão corretas.
8ª QUESTÃO: Assinale a alternativa ERRADA com relação a ideia de exclusão social em Psicologia Comunitária:
a) embora pobreza e exclusão estejam fortemente articuladas, especialmente no Brasil, não podem ser tomadas como sinônimos de um mesmo fenômeno.
b) a medida em que se assiste a um declínio do Welfare States (Estado de BemEstar Social ou Estado providência), vivencia-se um aprofundamento da crise da solidariedade e do vínculo social ampliada pela transformação das relações entre economia e sociedade (crise do trabalho).
c) exclusão contemporânea é similar às formas existentes no início da formação da sociedade brasileira, uma vez que a discriminação e a segregação continuam atingindo particularmente os mais pobres e miseráveis.
d) Podese dizer que excluídos são todos aqueles que são rejeitados nos mercados materiais e simbólicos de nossas sociedades.
e) A mundialização (de mercados, culturas e tecnologias) permite que se pense a exclusão nas sociedades contemporâneas como uma nova manifestação da questão social.
 
9ª QUESTÃO: Justifique brevemente, a partir dos conhecimentos históricos da Psicologia Comunitária, o(s) porquê(s) das denominações de “Psicologia na Comunidade”, “Psicologia da Comunidade”, e por último “Psicologia Comunitária”.
Psicologia na comunidade foi um momento fundamental em que a psicologia passou por uma forte crise em relação aos modelos importados e alheos a realidade brasileira, e assim assumindo a proposta dese tornar mais ligada a população. A Psicologia da comunidade se refere as práticas ligadas as questões de saúde, uma psicologia menos intelectual e menos academica, se tornando mais ligada a população, permitindo o acesso da população a serviços de saúde realizadas atrasves de um orgão prestador de serviços, ao qual o psicologo poderia e deveria prestar. E a Psicologia comunitária e onde se compreende o homem como um ser sócio-historico construido e construindo as concepções a respeito de si, dos outros e do contexto social.
10ª QUESTÃO: Qual a relação entre a Psicologia Comunitária e o modelo de saúde baseado na Atenção Psicossocial?
A relaçao e que os dois modelos compreendem e tem como foco o homem como um ser socio-historico. O profissional procurar compreender e entender tudo que circula em volta do paciente, a familia, a cultura, etc.

Continue navegando