Buscar

Prova - SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO ESCOLAR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO ESCOLAR
1. A escola é um espaço privilegiado de formação humana, mas não está isenta de interferências e influências internas e externas. Apesar de tantas influências, ainda podemos destacar uma ação pedagógica evidente dentro da escola, qual seja do:
professor. (Alternativa correta)
2. A escola precisa desenvolver uma cultura de planejamento. O planejamento estratégico é um processo e se difere do plano por isso. Quando se opta pelo planejamento, deve-se deixar claro os seguintes pontos: propósito, finalidade/missão, visão, metas e estratégias a serem usadas. Esses componentes do planejamento permitem ao diretor:
Identificação de prioridades. (Alternativa correta)
3. Borges (2009) afirma que o líder deve cuidar do treinamento e educação dos professores para desenvolverem um trabalho eficaz, cumprindo a finalidade da escola. Para garantir esse trabalho ele também precisa cuidar do ambiente dos professores, proporcionando que seja:
Aberto. (Alternativa correta)
4. Recentemente foi modificada a legislação que regula a educação básica no Brasil, alterando o ingresso da criança no ensino fundamental aos 6 anos de idade. Com essa modificação, o ensino fundamental passou a ter quantos anos de ensino obrigatório?
9 anos. (Alternativa correta)
5. (ENADE - 201 As práticas de avaliação na Educação Básica revelam concepções diversas sobre a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos. Quando se sustenta na reflexão sobre os sujeitos avaliados e as ações dos avaliadores, a avaliação transforma-se em estratégia pedagógica fundamental, uma vez que possibilita comparar avanços, analisar competências e dificuldades e, como consequência, orientar o planejamento de intervenções que impulsionem o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos. De acordo com essas ideias, qual deve ser a função da avaliação da aprendizagem nas instituições de educação básica?
Permitir uma prática investigativa que envolva o conhecimento sobre os sujeitos avaliados e revele o comprometimento dos educadores com conquistas e avanços desses sujeitos. (Alternativa correta)
6. A LDB é a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional que orienta a estrutura e organização do sistema educacional brasileiro. Foram 8 anos de discussões para obter a sua versão final. Recentemente, a alteração do tempo de escolarização do ensino fundamental aconteceu de "forma incompleta, intempestiva e com redação precária". Assim sendo, pode-se dizer que essa crítica ao modo como a reforma foi realizada se deve ao fato de que:
não houve participação popular na decisão. (Alternativa correta)
7. A finalidade ou missão da educação é a resposta para perguntas como: Por que trabalhamos? Para quem são nossos serviços? Para que serve o que estamos fazendo? Tendo uma missão explicitada com clareza, pode realizar um trabalho de qualidade. Essa qualidade pressupõe a formação integral dos alunos e exige o desenvolvimento de cinco competências. São elas:
Motora, cognitiva, estética, ética e afetiva. (Alternativa correta)
8. De acordo com Borges (2004, p. 25), ” o líder tem um compromisso com as pessoas que lidera e com a missão” da instituição. Ele deve ser um bom ouvinte, precisa de lucidez e firmeza de objetivos. Para o autor, o professor espera que seu diretor:
Oriente e apoie a todos conforme seus processos de trabalho. (Alternativa correta)
9. Numa escola, as pessoas trabalham e interagem com as outras. Por isso todas elas devem assumir a sua responsabilidade social e trabalhar com valores. As pessoas precisam ser competentes, íntegras e socialmente responsáveis. De acordo com o educador Bernado Toro, uma aprendizagem básica para a convivência social é:
Aprender a não agredir o semelhante. (Alternativa correta)
10. A escola é um espaço dinâmico onde são estabelecidas relações, além de haver a produção e reprodução da cultura. Além disso, a escola está sujeita a diversas influências, internas e externas, o que altera o tempo, o espaço e os sujeitos. Por isso, pode-se afirmar que:
O espaço escolar é marcado por contradições inerentes à sociedade capitalista. (Alternativa correta)

Outros materiais