Buscar

Adg3 - Manejo de Unidades de Conservação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Adg3 - Manejo de Unidades de Conservação
1 ) Leia e analise as seguintes afirmações, a respeito de Unidades de Conservação (UCs), determinando verdadeira (V) ou falsa (F) para cada uma delas:
	(    )
	A destruição da vegetação é um impacto ambiental significativo de UCs. Ocorre por meio do desmatamento, originário de queimadas ou corte da vegetação lenhosa.
	(    )
	A degradação ambiental geralmente ocorre pelas áreas mais frágeis da UC, como as áreas limítrofes, os aceiros, e as estradas e trilhas da UC. Entretanto, as próprias UCs nem sempre possuem aceiros bem definidos ou com boa manutenção.
	(    )
	A erosão dos solos em UCs, geralmente ocorre em estradas ou cortes de estrada, devido a supressão da vegetação e ou à falta de fundamentação técnica quando da determinação da localização das vias. As vias deveriam sempre acompanhar o relevo de forma perpendicular à inclinação, entretanto, algumas vezes, são estabelecidas paralelamente à inclinação.
	(    )
	A erosão dos solos também pode ser provocada por trilhas que são utilizadas pelos turistas para conhecer as áreas de uma UC, especialmente em UCs do tipo Reserva Biológica, onde a visitação turística é parte dos objetivos da UC. A incursão de turistas fora das trilhas planejadas, gerando “trilhas espontâneas” aumenta o pisoteio, e, por conseguinte, gera novas trilhas, expondo cada vez mais os solos.
	(    )
	A erosão dos solos e as atividades de mineração em geral prejudicam as águas superficiais, pois o material proveniente da erosão, por gravidade e com a ajuda das chuvas, acaba sendo dirigido para os níveis mais baixos do relevo, onde estão os corpos d’água, causando deposição de material como areias e argilas, alterando significativamente o meio aquático, provocando turbidez das águas e até a diminuição de disponibilidade de água quando ocorre o assoreamento.
 
Escolha a alternativa com a sequência correta de V ou F:
Alternativas:
e) V – V – F – F – V. Alternativa assinalada
2) Grupos que se reconhecem como culturalmente diferenciados por possuírem formas próprias de organização social, sendo que ocupam e usam territórios e recursos naturais como condição para sua reprodução sociocultural, religiosa, ancestral e econômica. São grupos que geram conhecimentos, inovações e práticas transmitidos pela tradição.
O conceito exposto acima diz respeito a:
Alternativas:
d) Povos e Comunidades Tradicionais Alternativa assinalada
3) Complete as lacunas do texto:
 
Os Povos e Comunidades Tradicionais conhecem profundamente o/a ______ onde vivem e as dinâmicas ______ próprias dessas áreas. Em função de suas experiências ao longo do/da _______, desenvolvem técnicas próprias de uso e ______ de recursos naturais.
 
Escolha a alternativa correta, contendo todos os termos que devem ser empregados nas lacunas do texto:
Alternativas:
d) localidade – ecológicas – espaço – artesanatos Alternativa assinalada
4) Leia o relato de um membro de comunidade tradicional:
 
Ser pescador ou pescadora, filho de pescador, mulher, avô, todos são artesãos, artistas do rio... fazer a embarcação, o covo, fio, tucum, a rede, a tarrafa... fazia a rede de deitar e a rede de pescar... (Pescadores e pescadoras artesanais do Rio São Francisco). (Fonte: Nova Cartografia Social dos Povos e Comunidades Tradicionais do Brasil. (Várias datas). Disponível em: <http://novacartografiasocial.com/fasciculos/povos-e-comunidades-tradicionais-do-brasil/>. Acessado em 14 de junho de 2016)
 
Agora indique a alternativa correta a respeito do texto:
Alternativas:
b) O texto se refere à identidade de uma comunidade tradicional. Alternativa assinalada

Outros materiais