Buscar

Aap1 - Recursos Naturais e Fontes de Energia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Aap1 - Recursos Naturais e Fontes de Energia
1 ) O maior projeto da ciência brasileira vai virar realidade. O acelerador de partículas Sirius, em construção em Campinas, tem como objetivo aproveitar a radiação eletromagnética proveniente da aceleração de elétrons como insumo para o desenvolvimento de pesquisa científica. Ele funciona da seguinte forma: os elétrons são acelerados a velocidades próximas a da luz e produzem uma luz chamada sincrotron, que poderá ser utilizada, entre outras funções, para estudar a estrutura atômica de materiais. O projeto, que tem custo estimado em R$ 1,3 bilhão, deverá ficar pronto em 2018 (Estadão,19/12/2014)  
 
De forma análoga à radiação eletromagnética produzida pelo Sirius para estudar a estrutura atômica de materiais, a radiação solar chega ao planeta Terra de forma natural e é aproveitada para a geração de energia.
Sobre os tipos de energia, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
c) Uma das formas de aproveitamento energético da biomassa é por meio do processo de combustão, que libera a energia química armazenada nas ligações entre os átomos. Alternativa assinalada
2)	 Conhecida por suas densas florestas e belas cascatas, a ilha de Kauai, no Havaí, tem uma abundância de luz solar de fazer inveja. Apesar disso, a ilha depende muito de óleo diesel, fonte de eletricidade cara e poluente, que destoa do seu cenário paradisíaco. Mas isso vai mudar. Mirando num futuro mais limpo e sustentável, a americana Tesla concluiu nesta semana o megaprojeto de instalação de uma fazenda solar na ilha. Como o sol não brilha a todo tempo, a empresa do Vale do Silício também instalou um conjunto de baterias para armazenamento de energia durante os picos de produção (Revista exame; 12/03/2017).
 
O projeto desenvolvido no Havaí vai ao encontro da resolução de alguns problemas relacionados à energia e suas fontes. Sobre o assunto, analise as assertivas a seguir:
 
 I. De acordo com o texto, é possível afirmar que o projeto tem como um de seus objetivos priorizar o uso de fontes renováveis de energia em substituição às fontes não renováveis, já que a poluição é um aspecto que não condiz com a beleza natural do lugar.
II. Com a instalação das baterias, a energia solar deixa de ser uma fonte intermitente de energia, podendo substituir em larga escala o óleo diesel.
III. Provavelmente a energia solar captada na fazenda solar de Kauai poderá ser utilizada a noite e em dias com muita nebulosidade.
Após análise das assertivas, marque a alternativa correta. 
Alternativas:
b) Apenas I e III estão corretas. Alternativa assinalada
3) O jornal Diário de Pernambuco anunciou no dia 10/03/2017 a subida do Brasil no ranking mundial de capacidade instalada de energia eólica. O país ocupa o quinto lugar no ranking após a nova instalação de 2 GW em 2016, passando a responder por 2,2% da capacidade global.   
 
O mapa a seguir indica a localização dos projetos eólicos outorgados no Brasil até janeiro de 2002. Observe e, em seguida, analise as afirmativas.
 
Fonte: Agência Nacional de Energia Elétrica (2002, pág. 71).
 
 
 I. Apesar dos dados serem de 2002, o mapa condiz com a realidade climática brasileira, já que os únicos lugares viáveis para a construção de geradores eólicos estão na região nordeste do país, detentora de ventos fortes e persistentes.
 II. É necessário um estudo prévio da viabilidade técnica e econômica de projetos de usinas eólicas, pois fatores como o relevo, o tipo de vegetação presente e a disponibilidade hídrica podem influenciar no perfil da circulação das massas de ar. Tal fato poderia justificar a presença de usinas eólicas em apenas algumas áreas de um mesmo estado.
II. O estado do Ceará representa o principal gerador de energia eólica do país, sendo também o detentor das usinas com maior potência.
Levando em conta as informações apresentadas acima, é correto afirmar que:
Alternativas:
a) Apenas a afirmativa II está correta. Alternativa assinalada
4) A Oferta Interna de Energia Brasileira – energia necessária para movimentar a economia - deverá ficar, no ano de 2016, em mais de 286 milhões de toneladas equivalentes de petróleo (tep), sendo que deste total, 43,9% correspondem à energia renovável. Este indicador faz da matriz energética brasileira uma das mais limpas do mundo. Os dados constam no Boletim Mensal de Energia – Fevereiro de 2016. Quando considerada a oferta de energia elétrica – subconjunto da matriz energética-, as estimativas para 2016 mostram vantagens ainda mais significativas, com as energias renováveis podendo chegar a 79,3% de participação, superior ao indicador de 75,5% verificado em 2015 – no mundo este indicador é de 24%. A fonte hidráulica continuará preponderante, respondendo por 66,2% da matriz (64% em 2015) (MME, 2016).
 
Sobre a matriz energética, analise as afirmativas de I a IV:
 
I. ( ) A matriz energética é um importante instrumento de avaliação do desenvolvimento socioeconômico de um país.
II. ( ) Ao contrário do restante do mundo, a composição da matriz de energia elétrica do Brasil é fortemente marcada pelas fontes não renováveis.
III. ( ) Tanto a matriz energética quanto a matriz de energia elétrica, apenas, possuem a energia hidrelétrica como a mais explorada.
IV. ( ) A energia hidráulica e a cana-de-açúcar e seus produtos, são as principais contribuidoras da matriz energética renovável.
Agora, utilizando V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa, assinale a alternativa abaixo que apresenta a sequência correta de V-F para as afirmativas I até IV:
Alternativas:
a) V – F – F – V. Alternativa assinalada

Outros materiais