Buscar

Teste 4

Prévia do material em texto

1
          Questão
	
	
	(ENEM 2011) Cultivar um estilo de vida saudável é extremamente importante para diminuir o risco de infarto, como também de problemas como morte inesperada e derrame. Significa que manter uma alimentação saudável e praticar atividade física regularmente já reduz, por si só, as chances de desenvolver vários problemas. Além disso, é importante para o controle da pressão arterial, dos níveis de colesterol e de glicose no sangue. Também ajuda a diminuir o estresse e aumentar a capacidade física, fatores que, somados, reduzem as chances de infarto. Exercitar-se, nesses casos, com acompanhamento médico e moderação, é altamente recomendável. (ATALIA, M. Nossa vida. In: Revista Época. 23 mar. 2009.) As ideias veiculadas no texto se organizam estabelecendo relações que atuam na construção do sentido. A esse respeito, identifica-se, no fragmento, que:
		
	
	o conectivo ¿mas também¿ inicia oração que exprime ideia de contraste.
	 
	a expressão "Além disso" marca uma sequenciação de ideias.
	
	o termo "Também" exprime uma justificativa.
	
	o termo "como", em "como morte súbita e derrame", introduz uma generalização.
	
	o termo "fatores" retoma coesivamente "níveis de colesterol e de glicose no sangue".
	Respondido em 05/05/2021 20:31:55
	
	
	 
		2
          Questão
	
	
	A definição clássica de democracia a descreve como o governo do povo, pelo povo e para o povo. Há, aqui, de saída, uma homogeneização da cidadania, cujo objetivo consiste em aplainar ou abolir  as diferenças sociais, transformando todos os cidadãos em seres com os mesmos direitos e deveres. Numa sociedade de classes, em que há exploradores e explorados, isto é absolutamente falso, e afirmá-lo chega às raias do escândalo. No Brasil, por exemplo, um terço das famílias ganha até dois salários mínimos. A percentagem de 1% dos mais ricos, em nosso país, participa da renda nacional numa proporção igual à dos 50% mais pobres. Este desnível clamoroso nos confere o título nada honroso de campeões mundiais da injustiça social.  PELLEGRINO, Hélio. A burrice do demônio.
Em relação aos elementos de coesão do texto, assinale a alternativa falsa.
		
	
	Em isto é absolutamente falso, isto refere-se à homogeneização da cidadania
	
	A expressão este desnível clamoroso refere-se às diferenças sociais, à má distribuição de renda no Brasil.
	
	Em ... a descreve como o governo do povo, pelo povo e para o povo, o pronome pessoal a refere-se à democracia.
	 
	EM há aqui , de saída,  uma homogeneização da cidadania, cujo objetivo consiste em aplainar  ou abolir  as diferenças sociais, a palavra cujo refere-se ao objetivo da cidadania. 
	
	Em este desnível clamoroso nos confere o título nada honroso de campeões mundiais da injustiça social, o pronome nos refere-se a nós, brasileiros
	Respondido em 05/05/2021 20:32:01
	
Explicação:
O pronome relativo cujo é utilizado quando estabelece relação de posse entre o antecedente e o termo que especifica:  uma homogeneização da cidadania, cujo objetivo, ou seja, o objetivo da homogeneização da cidadania consiste em aplainar ou abolir as diferenças sociais  e não o objetivo da cidadania. O antecedente é o núcleo do objeto :  homogeneização.
	
	
	 
		3
          Questão
	
	
	Ao analisar o desempenho da economia brasileira, os empresários afirmaram que os resultados eram bastante razoáveis, uma vez que a produção não aumentou, mas também não caiu.
A expressão coesiva UMA VEZ QUE pode ser substituída , com as alterações necessárias, mas sem alterar o sentido do texto, por
		
	
	se
	
	embora (não tenha aumentado ). 
	 
	porque
	
	todavia ( não tenha aumentado)
	
	portanto ( não tenha aumentado)
	Respondido em 05/05/2021 20:32:08
	
Explicação:
A palavra porque expressa uma justificativa, explicação.
 
Conectivos são palavras ou expressões usadas para unir termos e orações. A escolha errada desses conectivos pode ocasionar a deturpação do sentido do texto
	
	
	 
		4
          Questão
	
	
	FEPESE - 2019 - Prefeitura de Campos Novos - SC -
Tanto na escrita quanto na compreensão de um texto, coerência e coesão são imprescindíveis.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) quanto aos conceitos de coerência e coesão.
( ) A coesão textual está ligada à significação do texto.
( ) A não contradição é um dos princípios básicos da coerência textual.
( ) Reiterações e referências são exemplos de coesão textual.
( ) Os mecanismos linguísticos que permitem uma sequência lógico-semântica entre as partes de um texto estão ligados à coerência textual.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
		
	 
	F -  V - V - F
	
	F - V - V - V
	
	V - V - F - F
	
	V - F - V - V
	
	F -  F - V - F
	Respondido em 05/05/2021 20:32:31
	
Explicação:
A coesão refere-se aos mecanismos para estabelecer ligação dentro do texto.
A redação está correta até a parte em que diz "coerência textual", pois os mecanismos linguísticos são pertinentes ao estudo da coesão textual
	
	
	 
		5
          Questão
	
	
	Sobre a coesão textual, estão corretas as seguintes proposições: I. A coesão textual está relacionada com os componentes da superfície textual, ou seja, as palavras e frases que compõem um texto. Esses componentes devem estar conectados entre si em uma sequência linear por meio de dependências de ordem gramatical. II. A coesão não está na superfície textual. Compreender aquilo que está escrito dependerá dos níveis de interação entre o leitor, o autor e o texto. Por esse motivo, um mesmo texto pode apresentar múltiplas interpretações. III. Por meio do uso adequado dos conectivos e dos mecanismos de coesão, podemos evitar erros que prejudicam a sintaxe e a construção de sentidos do texto. IV. A coesão obedece a três princípios: o princípio da não contradição; princípio da não tautologia e o princípio da relevância. V. Entre os mecanismos de coesão estão a referência, a substituição, a elipse, a conjunção e a coesão lexical.
		
	
	II e IV estão corretas.
	
	II, IV e V estão corretas.
	
	I e III estão corretas
	 
	I, III e V estão corretas.
	
	Apenas V está correta.
	Respondido em 05/05/2021 20:32:38
	
	
	 
		6
          Questão
	
	
	Assinale a opção que preenche, de forma coesa e coerente, as lacunas do texto a seguir. O fenômeno da globalização econômica ocasionou uma série ampla e complexa de mudanças sociais no nível interno e externo da sociedade, afetando, em especial, o poder regulador do Estado. _________ a estonteante rapidez e abrangência _________ tais mudanças ocorrem, é preciso considerar que em qualquer sociedade, em todos os tempos, a mudança existiu como algo inerente ao sistema social. (Adaptado de texto da Revista do TCU, nº82).
		
	
	Porquanto - ao que
	
	De maneira que - a que
	
	Quando - de que
	
	Portanto - de que
	 
	Não obstante - com que
	Respondido em 05/05/2021 20:32:44
	
Explicação:
Não obstante é uma locução conjuntiva cujo significado se refere a uma situação de oposição a uma outra ideia apresentada, mas que não impede sua concretização. É sinônimo de "apesar de", "conquanto", "contudo", "a despeito de", "nada obstante".
Observe que no trecho podemos entender: "Apesar da  estonteante rapidez e abrangência com que tais mudanças ocorrem, é preciso considerar que em qualquer sociedade, em todos os tempos, a mudança existiu como algo inerente ao sistema social."
 
	
	
	 
		7
          Questão
	
	
	Quarto barato - Um homem chega na cidadezinha do interior e, ao procurar o hotel, estranha os preços das diárias: havia diária de cem reais, uma de cinquenta reais e outra de dez reais. O capiau atende e explica: - Na de cem reais tem TV a cabo e sauna. Na de cinquenta reais não tem sauna. Na de dez reais tem que fazer a cama! O viajante não tem dúvida: - Fico nessa! Fazer a cama pra mim não é problema! - Certo! Então pode pegar a madeira, os pregos e o martelo ali no fundo. (Lucas Machado). No texto, o humoré gerado a partir de:
		
	
	gerundismo.
	
	queísmo.
	
	coloquialismo.
	 
	duplo sentido.
	
	cacófato.
	Respondido em 05/05/2021 20:32:49
	
Explicação:
O duplo sentido é uma duplicidade intencional que permite mais de uma interpretação.
	
	
	 
		8
          Questão
	
	
	No enunciado "Minha mãe é uma professora renomada. Ela me ensinou tudo o que sei.", o pronome "Ela" foi utilizado para
		
	
	recuperar um referente que será apresentado no texto.
	
	encadear as ideias desenvolvidas pelo interlocutor no texto.
	
	garantir a sequência das ações expressas no texto.
	
	estabelecer uma interdependência entre os argumentos.
	 
	retomar um referente já apresentado no contexto.
	Respondido em 05/05/2021 20:32:53
	
Explicação:
O uso do pronome de terceira pessoa é uma das formas de garantir a coesão referencial, pois sinaliza ao interlocutor o elemento a que se faz referência. A concordância entre pronomes e formas nominais evita possíveis ambiguidades. Exemplo: As crianças estão viajando. Elas só voltarão no final do mês (cf. aula 4).

Continue navegando