Buscar

Conceitos Jurídicos Fundamentais

Prévia do material em texto

1.
		De acordo com Sérgio Cavalieri há uma pequena diferença entre sanção e pena, embora na prática os autores e a própria lei não a considerem. Partindo desta concepção pode-se afirmar que: I) Sanção é a ameaça de punição para o transgressor da norma e pena exerce uma coação psicológica. II) Pena é o castigo imposto para o transgressor da norma e sanção é a possibilidade de coação da qual a norma é acompanhada. III) A coação psicológica exercida pela pena faz com que a maioria se conduza dentro dos limites do Direito, portanto a obrigação não pode existir sem sanção. IV) A sanção é também chamada de prevenção geral, através da qual o Direito consegue evitar a ocorrência de inumeráveis conflitos e a pena exerce a prevenção especial, isto é, o remédio extremo usado contra a minoria que não observa as normas, no empenho de levá-la a respeitar o Direito. Só é correto o que se afirma nas alternativas:
	
	
	
	I e II
	
	
	II e III
	
	
	II e IV
	
	
	todas as proposições estão corretas
	
	
	III e IV
	
Explicação:
De acordo com o enunciado, estão corretas as afirmativas II e IV, quais sejam:
II - Pena é o castigo imposto para o transgressor da norma e sanção é a possibilidade de coação da qual a norma é acompanhada.  
IV-  A sanção é também chamada de prevenção geral, através da qual o Direito consegue evitar a ocorrência de inumeráveis conflitos e a pena exerce a prevenção especial, isto é, o remédio extremo usado contra a minoria que não observa as normas, no empenho de levá-la a respeitar o Direito. 
Com relação à afirmativa I: A  pena seria a ameaça de punição para o transgressor da norma e sanção  exerceria uma coação psicológica.
Com relação à afirmativa III: A coação psicológica exercida pela sanção faz com que a maioria se conduza dentro dos limites do Direito, portanto a obrigação não pode existir sem sanção.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Os Aspectos sociais do fenômeno jurídico segundo a teoria tridimensional do direito de Miguel Reale tem três dimensões: a ___________________ dedica-se ao direito em seu aspecto valorativo, a norma é estudada pela _________________ e finalmente a Sociologia Jurídica tem o direito como _________________.
	
	
	
	Teoria da Norma, Ciência do Direito e Fato social
	
	
	Ciência do Direito, Filosofia do Direito e Direito.
	
	
	Filosofia do Direito, Ciência do Direito e Fato social
	
	
	Ciência do Direito, Teoria da Norma e Fato social
	
	
	Filosofia do Direito, Sociologia e Fato Social.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Quando as normas estatais não atingem a sociedade como um todo, podem surgir fontes ¿ muitas vezes negativas ¿ para suprir a ausência de poder deixado pelo Estado. Este fenômenos é designado como:
	
	
	
	Conflito de leis
	
	
	Normas jurídicas ineficazes
	
	
	Normas morais
	
	
	Ponderação de princípios
	
	
	Vazio normativo
	
Explicação:
Quando as normas estatais não atingem a sociedade como um todo, podem surgir fontes ¿ muitas vezes negativas ¿ para suprir a ausência de poder deixado pelo Estado. Este fenômenos é designado como vazio normativo.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Uma vez aberto, o conflito poderá ser composto de diferentes formas. Se o poder judiciário for acionado para tal, que nome recebe essa composição e quais suas características:
	
	
	
	Jurídica: mediação, conciliação e arbitragem.
	
	
	Autoritária: publicidade, razoabilidade e arbitrariedade;
	
	
	Jurídica: arbitragem, universalidade e publicidade;
	
	
	Jurídica: anterioridade, publicidade e universalidade;
	
	
	Voluntária: autonomia, gratuidade e universalidade;
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Analise as afirmativas abaixo e aponte a afirmativa correta:
I - Na mediação, o mediador não só aproxima as partes como ainda realiza atividades de controle das negociações.
II- Arbitragem é o meio privado e alternativo de solução de conflitos decorrentes de direitos patrimoniais disponíveis através do árbitro, normalmente um especialista na matéria controvertida, que apresentará uma sentença arbitral.
III - Na conciliação, o conciliador tenta aproximar os litigantes promovendo o diálogo, de forma que eles encontrem a solução e ponham fim ao conflito.
IV - Arbitragem institucional é a arbitragem avulsa, ou seja, as partes não se submetem a uma entidade especializada para administrar a arbitragem e tratam de todo o procedimento.
	
	
	
	IV, somente
	
	
	II, IV
	
	
	I, III, IV
	
	
	I, II, III, IV
	
	
	II, somente
	
Explicação:
De acordo com o enunciado, somente a alternativa II está correta, qual seja:
II - Arbitragem é o meio privado e alternativo de solução de conflitos decorrentes de direitos patrimoniais disponíveis através do árbitro, normalmente um especialista na matéria controvertida, que apresentará uma sentença arbitral.
Na alternativa  I: Na mediação, o mediador aproxima as partes, sem realizar atividades de controle das partes.
Na alternativa III:  Na conciliação, o conciliador aproximar os litigantes promovendo o diálogo e indica caminhos e meios para se alcance uma  solução e que se ponha fim ao conflito.
Na alternativa IV:  Na Arbitragem institucional,   as partes se submetem a uma entidade especializada para administrar a arbitragem e tratam de todo o procedimento. Na Arbitragem avulsa ou "ad hoc", as partes as partes de comum acordo nomeiam os árbitros e administram elas próprias o procedimento arbitral.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		O que não caracteriza a Função de Regulação Social do Direito?
	
	
	
	A regulação social estabelece sanções corretivas.
	
	
	Nesta função, os comportamentos vão se orientando no sentido recomendado pelos modelos normativos do ordenamento jurídico.
	
	
	A regulação social é possibilitada por meio do caráter persuasivo das normas jurídicas, que trazem o poder de influenciar, condicionar e convencer os membros de um grupo social.
	
	
	É uma função de tipo organizacional, na medida em que sua finalidade última é, justamente, a organização da vida em sociedade.
	
	
	Nesta função, o caráter organizador do direito conduz o comportamento jurídico, influenciando na formação dos hábitos dos sujeitos sociais, seu agir e suas perspectivas, e com isso evitando que venham a surgir conflitos.
	
Explicação:
A regulação social é uma das funções do Direito. Ela não estabelece sanções corretivas, são as normas jurídicas que fazem isso.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Ruth é condômina do edifício Varandas em Madureira, moradora no apartamento 201, e Fábio reside no apartamento 301, exatamente acima ao dela. Nas últimas semanas, Fábio decidiu ensaiar com sua banda, nas noites de quinta-feira causando transtornos para Ruth, que decidiu se dirigir ao síndico do prédio, Sr. Luís, para efetuar a devida reclamação. O síndico, Sr. Luís, conversou com Fábio e Ruth e propôs que os ensaios musicais fossem realizados na parte da manhã, período em que Ruth está trabalhando. Ruth e Fábio aceitaram esta decisão e o conflito foi sanado. Podemos dizer que a forma de composição do litígio acima descrito foi:
	
	
	
	MEDIAÇÃO, pois as partes entraram em acordo com a ajuda de um mediador;
	
	
	JURISDIÇÃO, pois o conflito foi resolvido de acordo com os termos do Direito de vizinhança;
	
	
	CONCILIAÇÃO, pois a decisão foi tomada por um conciliador, onde as partes puderam debater sobre o ocorrido.
	
	
	ARBITRAGEM, pois uma terceira pessoa, o árbitro, solucionou o conflito;
	
	
	AUTOCOMPOSIÇÃO, pois as duas partes puderam expor seus argumentos para o mediador;
	
Explicação:
A resposta correta é: 
Conciliação.
No caso apresentado pela questão, as partes, Ruth e Fábio, aceitaram a indicação  de um solução vinda de um terceiro, o Síndico - Sr. Luís.
 
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		8.
		A composição jurídica é sempre realizada mediante um critério previamente elaborado e enunciado, sendo aplicável a todos os casos que ocorram a partir de então, apresentando como características:
	
	
	
	Autoritário e voluntárioInteresses, anarquismo e leis
	
	
	Anterioridade, conduta e especificidade
	
	
	Anterioridade, publicidade e universalidade
	
	
	Leis, normas e formação voluntária

Continue navegando

Outros materiais