A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
10 pág.
MAPA_ACIONAMENTOS

Pré-visualização | Página 1 de 2

M.A.P.A. – ACIONAMENTOS ELÉTRICOS
FELIPE HONÓRIO 1844564-5
Seja bem-vindo(a), 
Em virtude do atual quadro pandêmico mundial de covid-19, todos os experimentos práticos não poderão ser realizados neste momento, mas fique tranquilo, as situações descritas adiante, são de nosso cotidiano e com certeza elas foram vivenciadas por vocês ou já devem ter escutado histórias engraçadas sobre esses acontecimentos. 
Este M.A.P.A. estará dividido em três fases. Cada uma das fases você será estimulado a responder as perguntas feitas baseando-se nos conteúdos abordados nas aulas e interpretação das situações problemas apresentados. 
ATENÇÃO! Este M.A.P.A. é INDIVIDUAL! Porém você poderá discutir com seus colegas, sobre as soluções encontradas e qual seria a mais adequada do ponto de vista da engenharia, ou seja, custo-benefício. Você reparou que as palavras custo e benefício, estão acopladas? Assim ambas devem ser tratadas, sempre juntas para chegar na melhor solução. 
Esta disciplina é quase toda voltada para soluções industriais, onde o engenheiro atua para prevenir ou resolver problemas que possam ocorrer no dia a dia de uma fábrica, ou problemas em alguma maquina industrial em especifico. 
As suas tarefas neste M.A.P.A. serão: 
✓ Dimensionando de condutores segundo a NBR5410; 
✓ Leitura e intepretação de placa de motores elétricos; 
✓ Identificar a melhor solução para partida de motores. 
Aproveite esse momento de pandemia e faça o melhor que puder de onde estiver! 
Bom trabalho! 
Prof. Leonardo Seki
INSTRUÇÕES DE ENTREGA
Este é um trabalho INDIVIDUAL.
As respostas devem ser entregues utilizando o Modelo de Resposta MAPA disponibilizado. Sobre o seu preenchimento, é necessário o cumprimento das seguintes diretrizes:
· Não serão aceitas respostas que constam apenas o resultado numérico, sem que seja demonstrado o raciocínio que o levou a encontrar aquela resposta;
· Toda e qualquer fonte e referência que você utilizar para responder os questionários deve ser citada ao final da questão;
· Após inteiramente respondido, o Modelo de Resposta MAPA deve ser enviado para correção pelo seu Studeo em formato de arquivo DOC / DOCX ou PDF, e apenas estes formatos serão aceitos;
· O Modelo de Resposta MAPA pode ter quantas páginas você precisar para respondê-lo, desde que siga a sua estrutura;
· O Modelo de Resposta MAPA deve ser enviado única e exclusivamente pelo seu Studeo, no campo "M.A.P.A." desta disciplina. Toda e qualquer outra forma de entrega deste Modelo de Resposta MAPA não é considerada.
A qualidade do trabalho será considerada na hora da avaliação, então preencha tudo com cuidado, explique o que está fazendo, responda as perguntas e mostre sempre o passo a passo das resoluções e deduções. Quanto mais completo seu trabalho, melhor!
Problemas frequentes a evitar:
· Coloque um nome simples no seu arquivo para não se confundir no momento de envio;
· Se você usa OPEN OFFICE ou MAC, transforme o arquivo em PDF para evitar incompatibilidades;
· Verifique se você está enviando o arquivo correto! É o MAPA da disciplina certa? Ele está preenchido adequadamente?
Como enviar o arquivo:
· Acesse no Studeo o ambiente da disciplina e clique no botão M.A.P.A. No final da página há uma caixa tracejada de envio de arquivo. Basta clicar nela e então selecionar o arquivo de resposta da sua atividade;
· Antes de clicar em FINALIZAR, certifique-se de que está tudo certo, pois uma vez finalizado você não poderá mais modificar o arquivo. Sugerimos que você clique no link gerado da sua atividade e faça o download para conferir se está de acordo com o arquivo entregue.
Sobre plágio e outras regras:
· Trabalhos copiados da internet ou de outros alunos serão zerados;
· Trabalhos copiados dos anos anteriores também serão zerados, mesmo que você tenha sido o autor.
A equipe de mediação está à sua disposição para o atendimento das dúvidas por meio do “Fale com o Mediador” em seu Studeo. Aproveite essa ferramenta!
PRIMEIRA TAREFA: DIMENCIONAMENENTO DE CONDUTORES
O dimensionamento de condutores é um ponto abordado na NBR5410:2004, no item 6 – Seleção e instalação de componentes. 
Segundo a norma, para que seja feito um dimensionamento correto dos condutores, devemos considerar vários fatores da instalação, como: potencia do circuito, comprimento do circuito desde o ponto de entrega da distribuidora (afim de manter a queda de tensão, dentro dos limites aceitáveis), método de instalação, fator de agrupamento, fator de temperatura e a capacidade de corrente do condutor.
Como profissional você deve sempre manter fazer um dimensionamento conforme a norma e conseguir realizar implementação com o melhor custo beneficio para o cliente. 
Para esta fase da atividade, responda:
1.1 Segundo a NBR 5410, um circuito terminal não pode apresentar quantos porcentos de queda de tensão entre seus terminais? E segundo a norma, nenhum ponto deve apresentar mais que 5% a 7% de queda de tensão, em relação ao valor da tensão nominal da instalação, quais são os 4 critérios que a norma trás acerca disso.
	Resposta 1.1)
Em Circuitos terminais é permitido no máximo 4% de queda de tensão, queda de tensão maiores são permitidas em equipamentos cuja corrente de partida é alta durante a partida
1- 7% a partir dos terminais do secundário do transformados MT/BT no caso de transformador de propriedade da unidade consumidora
2- 7% a partir dos terminais do secundário do transformados MT/BT da empresa distribuidora de eletricidade quando o ponto de entrega for ali localizado.
3- 5% a partir do ponto de entrega, nos demais casos de ponto de entrega com fornecimento em tensão secundária de distribuição.
4- 7% a partir dos terminais de saída do gerador no caso de geração própria
1.2 Segundo a NBR 5410, o dimensionamento do condutor terra (ou de proteção), devem ser baseados nos dimensionamentos dos condutores de fase, quando os condutores tanto de fase como de proteção, forem do mesmo metal. Quais são os parâmetros apresentados pela norma para o dimensionamento do condutor terra (proteção)? 
	Resposta 1.2)
O condutor fase menor ou igual a 16mm², deve se utilizar a mesma seção do condutor fase.
O condutor fase maior que 16mm² e menor que 35mm², deve se utilizar condutor de 16mm².
O condutor fase que tiver seção maior que 35mm² o condutor de proteção poderá ter a metade da seção da fase.
1.3 Em residências, observamos que os condutores de terra e neutro são da mesma seção dos condutores de fase, isso é correto? Explique o porquê isso acontece em instalações elétricas residenciais, normalmente.
	Resposta 1.3)
É correto, pois na maioria das residências se usa no máximo condutores de 16mm² (Ou de menor seção) e neste caso o condutor de fase menor ou igual a 16mm² pode se utilizar a mesma seção do condutor fase.
SEGUNDA TAREFA: DIMENCIONAMENTO DE CONDUTORES
Motores elétricos, são itens presentes em quase todas as indústrias, pois são o meio mais utilizado para transformar energia elétrica em energia mecânica. Podemos dizer que praticamente todo tipo de indústria possui alguma máquina, ou mecanismo que utilize motores, seja a indústria de processamento de grãos, aviário, metalúrgicas, entre outros.
A WEG, é a líder de mercado de motores elétricos no país, produzindo motores em diversos modelos, potencias e destinados a diversas aplicações especificas.
A imagem acima é uma placa de identificação de um motor elétrico, de acordo com as especificações técnicas deste motor, responda as questões abaixo. 
2.1 Qual a corrente de partida deste motor, quando o mesmo está ligado a uma tensão de 220V? E qual a corrente de partida quando o motor está ligado a uma rede 380V?
	Resposta 2.1
Corrente de partida ligado ao 220v
Ip = 12,9 * 5,5 = 70,95A
Corrente de partida ligado ao 380v
Ip = 7,5 * 5,5 = 41,25A
2.2 Quais são os tipos de rolamentos utilizados neste motor?
	Resposta 2.2
Lado do eixo 6205-ZZ
Lado do ventilador 6204-ZZ
TERCEIRA TAREFA: DIMENCIONAMENTO DE CONDUTORES
Partidas de motores elétricos de grande porte, geram oscilações na rede elétrica,

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.