Buscar

Antropologia 01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ao observar a história do nosso país, sua origem e processo de formação cultural, percebemos o quanto a nossa cultura é ampla, rica e diversa, caracterizada por um vasto processo de miscigenação, isto é, pelo conjunto de diferentes grupos étnicos. A composição étnica brasileira é formada principalmente pela junção de três grupos, os quais são: indígenas, portugueses e africanos, além dos espanhóis, italianos e japoneses, entre outros, devido à colonização, à imigração e aos povos que já habitavam aqui.
É importante frisar, que o Brasil passou por um processo de descoberta e colonização pela coroa portuguesa, e somente após a sua independência foi fomentada a sua própria identidade nacional. Os elementos mais antigos da cultura brasileira advêm dos povos indígenas que já habitavam o território de nosso país antes da chegada dos portugueses em 1500.
Com o surgimento dos portugueses e o início da colonização, a cultura europeia foi introduzida, de maneira obrigatória nos povos indígenas, e os padres jesuítas vieram para o Brasil com o intuito de catequizar os índios.
Devido ao grande número de engenhos de cana-de-açúcar no século XVII, os europeus começaram a trazer os negros africanos para o Brasil, como escravos. Esses trouxeram consigo elementos da sua cultura e de seus hábitos, como as religiões de matriz africana, a sua culinária e seus instrumentos musicais. 
Já no século XIX, o país vivenciou mais um processo migratório formado por italianos que vieram trabalhar nas lavouras de café. Durante a Segunda Guerra Mundial aconteceram outros grandes fluxos migratórios, quando japoneses, alemães e judeus buscaram refúgio em terras brasileiras. Toda essa vastidão de povos provocou a formação de uma cultura plural e de culturas diferentes.
A culinária é um valioso elemento cultural de um povo, nestes termos, temos pratos típicos e ingredientes que provêm da cultura indígena, presentes nos estados Nordestinos e do Centro-Oeste brasileiro. Enquanto na Bahia, temos pratos típicos como vatapá e acarajé que são de origem africana, e a culinária tradicional paulista é bastante influenciada pela culinária portuguesa e italiana. 
A cultura europeia é uma das principais fornecedoras de elementos culturais para o Brasil. Culinária, festas, músicas e literatura foram trazidas por eles para o território brasileiro, fundindo-se com outros elementos de outros povos.
Alguns elementos culturais do século XX também ainda influenciam a cultura brasileira atual, como o carnaval, entre nos meses de fevereiro e março de cada ano.
A vasta e diversa cultura brasileira deve-se, primordialmente, ao fato do fluxo variado de migração de que vários povos e, em segundo lugar, pelas amplas dimensões territoriais brasileiras. Essas diferenças presentes dentro de nosso território e a combinação de vários povos contribuíram fortemente para a formação plural de nossa cultura. 
Diante disso, os conflitos étnicos brasileiros começaram durante o período do Brasil colônia. A chegada dos portugueses (colonizadores) ocasionou o choque entre culturas indígenas e europeias. Pois, além da doutrinação religiosa e trabalho escravo, esse encontro provocou a proliferação de epidemias e extermínio de tribos.   
As étnicas sobreviventes enfrentam atualmente os combates por demarcação de terras e o poder de fogo e político dos grandes latifundiários. Outro conflito que marca o desenvolvimento do Brasil é entre brancos e negros, tendo em vista que classe branca e burguesa rendeu fortunas em cima da mão de obra de negros escravizados. 
REFERÊNCIAS
CONFLITOS ÉTNICOS - https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/geografia/conflitos-etnicos Acesso em: 06/05/2021
Cultura Brasileira - https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/cultura-brasileira.htm Acesso em: 06/05/2021

Continue navegando