Buscar

Discursiva Juliano - Legislação e Segurança do Trabalho

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ANHANGUERA - UNIDADE PASSO FUNDO / RS
CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA
DISCIPLINA: LEGISLAÇÃO E SEGURANÇA DO TRABALHO
ACADÊMICO: JULIANO GARCIA MACHADO 
RA 363555313828
Atividade discursiva: Com relação às atividades que envolvem eletricidade, enumere os riscos existentes nesta atividade e que podem colocar em perigo a vida do profissional. Liste os equipamentos de proteção individual e coletiva que devem ser utilizados pelos profissionais que executam atividades dentro de casas de força.
NR10 E SEGURANÇA DOS PROFISSIONAIS
Todas as atividades que envolvem eletricidade devem ter rigorosas atenções. Os riscos de acidente são variados, desde as queimaduras, acidentes e até as lesões que levam a morte. O choque elétrico encontra-se como o primeiro risco que o profissional está sujeito a correr, por isso é importante que todos os profissionais que desenvolve esse tipo de atividade compreendam os procedimentos adequados para o serviço, assim como, o acesso a equipamentos de proteção individual, impostas pela segurança do trabalho, ou seja NR10.
A NR10, na edição da Portaria MTPS n.º 508, de 29 de abril de 2016, define a “Norma Regulamentadora emitida pelo Ministério do Trabalho e Emprego do Brasil que tem por objetivo garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que interagem nas instalações e serviços com eletricidade” (BRASIL, 2016). Partindo do choque elétrico, o primeiro risco que o profissional corre, devemos informar que a causa desse evento é devido o corpo humano ser um potente condutor de eletricidade e dessa maneira, quando entra em contato com a corrente elétrica, que ocorre o choque elétrico.
O choque elétrico causa, como consequências, na grande maioria das vezes as queimaduras e dependendo da intensidade da corrente e o tempo da exposição, pode ocorrer paradas cardíacas que podem levar à morte. Apesar do choque elétrico ser comum dentre as atividades elétricas, não é o único risco que o profissional corre ao lidar com alta tensão. Riscos como: os arcos voltaicos que são caracterizados pelo fluxo de corrente por um meio isolante, que pode ser o próprio ar. A sua energia é suficiente para queimar roupas comuns, provocar incêndios e emitir vapores de material ionizado e raio ultravioleta. 
As quedas, são situações de risco comuns aos profissionais que trabalham com eletricidade. Tem também, os campos eletromagnéticos, que podem ser gerados quando há a passagem de corrente elétrica alternada nos meios condutores, especialmente nos serviços de transmissão e distribuição de energia elétrica que empregam níveis de tensão muito elevados e, consequentemente, potencialmente perigosos. A exposição prolongada e intensa a esse tipo de situação pode causar avarias de natureza elétrica e magnética, possa elevar a ocorrência, por exemplo, de alguns tipos de câncer, sobretudo a leucemia e os tumores cerebrais. Por fim, as explosões e incêndios que também estão entre os grandes riscos em eletricidade, causando transtornos e até morte de outras pessoas. Contudo para não sofrer com os choques e com os demais acidentes elétricos é preciso que o profissional esteja sempre atento às medidas determinadas pela segurança do trabalho.
Diante de tudo o que foi exposto em relação aos riscos em eletricidade, é importante agora descrever sobre o uso dos Equipamentos de Proteção Individual, também chamados de EPIs. São equipamentos, materiais fundamentais para a prevenção de acidentes e na redução dos riscos. Deve ser estabelecido os equipamentos adequados a partir das atividades que serão exercidas, mas, em linhas gerais, é imprescindível o uso: de capacetes, luvas, óculos de segurança, protetores auriculares e roupas, calçado próprio para as atividades específicas. Deve respeitar e ter a atenção especial para a qualidade dos equipamentos, materiais e para sua data de validade.
Outra ação imprescindível, é a realização de treinamentos de prevenção de riscos no trabalho, inclusive aqueles relacionados aos serviços que lidam com energia elétrica. De acordo com a legislação vigente, a realização dos treinamentos, no que é previsto na NR10, é obrigatória para colaboradores que lidam com a eletricidade, direta ou indiretamente.