Buscar

APOL 2 - Técnicas Secretariais Gestão de Documentos e Arquivística E Economia e Mercado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nota: 100 
Disciplina(s): Economia e Mercado E Técnicas Secretariais: Gestão de Documentos e Arquivística
Questão 1/5
Figura: Relação entre a organização e seu ambiente externo: trocas múltiplas. 
Fonte: MORAES, P. E. S. e OLIVEIRA, V. S. de. Gestão da informação e arquivística no contexto secretarial. Curitiba: Intersaberes, 2015.
Com base na ilustração, no livro texto e nas aulas ministradas, leia com atenção as proposições e escolha a única alternativa correta:
I - No Brasil o Estado, que compõe o ambiente externo às organizações, consiste na reunião das esferas administrativas da União, unidades federativas (estados e Distrito Federal) e municípios, no exercício dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. 
II  - A sociedade, entendida como comunidade, que a organização forma quanto a seus aspectos humanos; composta somente por pessoas físicas.
III - O mercado é caracterizado pelo campo social no qual ocorrem as relações de oferta e procura por bens, serviços e recursos, influencia e é influenciado pelas organizações. Ele baliza o comportamento corporativo diante de outras empresas consumidoras dos produtos ou serviços que as instituições produzem, diante de fornecedores, diante da concorrência e diante das empresas parceiras.
	
	A
	(     ) apenas a proposição I está correta
	
	B
	(     ) apenas a proposição III está correta
	
	C
	(      ) as proposições I e II estão corretas
	
	D
	(     ) as proposições I e III estão corretas
Você acertou!
Justificativa: Sociedade é o conjunto da tessitura social composto por pessoas jurídicas e pessoas físicas,  sujeitos  que pleiteiam entre si seus ensejos comunais e pessoais.
	
	E
	(     ) as proposições I, II e III estão corretas
Questão 2/5
Também chamada de concorrência imperfeita, caracteriza-se pelo fato de que, embora muitas empresas produzam produtos diferenciados, esses podem ser altamente substituíveis, sendo exemplos disso diferentes marcas de perfumes, sabonetes, refrigerantes, calças jeans etc. Dessa maneira, ao contrário do que acontece com a concorrência perfeita, é possível aproximar-se da realidade. Nessa estrutura clássica de mercado, cada instituição vende uma marca ou uma versão de determinado produto, que difere em termos de qualidade, aparência ou reputação.   Assinale a alternativa que indica corretamente a estrutura clássica de mercado definida anteriormente.
	
	A
	Oligopólio
	
	B
	Concorrência monopolística 
Você acertou!
De acordo com Tebchirani (2011, p.73) também chamada de concorrência imperfeita, caracteriza-se pelo fato de que, embora muitas empresas produzam produtos diferenciados, esses podem ser altamente substituíveis, sendo exemplos disso diferentes marcas de perfumes, sabonetes, refrigerantes, calças jeans etc. Dessa maneira, ao contrário do que acontece com a concorrência perfeita, é possível aproximar-se da realidade. Na concorrência monopolista (também denominada de monopolística), cada instituição vende uma marca ou uma versão de determinado produto, que difere em termos de qualidade, aparência ou reputação.
	
	C
	Concorrência perfeita
	
	D
	Monopólio
Questão 3/5
De acordo com Moraes e Oliveira (2015) existe uma multiplicidade de formas de organização das instituições. Privadas ou públicas, de capital aberto ou limitadas, micro ou grandes, elas se ordenam para o melhor funcionamento possível, de modo que sejam caracterizadas com exclusividade. Sendo que elas são complexas e apresentam peculiaridades e especificidades.
A partir desse contexto e com base nos conteúdos trabalhados nas rotas de aprendizagem das disciplinas, analise as proposições a seguir e assinale a alternativa correta: 
I – Quanto a Cultura, que é o conjunto de percepções sobre a realidade, valores, identidades de comportamento e expressão, ritos, mecanismos de convivência social e mitos compartilhados pelos sujeitos que compõem a organização, eles são diferentes em cada organização, pois cada qual possui uma identidade específica.
II - As organizações não apresentam similaridades, assim como suas estruturas, mas todas guardam especificidades que fazem com que o seu processo de gerenciamento – e por extensão, o da informação – seja único.
III - A aprendizagem acumulada e compartilhada por determinado grupo, cobrindo os elementos comportamentais, emocionais e cognitivos do funcionamento psicológico de seus membros.
	
	A
	(     ) As proposições I e II estão corretas
	
	B
	(     ) As proposições I e III estão corretas.
Você acertou!
Justificativa: É claro que as organizações podem ser muito semelhantes entre si, assim como suas estruturas, mas todas guardam especificidades que fazem com que o seu processo de gerenciamento – e por extensão, o da informação – seja único.
	
	C
	(     ) As proposições II e III estão corretas
	
	D
	(     ) Apenas a proposição I está correta
	
	E
	(      ) As proposições I, II e III estão corretas
Questão 4/5
É uma estrutura de mercado caracterizada pela existência de reduzido número de produtores – os quais competem entre si –, sendo obstruída a entrada de novas empresas, geralmente em virtude do elevado volume de capital exigido, ante a escala mínima de operação muito elevada. Nesses casos, a mercadoria pode ser diferenciada ou não.   Assinale a alternativa que indica corretamente a estrutura clássica de mercado definida acima.
	
	A
	Concorrência monopolista/monopolística 
	
	B
	Oligopólio
Você acertou!
De acordo com Tebchirani (2011, p.75) o oligopólio é uma estrutura de mercado caracterizada pela existência de reduzido número de produtores – os quais competem entre si –, sendo obstruída a entrada de novas empresas, geralmente em virtude do elevado volume de capital exigido, ante a escala mínima de operação muito elevada. Nesses casos, a mercadoria pode ser diferenciada ou não. 
	
	C
	Concorrência perfeita
	
	D
	Monopólio 
Questão 5/5
De acordo com Moraes e Oliveira (2015, p. 83) "as estruturas administrativas relatam e registram o funcionamento organizacional. No entanto, há funções que podem ser vistas como sistemas, tal como a Gestão Financeira, da Produção, da Qualidade, de Recursos Humanos, de Marketing, de Logística etc. Tais sistemas requerem e produzem informações e dados necessários ao funcionamento de si mesmos e dos demais. De forma simultânea, essas estruturas e sistemas internos determinam, formam e condicionam o funcionamento organizacional".
A partir dessa informação e com base no conteúdo trabalhado ao logo da disicplina, analise as proposições a seguir e coloque “V” para verdadeiras e “F” para as falsas, em seguida assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
(     ) A homeostasia organizacional é um processo que depende do perfil da instituição, de sua experiência acumulada (conhecimento), da habilidade de interpretar dados.
(     ) O sistema de informação de uma instituição tem como funções: coletar dados tanto do ambiente interno quanto do externo; tratá-los de tal maneira que se transformem em informações úteis à tomada de decisão; planejar as ações; organizar as informações de modo documental, físico e eletrônico; controlar as informações e os dados; e dirigir os esforços organizacionais no sentido da eficiência e da eficácia no seu uso.
(     ) O profissional de Secretariado pode, com competência, ser o elo gestor e de facilitação do trânsito de informações e conhecimentos, ou fomentar as relações intersetoriais que privilegiem o compartilhamento de dados e saberes que conferem maior eficiência e eficácia às instituições.
(     ) O profissional de Secretariado, como responsável pelo gerenciamento das informações, pode ainda dar suporte a um gestor (executivo), a setores organizacionais ou à instituição como um todo.
A sequência correta é:
	
	A
	(     ) V,F, V, F
	
	B
	(     ) V, F, F, V
	
	C
	(     ) V, V, V, V
Você acertou!
Justificativa: Todas as proposições são verdadeiras.
	
	D
	(     ) V, V, V, F
	
	E
	() F, V,F, V

Outros materiais