Buscar

Plantas da Família Solanaceae - Exercicios

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exercícios – Plantas da Família Solanaceae
1)A Farmacognosia é a área de estudo voltada para as substâncias naturais que apresentam ação biológica. Existe uma variedade de técnicas botânicas, químicas e físicas úteis para análise forense. Os alcaloides tropânicos apresentam efeitos alucinógenos; a atropina e a escopolamina são extremamente tóxicas e seu consumo leva a amnésia durante a intoxicação, perda da realidade e sono profundo.
Os alcaloides tropânicos têm uma estrutura:
Você acertou! 
bicíclica, apresentando anéis de pirrolidina e piperidina.
Por que esta resposta é a correta? Os alcaloides tropânicos têm uma estrutura bicíclica, denominada tropano, com anéis pirrolidínicos e piperidínicos. As espécies Solanaceae têm, em sua constituição química, as moléculas derivadas do tropanol, pertencentes à atropina. 
2) Um dos alcaloides tropânicos mais conhecidos no meio clínico é a atropina, utilizada como alucinógeno na produção de drogas sintéticas como o ecstasy. A atropina interage com certos receptores, levando ao processo de inativação. Com quais receptores a atropina apresenta maior afinidade?
Você acertou!
Receptores muscarínicos.
Por que esta resposta é a correta? A atropina é um alcaloide e interfere na ação da acetilcolina no organismo. Ela é um antagonista muscarínico que age nas terminações nervosas parassimpáticas, inibindo-as.
Os receptores betas são receptores pós-sinápticos da adrenalina e noradrenalina presentes em diversas partes do organismo (rins, coração, vaso sanguíneo, e os músculos esqueléticos). Os receptores alfas são os receptores pós-sinápticos da adrenalina, presentes na musculatura lisa, nos neurônios e no sistema nervoso simpático. Os receptores dopaminérgicos (receptor de dopamina) são acoplados à proteína G, e a dopamina é o ligante endógeno.
3) Durante uma blitz policial, uma jovem foi abordada com sinais de embriaguez, agitação, alucinações e pupilas dilatadas. No momento da abordagem, os policiais perceberam que a jovem portava uma garrafa com líquido. Após a apreensão, esse frasco foi encaminhado para análise de um perito. O farmacêutico perito emitiu um laudo apontando a presença da substância hioscina.
A qual classe de metabolitos essa substância pertence?
Você acertou!
Alcaloides tropânicos.
Por que esta resposta é a correta? Os alcaloides tropânicos apresentam atividade sobre o sistema nervoso central devido às diferentes funções das estruturas moleculares. O tropanol trabalha na inibição das ações da acetilcolina em efetores autônomos inervados pelos nervos pós-ganglionares colinérgicos. A hioscina produz efeitos alucinógenos quando utilizada de forma incorreta, provocando delírios, alucinações e convulsões. 
O alcaloide piperidínico apresenta um núcleo piperidina derivado do aminoácido lisina. Tem cadeia alifática longa e atividade leishmanicida. 
A tubocurarina é um alcaloide encontrado no curare, utilizado em processos cirúrgicos para o relaxamento muscular.
As cumarinas são metabólitos secundários encontrados em diversas plantas, como guaco e erva-doce. São amplamente utilizadas como aromatizantes e cosméticos.
As saponinas são glicosídeos do metabolismo secundário, caracterizados pela formação de espuma, tendo propriedades de detergentes e surfactantes. São compostos não nitrogenados que se dissolvem em água. Apresentam as propriedades de emulsionar óleos e de produzir hemólise.
4) Têm estrutura triterpênica e em algumas plantas apresentam propriedade hemolítica. Suas atividades biológicas são diuréticas, digestivas e antiespasmódicas. Uma das características marcantes do metabólito é a capacidade de se dissolver em água, originando soluções espumantes e agindo como emulsificante em óleos.
De acordo com as características apresentadas, o texto define qual classe de metabólito?
Você acertou!
Saponinas.
Por que esta resposta é a correta?
As saponinas são glicosídeos do metabolismo secundário caracterizados pela formação de espuma, tendo propriedades de detergentes e surfactantes. São compostos não nitrogenados que se dissolvem em água. Apresentam as propriedades de emulsionar óleos e de produzir hemólise. Esta última deve-se à capacidade do glicosídeo de se combinar com as moléculas de colesterol presentes na membrana dos eritrócitos, perturbando o equilíbrio interno-externo e promovendo a ruptura da célula com consequente liberação da hemoglobina. Quimicamente, constituem um grupo heterogêneo, sendo classificados em glicosídeos saponosídicos do tipo esteroide e do tipo triterpênico.
As cumarinas são metabólitos secundários encontrados em diversas plantas, como guaco e erva-doce. São amplamente utilizadas como aromatizantes e cosméticos. Podem ser classificadas como heterosídeos, sendo estruturalmente lactonas do ácido o-hidroxi-cinâmico.
Taninos são polifenóis de origem vegetal, com pesos moleculares geralmente entre 500 e 3 mil unidades de massa atômica. São classificados como hidrolisáveis ou condensáveis, de acordo com seu esqueleto de carbono.
Flavonoides são compostos de origem natural do grupo dos metabólitos secundários, abundantes no reino vegetal. Participam da fase que depende da luz durante a fotossíntese e geralmente são encontrados na parte aérea da planta, estando ausentes apenas em organismos de origem marinha. Podem ser considerados pigmentos naturais. Desempenham papel fundamental na proteção do vegetal, atuando na proteção contra agentes oxidantes (raios UV, substâncias químicas presentes nos alimentos e poluição).
Alcaloide é uma substância de caráter básico derivada principalmente de plantas, mas pode ser derivada de fungos, bactérias e até mesmo de animais. Contém, em sua fórmula, basicamente nitrogênio, oxigênio, hidrogênio e carbono.
5) A fitoterapia realiza o estudo de plantas medicinais aplicadas à cura de doenças. Todo produto farmacêutico, seja ele extrato, tintura, pomada ou cápsula, que utilize matéria-prima proveniente de qualquer parte da planta e apresente efeito farmacológico é considerado um medicamento fitoterápico.
Indique quais plantas apresentam, em sua constituição química, alcaloides tropânicos.
Você acertou!
​​​​​​​Datura stramonium (trombeta) e Atropa beladona (beladona).
Por que esta resposta é a correta? Datura stramonium e Atropa beladona apresentam alcaloide trôpanico em sua constituição química. Morus nigra L., Equisetum arvense e Matricaria chamomilla contêm flavonoides e apresentam atividade anti-inflamatória, antiviral e vasodilatadora. Thymus vulgares e Lippia alba contêm taninos e apresentam propriedades adstringentes. Arnica montana, Lavandula officinalis e Pimpinella anisun contêm cumarinas e apresentam atividades antiprotozoárias.

Continue navegando