Buscar

Planejamento Ambiental P1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	Com a proximidade das chuvas de verão, recomeça o medo de novos deslizamentos, principalmente para quem mora em área de risco. De acordo com o levantamento da Prefeitura, são 12 mil imóveis ocupando áreas de risco no município. O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável de Nova Friburgo, o engenheiro Ivison Macedo, disse à reportagem de A voz da serra que, nos últimos 12 meses, perto de 600 obras foram embargadas em toda a cidade por estarem irregulares (JORNAL A VOZ DA SERRA, 2014). A Lei nº 12.608, 2012 institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil -PNPDEC- dispõe sobre o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil -SINPDEC- e o Conselho Nacional de Proteção e Defesa Civil -CONPDEC-, autoriza a criação de sistema de informações e monitoramento de desastres e dá outras providências. Sobre as diretrizes da PNPDEC, assinale a alternativa INCORRETA:
FONTE: JORNAL A VOZ DA SERRA. 2014. Disponível em: <https://avozdaserra.com.br/noticias/construcoes-em-areas-de-risco-um-problema-sem-fim>. Acesso em: 6 ago. 2018.
BRASIL. LEI Nº 12.608, DE 10 DE ABRIL DE 2012. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/cciviL_03/_Ato2011-2014/2012/Lei/L12608.htm>. Acesso em: 6 ago. 2018.
	 a)
	Planejamento amparado por estudos de curto prazo, realizados exclusivamente após a ocorrência de desastres no território nacional.
	 b)
	Abordagem sistêmica a respeito das ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação.
	 c)
	Participação da sociedade civil.
	 d)
	Adoção da bacia hidrográfica como unidade de análise das ações de prevenção de desastres relacionados a corpos d'água.
	2.
	Para que seja realizada a elaboração de um Plano Diretor em determinado município, algumas etapas básicas (aspectos em comum) devem ser seguidas, independentemente do município em que ele for implementado. Com relação a essas etapas, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Levantamento de dados - Proposição de resultados - Proposta.
	 b)
	Análise de dados - Elaboração de metodologias - Diagnóstico.
	 c)
	Análise de resultados - Diagnóstico - Proposta.
	 d)
	Levantamento de dados - Diagnóstico - Proposta.
	3.
	No processo de zoneamento do espaço urbano, para que sejam estabelecidos os perímetros territoriais (limites para as zonas estabelecidas), algumas regras básicas devem ser verificadas. Sobre essas regras, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Para uma mesma zona, as atividades não podem ser incompatíveis, como, por exemplo, a existência de uma indústria têxtil em uma área residencial.  
(    ) Uma creche pode ser instalada próxima a uma via com grande circulação de automóveis, sem grandes problemas à segurança.
(    ) Uma casa de shows, localizada em uma área residencial, deve apresentar o isolamento acústico adequado, de modo a se evitar poluição sonora.
(    ) Um uso, industrial ou residencial, pode ocasionar uma maior ou menor capacidade de fluxo, podendo gerar danos a uma atividade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	F - F - V - F.
	 d)
	V - F - V - V.
	4.
	Podem ser tidos enquanto uma nova modalidade de expansão da cidade, ou como uma reinterpretação das antigas cidades medievais e seus muros. Sobre a denominação dessa nova configuração do espaço, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Loteamentos rurais.
	 b)
	Lotes industriais.
	 c)
	Loteamentos verticais.
	 d)
	Condomínios horizontais.
	5.
	Um estudo inédito realizado pelo IBGE e divulgado no dia 29 de junho de 2018, em parceria com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), analisou áreas de risco em 872 cidades do Brasil e colocou Blumenau (estado de Santa Catarina), na parte de cima do ranking. O município lidera na região Sul a lista de municípios com mais pessoas em áreas sujeitas a desastres naturais e fica na 17ª posição em nível nacional. Os dados são de 2010, mas foram computados e divulgados somente agora, e revelam que na época 25% dos moradores de Blumenau viviam em locais com risco de deslizamentos, alagamentos ou outros desastres naturais. O percentual representa 78,3 mil pessoas das 309 mil que moravam em Blumenau em 2010, conforme o Censo. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- A elevada ocupação de áreas de risco em Blumenau deve-se ao fato de que o município, por força de lei, não seja obrigado a apresentar um Plano Diretor.
II- As áreas de topos de morro com declividade acentuada, consideradas áreas de preservação permanente (APPs) apresentam pouca ocupação no município, segundo dados do IBGE.
III- Órgãos ambientais não podem, sob qualquer hipótese, autorizar o desmatamento de APPs, princípio não observado no município de Blumenau.
IV- Também são consideradas APPs, as faixas marginais de qualquer curso d'água natural perene e intermitente, em largura definida por lei, conforme a largura do corpo d'água em questão.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://jornaldesantacatarina.clicrbs.com.br/sc/geral/noticia/2018/06/levantamento-do-ibge-aponta-que-blumenau-e-a-cidade-do-sul-com-mais-moradores-em-areas-de-risco-10391373.html>. Acesso em: 6 ago. 2017.
	 a)
	I e IV.
	 b)
	IV.
	 c)
	II e III.
	 d)
	I, II, III e IV.
	6.
	O zoneamento municipal trata-se do resumo do planejamento físico-territorial. Este dispositivo é responsável por regrar o uso e a ocupação do solo urbano. Sobre os conceitos de uso e ocupação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Um lote residencial trata-se de um tipo de uso de solo.
(    ) Um lote, ao ser utilizado para a prestação de serviços, trata-se de um tipo de ocupação do solo.
(    ) A exploração mineral de granito é uma espécie de uso do solo.
(    ) O adensamento de prédios comerciais pode ser classificado como ocupação do solo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - F - V - V.
	7.
	Com o desenvolvimento econômico e o aumento das populações das cidades, a arquitetura dos centros urbanos tiveram que passar por transformações das suas vias e edificações. Qual foi a primeira cidade brasileira a passar por transformações arquitetônicas?
	 a)
	A cidade do Rio de Janeiro.
	 b)
	A cidade de Salvador.
	 c)
	A cidade do Recife.
	 d)
	A cidade de São Paulo.
	8.
	Em 2002 foi promulgado o Decreto nº 4.297, que regulamenta o art. 9º, inciso II, da Lei no 6.938, de 31 de agosto de 1981, estabelecendo critérios para o Zoneamento Ecológico-Econômico do Brasil - ZEE, e dá outras providências. Sobre o ZEE, assinale a alternativa INCORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/2002/d4297.htm>. Acesso em: 6 ago. 2018.
	 a)
	O ZEE objetiva compatibilizar o desenvolvimento socioeconômico com a proteção/conservação ambiental.
	 b)
	O ZEE pode ser elaborado desconsiderando-se o Novo Código Florestal, promulgado pela Lei número 12.651 de 2012.
	 c)
	Consiste na delimitação de zonas ambientais e atribuição de usos e atividades compatíveis ao uso sustentável de recursos naturais.
	 d)
	É um dos instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente e tem sido utilizado pelo poder público com projetos em diferentes escalas do território nacional.
	9.
	A Lei nº 10.257, de 2001, que regulamenta os artigos 182 e 183 da Constituição Federal, estabelece diretrizes gerais da política urbana e dá outras providências. Esta política tem por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e da propriedade urbana, contando com diversos instrumentos. Sobre esses instrumentos, assinale a alternativa INCORRETA:
FONTE: BRASIL. LEI No 10.257, DE 10 DE JULHO DE 2001. Regulamenta os arts. 182 e 183 da Constituição Federal, estabelece diretrizes gerais da política urbana e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/cciviL_03/LEIS/LEIS_2001/L10257.htm>. Acesso em: 6 ago. 2018.a)
	Instituição de unidades de conservação.
	 b)
	Planos nacionais, regionais e estaduais de ordenação do território e de desenvolvimento econômico e social.
	 c)
	O imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).
	 d)
	O zoneamento ambiental.
	10.
	Existem certas diferenças entre as definições de loteamento, desmembramento e condomínio, visto que é comum que estes termos sejam confundidos pela população em geral. Para isso, a subdivisão de glebas em lotes é um dos aspectos a ser considerado. Com relação às características do loteamento, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	O remembramento trata-se da unificação de lotes ou parte deles.
	 b)
	Loteamento é a subdivisão de glebas em lotes destinados à edificação, com a abertura de novas vias de circulação, de logradouros públicos ou prolongamentos, modificação ou ampliação das vias existentes.
	 c)
	Os lotes são divididos em glebas para edificação, havendo a abertura de novas ruas de circulação.
	 d)
	As glebas são divididas em ruas para edificação, havendo a abertura de novos loteamentos de circulação.

Continue navegando