Buscar

prova dissertativa de anatoforfisiologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	Existem diferentes tipos de articulações no corpo humano e basicamente elas são classificadas estruturalmente em três tipos: cartilaginosas, fibrosas ou sinoviais. As articulações também são classificadas funcionalmente. Disserte sobre a classificação funcional das articulações.
	
A classificação funcional está ligada ao tipo de movimento permitido pelos diferentes tipos de articulações. Existem três tipos: a sinartrose, anfiartrose e diartrose. As sinartroses são aquelas que não permitem movimento, também conhecidas como fibrosa e um exemplo destas são as suturas no crânio adulto. As anfiartroses são aquelas que permitem algum tipo de movimento leve. Podem ser articulações cartilaginosas, por exemplo, as sínfises intervertebrais. As diartroses são as articulações que permitem movimentos sem restrição e também conhecidas como sinoviais com várias formas e tipos de movimentação.
	2.
	A pele é considerada o maior órgão do corpo humano e pode representar um percentual importante do peso corpóreo total. Normalmente é considerado que a pele ou tegumento é composta por três camadas: a epiderme ou tecido epitelial, a derme e a hipoderme ou tecido subcutâneo. Disserte sobre a epiderme e suas características.
	
A epiderme é formada basicamente por quatro camadas nomeadamente de estratos basal, espinoso, granuloso e córneo. Nas peles mais espessas, como nas pontas dos dedos e nas regiões palmoplantares, é possível observar um quinto estrato chamado de lúcido. São quatro os tipos de células encontrados na epiderme: queratinócitos, melanócitos, células de Langerhans e de Merkel. Os queratinócitos compõem cerca de 90% da epiderme. Um tipo de célula importante observado na epiderme são os melanócitos, responsáveis pela produção de melanina.

Continue navegando