Buscar

2 cp de polititica e legislação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

II UNIDADE – Atividade Avaliativa Política e Legislação da Educação Básica
De acordo com Libâneo (2012) não há um sistema nacional de educação ou ensino no Brasil. O mesmo destaca quatro hipóteses explicativas que são apresentadas por Saviani, no qual cita que a primeira diz respeito à estrutura da sociedade de classes que dificulta uma práxis intencional coletiva. Comente tal afirmativa tendo como base tudo o que debatemos durante a disciplina.
O sistema educacional de um país, pode ser definido como uma unidade de vários elementos intencionalmente reunidos de modo a formar um conjunto coerente e operante, conclui-se que o sistema nacional de educação é a unidade que reuni vários aspectos ou serviços educacionais mobilizados por determinado país com intenção de ter reunidos de modo a formar um conjunto coerente que opera eficazmente no processo de educação da população do referido país. Dentro desse contexto o Brasil tem um longo caminho para alcançar um sistema nacional de educação eficiente e que atenda aos anseios da sociedade.
 No caso de um país como o brasil, não há uma um sistema único que atenda as necessidades do sistema educacional e muito menos que possa reparar anos de desigualdades. Que vem de longos anos de lutas e manifestos por parte da sociedade, politicas públicas, movimentos sociais etc. uma das primeiras manifestações do povo para governo, ficou conhecido como manifesto dos pioneiros da educação nova¨. Precisando nortear o sistema educacional, na primeira LDB, lei 4.024 / 1961, o plano nacional de educação daquele momento tinha como instrumento a distribuição de recursos para os diferentes níveis de ensino, ou seja, não é, e não foi por falta de leis ou diretrizes que o nosso estema educacional não consegue solucionar essa problemática. Historicamente o nosso país enfrenta vários problemas para a erradicação do analfabetismo e implantar o sistema nacional educacional no Brasil, entres eles podemos destacar em quatro tipos : 1- as dificuldades econômica decorrentes da histórica resistências á manutenção da educação pública no Brasil, como consequência a desigualdade na educação e econômica da sociedade. 2- Os obstáculos políticos caracterizados pelas descontinuidades nas políticas na educação. Cada governo que entra estabelece uma nova política, não há uma continuidade. 3- os obstáculos filosófico-ideológicos na educação, isto é , a prevalência das ideias ou mentalidades pedagógicas que refletiria a organização da educação na forma de um sistema nacional e por ultimo o 4- os obstáculos legais materializados na resistência à incorporação da ideia de sistema nacional na nossa legislação educacional ,cuja ponta de lança se encorava na suposta e logicamente inconstitucional nas propostas de sistema nacional da educação. Diante desses obstáculos mencionados e diferentes modalidades de ensino no país como :Educação de jovens e adultos (ensino fundamental ou médio), educação profissional ou técnicas, educação especial, educação a distância (EAD), educação escolar do campo, educação itinerante, educação escolar indígena, educação escolar quilombola e etc. Cada modalidade com suas dificuldades como, a topografia, distancia, falta de estrutura, falta de professores, falta de transportes e etc. 
Diante da grande variedades de modalidades de ensino que tem no país, algumas delas abordados em sala de aula, também foram abordados em sala as dificuldades enfrentados por professores e alunos a conseguir acesso ao sistema educacional do nosso pais que são diversos como, falta de estrutura, falta de transportes, falta de profissional, falta de recursos financeiros, falta de incentivo do poder público e etc. Diante dos diversos sistemas e métodos educacional abordados em sala, pela professora e os alunos. Ficou evidente que a maior dificuldade enfrentada pelo o sistema educacional no Brasil se referente as questões políticas como: Falta de continuidade de raros programas que deram certos, falta de investimentos financeiros, falta de vontade, interesses partidários, corrupção, não cumprem o que determina as leis e as diretrizes(Lei Nº 13.415 de 16 de fevereiro de 2017. Que altera as leis nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional). Ainda tem outo agravante, a falta de fiscalização para que se faça cumpri a lei. Enquanto não houver uma fiscalização eficiente, uma política de continuidade no sistema educacional no nosso país, fica difícil de resolver ou minimizar os problemas da nossa educação.

Continue navegando