A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
9 pág.
atividade 4 sistema nervoso

Pré-visualização | Página 1 de 2

· Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	“O neurônio motor se caracteriza pela distribuição na região anterior da medula e tronco cerebral, desempenhando papel de integração de impulsos de origem do sistema nervoso central e atividade muscular. Para estabelecer determinada função, torna-se necessário uma estrutura aprimorada, de alta atividade metabólica, constituída de um corpo celular, axônio extenso com ramificações dendríticas frequentes sustentadas por um citoesqueleto e porção terminal integradas à junção neuromuscular e músculo esquelético”.
CHIEIA, M. A. T. Doenças do neurônio motor. Revista Neurociências, UNIFESP, São Paulo, v. 13, n. 1, p.26-30, 23 jan. 2019. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/neurociencias/article/view/8803. Acesso em: 05 mar. 2020.
Qual tipo de estímulo os motoneurônios efetuam no controle motor das vias somáticas?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Excitatório.
	Resposta Correta:
	 
Excitatório.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta! Os motoneurônios do sistema somático são exclusivamente excitatórios, direcionando os estímulos ao órgão efetor.
	
	
	
· Pergunta 2
0 em 1 pontos
	
	
	
	“Pesquisadores brasileiros desenvolveram, pela primeira vez em laboratório, neurônios sensoriais humanos que respondem a substâncias químicas causadoras de irritação. O trabalho é resultado do uso das chamadas células-tronco de pluripotência induzida (iPS), que podem ser direcionadas para gerar tecidos diferentes do organismo”.
OLIVEIRA, R. Neurônios sensoriais humanos desenvolvidos em laboratório.  Revista FAPESP, São Paulo, 28 ago. 2018. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/2018/08/28/pesquisadores-criam-neuronios-sensitivos-em-laboratorio/. Acesso em: 05 mar. 2020.
Os neurônios sensoriais, como da visão,  são do tipo ____________, estando sempre ativos, e os neurônios sensoriais táteis são do tipo ______________, que oscilam entre o estado ativo e inativo.
Qual alternativa completa as lacunas sobre os neurônios sensoriais?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
tônicos, excitáveis.
	Resposta Correta:
	 
tônicos, fásicos.
	Comentário da resposta:
	Sua resposta está incorreta. Não foi dessa vez. Leia novamente a sessão sobre vias aferentes e tipos de neurônios, especialmente sobre o período de ação e receptação associados a eles. Reflitas sobre as percepções visuais e táteis e tente novamente.
	
	
	
· Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	O controle sensorial nos dá a capacidade de captar sensações externas, como frio, calor, vibração ou pressão, entre outros. Além disso, nos permite ouvir, sentir odores e saborear alimentos. De fato, o controle sensorial é muito importante para sobrevivência, pois está relacionado aos estados de alerta, controle postural e equilíbrio. É um sistema complexo, formado por diversas estruturas conectadas ao sistema nervoso central.
Considere os sentidos a seguir:
 
1. Somestesia.
2. Proprioperceção.
3. Interocepção.
4. Sentidos especiais.
Agora, preencha os parênteses com o número do sentido correspondente.
 
( ) Tato.
( ) Postura.
( ) Audição.
( ) Temperatura.
( ) Mal-estar.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
1, 2, 4, 1, 3.
	Resposta Correta:
	 
1, 2, 4, 1, 3.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. Perfeito. Os sentidos podem ser do tipo gerais ou especiais. Os gerais incluem pouca complexidade, com receptores específicos. Já os especiais, exigem uma organização de tecidos e órgãos mais complexa.
	
	
	
· Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	Godeiro Júnior, Felício e Prado (2001), esclarecem que “o termo extrapiramidal foi introduzido por Samuel Alexander Kinnier Wilson, em 1912, em um artigo em que descrevia um quadro familiar de degeneração hepatolenticular, o qual ficou conhecido como doença de Wilson. Este sistema é filogeneticamente mais primitivo que o sistema piramidal, e corresponde a um conjunto de estruturas anatômicas envolvidas no controle motor, particularmente no que se refere ao planejamento e coordenação de atividades motoras complexas”.
GODEIRO JÚNIOR, C. O.; FELÍCIO, A. C.; PRADO, G. F. Sistema Extrapiramidal. Revista Neurociências, [s.l.], v. 14, n. 1, p.48-51, 31 mar. 2001. Universidade Federal de Sao Paulo. Disponível em: chttp://www.revistaneurociencias.com.br/edicoes/2006/RN%2014%2001/Pages%20from%20RN%2014%2001-8.pdf. Acesso em: 05 mar. 2020.
Quais os tratos relacionados ao sistema extrapiramidal?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Rubroespinhal, Reticuloespinhal, Tectoespinhal e Vestibuloespinhal.
	Resposta Correta:
	 
Rubroespinhal, Reticuloespinhal, Tectoespinhal e Vestibuloespinhal.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta! As vias extrapiramidais se mantém externas à pirâmide bulbar, atuando de forma conjunta às vias piramidais, nos tratos Rubroespinhal, Reticuloespinhal, Tectoespinhal e Vestibuloespinhal.
	
	
	
· Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	Crianças com perda auditiva neurossensorial podem apresentar déficit de equilíbrio, em comparação com as crianças ouvintes. Tal fato pode estar relacionado com a perda auditiva neurossensorial, uma vez que crianças com essa deficiência podem apresentar, concomitantemente, alterações de equilíbrio causadas pelo déficit na quantidade e/ou qualidade das informações provenientes do aparelho vestibular.”
RODRIGUES, A. T. et al. Crianças com e sem deficiência auditiva: o equilíbrio na fase escolar. Revista Brasileira de Educação Especial, [s.l.], v. 20, n. 2, p.169-178, jun. 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382014000200002&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 05 mar. 2020.
Sobre a audição e o equilíbrio no sistema sensorial, analise as seguintes afirmativas e assinale a correta.
I. O sistema vestibular é composto por órgãos do ouvido interno.
II. O som é percebido como um estímulo vibracional aos receptores auditivos.
III. O estímulo auditivo e de equilíbrio corporal são transportando ao encéfalo pelo Nervo Craniano (IV) (vestibulococlear).
IV. O trato Rubroespinhal é responsável pelas respostas relacionada ao equilíbrio.
V. O gânglio vestibular capta os sinais para equilíbrio, encaminhando para a estrutura da orelha.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II e III, apenas.
	Resposta Correta:
	 
I, II e III, apenas.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. Muito bem! A audição e equilíbrio estão vinculados através do sistema vestibulococlear e a ação do nervo craniano (IV).
	
	
	
· Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	A visão é um sentido complexo, contando com o órgão sensorial de alto nível de especialização: os olhos. Os olhos possuem diversos receptores e estruturas anatômicas especialmente desenvolvidas para captação das imagens. As vias aferentes asseguram a rápida resposta em conexão ao sistema nervoso central, que permite a sensação da visão imediata, em diversas condições de luz.
Sob luz alta, os receptores oculares do tipo ____________ são mais ativos, ao passo que com o decaimento da luz, os receptores do tipo ___________ permitem a visão.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Cones e bastonetes.
	Resposta Correta:
	 
Cones e bastonetes.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. Muito bem! A visão pode ocorrer em diferentes condições luminosas, de forma adaptativa, graças a presença de receptores especializados.
	
	
	
· Pergunta 7
1 em 1 pontos
	
	
	
	“O tecido nervoso encontra-se distribuído pelo organismo, mas está interligado, resultando no sistema nervoso. Forma órgãos como o encéfalo e a medula espinal, que compõem o sistema nervoso central (SNC). O tecido nervoso localizado além do sistema nervoso central é denominado sistema nervoso periférico (SNP) e é constituído por aglomerados de neurônios, os gânglios nervosos, e por feixes de prolongamentos dos neurônios, os nervos”.
Montanari, T. H. Histologia: texto, atlas e roteiro de aulas práticas [recurso eletrônico]. 3. ed. –Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2016. 229 p. Disponível em: http://www.ufrgs.br/livrodehisto/pdfs/prefacio.pdf.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.