Buscar

A1 - computação gráfica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Após a evolução de processadores gráficos, a computação gráfica se tornou uma grande aliada para os profissionais de designer. A computação gráfica permitiu a evolução de representações visuais de dados e objetos em diversas áreas, tais como: 
· CAD (computer aided design - desenho assistido por computador): sistemas gráficos interativos são utilizados para projetar componentes, peças, sistemas de dispositivos mecânicos, elétricos, eletromecânicos e eletrônicos.
· Interfaces: qualquer dispositivo digital que se utiliza de uma interface gráfica para interagir com usuário. Exemplos: computadores, videogames, celulares, etc.
· Controle de Processos: sistemas de controle de tráfego aéreo e espacial, sistemas de controle de refinarias e de usinas de energia mostram graficamente os dados coletados por sensores conectados a componentes críticos dos sistemas, de forma que os operadores possam responder adequadamente as condições críticas.
· Automação de escritórios: criação de documentos que combinam texto, tabelas e gráficos - os quais tanto podem ser "desenhados" pelo usuário ou obtidos a partir de imagens digitalizadas.
· Entretenimento: a indústria do cinema é um exemplo de aplicação da computação gráfica que tem sido bastante desenvolvida.
· Cartografia: a computação gráfica é usada para produzir a representações precisas e esquemáticas de fenômenos naturais e geográficos obtidos a partir da coleta de dados.
Cada uma dessas áreas pode ainda ser subdividida em outros segmentos mais específicos. 
Na execução das atividades de um designer independente do seu segmento de atuação, a computação gráfica pode auxiliar e facilitar a vida do profissional, através de softwares específicos para o desempenho de suas atividades. E com a grande popularização e a constante crescente da tecnologia, a computação gráfica se torna essencial nas atividades de um designer. Mas vale ressaltar que por mais evoluída que a computação gráfica se encontre atualmente a criatividade e o conhecimento são indispensáveis para que os profissionais de design conquistem seus objetivos.

Continue navegando