Buscar

Anatomia interna e externa das plantas - Exercicios

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exercícios - Anatomia interna e externa das plantas
1. O Brasil detém a maior parte de toda a biodiversidade do planeta e, como consequência, se torna a maior fonte de espécies vegetais, ou seja, uma enorme variedade de raízes, caules, folhas, flores, frutos e sementes ricas em matérias-primas com elevado potencial para o desenvolvimento de medicamentos. Diante de toda essa diversidade, qual seria a parte das plantas a seguir com características inequívocas capaz de distinguir uma angiosperma de outra?
Você acertou!
D.  Flores.
Por que esta resposta é a correta? As flores são as partes das plantas com características únicas e distintivas entre cerca de 250 mil espécies de angiospermas. Raízes, caules e folhas são órgãos vegetativos das plantas. Os frutos são estruturas presentes nas angiospermas que se formam após a polinização e a fecundação.
2. As folhas são estruturas laterais que crescem sobre os caules e desempenham funções primordiais, como a fotossíntese, por exemplo, que é um processo pelo qual as plantas convertem a energia solar em energia química, retirando sais minerais e água do solo e o gás carbônico (CO2) da atmosfera para transformar em seiva elaborada e, ao mesmo tempo, liberar oxigênio (O2) para o meio ambiente. Indique a, seguir, qual a estrutura responsável por esse processo essencial para as plantas:​​​​​​​
Você acertou!
B. Cloroplasto.
Por que esta resposta é a correta? Os cloroplastos contêm clorofila (pigmento verde) e, por isso, são capazes de realizar a fotossíntese, absorvendo a energia da luz do Sol e transformando-a em energia química. Os estômatos são responsáveis pelas trocas gasosas e transpiração das plantas. Já os tricomas atuam facilitando a absorção de água e minerais, secretam substâncias salinas e protegem as plantas. Estame e antera são estruturas que fazem parte do androceu, a parte masculina das flores.
3. A raiz é um importante órgão vegetativo das plantas e desempenha importantes funções durante seu desenvolvimento. Além disso, as raízes se apresentam de forma variada, principalmente devido a influências do meio ambiente, da adaptação ecológica ou do genótipo. Assim, pode-se dizer que raízes típicas de solos pantanosos e manguezais, cuja função é realizar trocas gasosas, podem ser classificadas como:
Você acertou!
D. Raízes pneumatóforas.
Por que esta resposta é a correta? As raízes pneumatóforas são típicas de plantas que habitam solos pantanosos e manguezais, cuja função é realizar trocas gasosas, como as raízes da siribeira. Raízes tuberosas têm função de reservar nutrientes energéticos, como o amido ou açúcares. Escoras são raízes adventícias originadas nos ramos e que seguem na direção do solo, contribuindo para a sustentação da planta. Tabulares são raízes que se encontram junto ao tronco, rente ao solo e visíveis. Raízes grampiformes surgem em grupos nos caules rastejantes e escalam em outras plantas, muros ou rochas.
4. O caule da planta é um órgão central, um eixo de sustentação que, além de servir como estrutura de inserção, serve de ligação entre as diferentes partes da planta (raízes, folhas, flores e frutos), exercendo várias funções importantes para a sua sobrevivência, como, por exemplo, a condução de nutrientes (água e sais minerais) das raízes para as folhas e de matéria orgânica (seiva elaborada) das folhas para as raízes. Além dessa função, indique qual outra importante função o caule desempenha para as plantas:​​​​​​​
Você acertou!
E. Síntese de reguladores.
Por que esta resposta é a correta? O caule é responsável pela síntese de reguladores de crescimento vegetativo das plantas, como auxinas e giberelina. Trocas gasosas, absorção de oxigênio e eliminação de água são feitas pelas folhas. Já as raízes absorvem água e outros nutrientes do solo.
5. Sabe-se que a semente de uma planta nada mais é do que um óvulo maduro, que teve sua origem após a fecundação da flor. O desenvolvimento da semente dará origem a uma nova planta, e, por isso, ela é rica em substâncias nutritivas e responsável pela preservação e perpetuação das espécies vegetais. Sobre o potencial terapêutico das sementes das plantas, indique a semente a seguir que tem ação sobre a hiperplasia benigna da próstata:​​​​​​​
Você acertou!
C. Sementes de abóbora.
Por que esta resposta é a correta? As sementes da abóbora (Cucurbita pepo) são ricas em esteroides, fitosteróis, ácidos graxos e vitamina E. Elas têm ação sobre a próstata, na hiperplasia benigna dessa glândula nos estágios iniciais. O figo (Ficus carica) apresenta propriedade laxante. As sementes de uva são ricas em flavonoides e proantocianidinas, poderosos antioxidantes que ajudam a evitar o envelhecimento precoce das células. Physalis é uma fruta rica em diversos sais minerais, vitaminas e antioxidantes. A quinoa é uma semente comestível rica em proteínas, fibras, vitaminas e antioxidantes, indicada principalmente para diabéticos. As sementes de chia são ricas em ácidos graxos poli-insaturados essenciais, fibras e proteínas, sendo indicadas para reduzir o colesterol sanguíneo.

Continue navegando