Buscar

Radioatividade: Propriedades e Emissões

Prévia do material em texto

Julia Silva
Radioatividade
É a propriedade que os núcleos instáveis possuem de emitir partículas e radiações eletromagnéticas, para se tornarem estáveis. 
A radioatividade natural ocorre, geralmente, com os átomos de números atômicos maiores que 82. A reação que ocorre nestas condições, isto é, alterando o numero do átomo, chama-se REAÇÃO NUCLEAR. 
Tipos de Emissões Radioativas
Emissões alfa: são partículas constituídas por 2 prótons e 2 nêutrons (núcleos de hélio), que são jogados, em alta velocidade, para fora de um núcleo instável. As partículas alfas possuem carga elétrica +2, devido aos prótons, e massa igual a 4.
1° Lei da Radioatividade Quando um núcleo emite uma partícula alfa, seu número atômico diminui de duas unidades e seu número de massa diminui de quatro unidades. 
Emissões beta: são constituídas por elétrons atirados, em altíssima velocidade, para fora de um núcleo instável. 
2° Lei da Radioatividade Quando um núcleo emite uma partícula beta, seu número atômico aumenta de uma unidade e seu numero de massa permanece. 
Emissões gama: as emissões gama são ondas eletromagnéticas semelhantes a luz.
Meia Vida
Meia vida ou período de semidesintegração é o tempo necessário para se desintegrar metade dos átomos de dada amostra de um elemento radioativo.
Após o primeiro período de meia vida, somente a metade dos átomos radioativos originais permanece radioativa. No segundo período, somente 1/4, e assim por diante. Alguns elementos tem meia vida de frações de segundos, outros de bilhões de anos. 
REFERENCIAS
BATISTA, C. Radioatividade. Toda Matéria, s.d. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/radioatividade/> 
HAWKES, Nigel. "Energia Nuclear". Lisboa/São Paulo. Aladdin Books Ltd. e Verbo, 1981.
OKUNO, Emiko. "Radiação: Efeitos, riscos e benefícios". São Paulo. Harbra, 1988.

Continue navegando