Buscar

Princípios e Atos Administrativos

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Direito Administrativo 
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual 
	Prova:
	28875474
	Nota da Prova:
	7,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Os cinco grandes princípios da Administração Pública estão expressamente prescritos no artigo 37, caput, da Constituição Federal. São padrões que devem pautar todos os atos e atividades administrativas de todo aquele que exerce o poder público. Consistem no fundamento da ação administrativa, ou, por outras palavras, os sustentáculos da atividade pública. Com base nos princípios constitucionais da Administração Pública, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Fidelidade, legalidade, eficiência, razoabilidade e impessoalidade.
	 b)
	Legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
	 c)
	Legalidade, arbitrariedade, pessoalidade, proporcionalidade e moralidade.
	 d)
	Moralidade, eficiência, legalidade, razoabilidade e arbitrariedade.
	2.
	Segundo Hely Lopes Meirelles (2017, s.p.), "ato administrativo é toda manifestação unilateral de vontade da Administração Pública que, agindo nessa qualidade, tenha por fim imediato adquirir, resguardar, transferir, modificar, extinguir e declarar direitos, ou impor obrigações aos administrados ou a si própria". Com relação aos atos administrativos, analise as sentenças a seguir:  
I- Os atos de gestão são aqueles em que a Administração Pública usa de sua supremacia em relação ao particular.
II- Os atos administrativos complexos são aqueles que se formam pela reunião de vontades de mais de um órgão administrativo.
III- No confronto entre um ato administrativo geral e um ato administrativo individual, prevalecerá a determinação contida no primeiro.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: <https://www.direitonet.com.br/artigos/exibir/9978/Atos-administrativos>. Acesso em: 4 mar. 2021.
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença II está correta.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	3.
	De maneira geral, podemos compreender todo ato como exteriorização da vontade. Pensando nos atos administrativos, que se tratam da manifestação da vontade do poder-público e seus delegatários, no exercício da função, cujo resultado produz efeitos que visam implementar o interesse público. É importante destacar que o ato administrativo está relacionado ao exercício da função administrativa, podendo-se afirmar que na atividade pública há três categorias de atos inconfundíveis entre si: atos legislativos, atos judiciais e atos administrativos. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Pode-se se definir o ato administrativo como a declaração do Estado ou de quem o represente, que produz efeitos jurídicos imediatos, com observância da lei, sob regime jurídico de direito público e sujeita a controle pelo Poder Judiciário.
(    ) São atributos de todo ato administrativo: a presunção de legitimidade, que diz respeito à conformidade do ato com a lei; a imperatividade, pelo qual os atos administrativos se impõem a terceiros; e a autoexecutoriedade, pelo qual o ato administrativo pode ser posto em execução pela própria Administração Pública.
(    ) São elementos do ato administrativo: o sujeito, o objeto, a forma, o motivo e a finalidade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V.
	 b)
	V - V - V.
	 c)
	F - F - V.
	 d)
	V - F - F.
	4.
	Os princípios de direito administrativo são mandamentos gerais que se aplicam a toda e qualquer situação, em maior ou menor medida. Eles orientam a expedição de atos administrativos, a condução de processos e a celebração de contratos, bem como a edição de atos normativos. Os princípios gerais primordiais estão previstos no art. 37, caput da Constituição. Sobre os Princípios da Administração Pública, analise as sentenças a seguir:  
I- O princípio ou regra da impessoalidade da Administração Pública pode ser definido como aquele que considere que todos são iguais perante a lei, necessariamente o serão perante a Administração Pública, que deverá atuar sem favoritismo ou perseguição, tratando todos de modo igual, ou quando necessário, fazendo a discriminação necessária para se chegar à igualdade material ou real.
II- O princípio da publicidade dos atos e contratos administrativos, além de garantir efeitos externos, tem o objetivo de propiciar seu conhecimento e controle pelos interessados diretos e pelo povo em geral, através dos meios constitucionais como direito de petição e habeas dat.
III- A publicidade sempre foi tida como um princípio administrativo, porque se entende que o Poder Público, por seu público, deve agir com a maior transparência possível, a fim de que os administrados tenham, a toda hora, conhecimento do que os administradores estão fazendo.
IV- A moralidade do ato administrativo, juntamente a sua legalidade e finalidade, além da sua adequação aos demais princípios, são pressupostos de validade sem os quais toda atividade pública será legítima.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença II está correta.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	5.
	De acordo com o artigo 37 da Constituição Federal, a administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Com relação ao princípio da eficiência, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Ele exige que a atividade administrativa seja exercida com presteza, perfeição e rendimento funcional.
(    ) Impõe resultados positivos para o serviço público e satisfatório atendimento das necessidades da comunidade e de seus membros. Para isso, devem existir mecanismos de incentivo para os servidores (e também controle do desempenho deles), mas, igualmente, a Administração deve ser dotada de estrutura para a sua concretização.
(    ) A avaliação especial do desempenho dos servidores públicos é realizada por comissão específica, como condição para a aquisição da estabilidade, o que ilustra uma aplicação concreta do princípio da eficiência.
(    ) Só são estáveis após dois anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público (Artigo 41, caput da Constituição).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: https://www.jusbrasil.com.br/topicos/2186546/artigo-37-da-constituicao-federal-de-1988#:~:text=%C2%A7%201%C2%BA%20A%20publicidade%20dos,de%20autoridades%20ou%20servidores%20p%C3%BAblicos. Acesso em: 16 mar. 2021.
	 a)
	V - F - F - F.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - F - V - V.
	6.
	Pode-se definir ato como a exteriorização da vontade. Entretanto, os atos administrativos diferenciam-se dos atos em geral por se tratar da manifestação da vontade do poder público e seus delegatários, no exercício da função, cujo resultado produz efeitos que visam implementar o interesse público. Com base nos atos administrativos, analise as sentenças a seguir:  
I- Os atos administrativos estão sujeitos ao exame de legitimidade por órgão jurisdicional, ou seja, pode ser anulado pelo Poder Judiciário
II- A prática dos atos administrativos cabe exclusivamente aos órgãos executivos.
III- É realizado no exercício de prerrogativas públicas, portanto de autoridade, sob regência do Direito Público.
IV- O ato administrativo é uma declaração do Estado no exercício de prerrogativas pública.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença III está correta.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	7.
	Quanto à formação de vontade, os atos administrativos podem ser simples, complexos e compostos. Com base no atoadministrativo composto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) É o que resulta da manifestação de dois ou mais órgãos, sejam eles singulares ou colegiados, cuja vontade se funde para formar um ato único.
(    ) É o que resulta da manifestação de um órgão colegiado.
(    ) É o que resulta da manifestação de dois ou mais órgãos, em que a vontade de um é instrumental em relação ao outro que edita o ato principal.
(    ) Há um ato principal e um ato acessório por exemplo a nomeação do Procurador Geral da República depende de prévia aprovação pelo Senado Federal - a nomeação é o ato principal, e a aprovação prévia é o ato acessório.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - F - V - V.
	8.
	Direito Administrativo é o ramo do direito público que tem por objeto órgãos, agentes e pessoas jurídicas administrativas que integram a Administração Pública, a atividade jurídica não contenciosa que exerce e os bens de que utiliza para a consecução de seus fins, de natureza pública". Estas, por sua vez, abrangem órgãos, entes, agentes e atividades realizadas pela Administração Pública no alcance do interesse público. Apesar de estabelecer relações com outros ramos do Direito, o Direito Administrativo tem autonomia e possui um conjunto de regras e princípios próprios, que são chamados de regime jurídico-administrativo. Com base nos princípios informativos da Administração Pública, analise as sentenças a seguir:
I- O princípio da publicidade impõe à Administração Pública o dever de manter plena transparência em seus comportamentos. Um Estado Democrático de Direito não admite o ocultamento aos administrados dos assuntos que interessam a todos, e muito menos em relação aos sujeitos individualmente afetados por alguma medida.
II- A avaliação especial do desempenho dos servidores públicos por comissão específica, como condição para a aquisição da estabilidade, ilustra uma aplicação concreta do princípio da eficiência.
III- O princípio da moralidade considera que todos são iguais perante a lei (artigo 5º, caput, da Constituição), necessariamente o serão perante a Administração Pública.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	9.
	O Direito Administrativo, como parte integrante do Direito Público, difere do Direito Privado, possuindo conceitos e princípios próprios. Todavia, o Estado e a Administração Pública não se encontram completamente desregulados no seu agir. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:
I- O Direito Administrativo rege-se por alguns princípios, entre os quais o da supremacia do interesse público.
II- Em sentido amplo, Direito Administrativo corresponde ao conjunto de normas que regulamentam a atuação da Administração Pública.
III- No Direito Administrativo, a Lei é a fonte primária constituída por leis gerais tais como: a Constituição Federal; leis complementares e ordinárias e os regulamentos executivos IV. No Estado Democrático de Direito, as relações entre administração e administrado são horizontalizadas.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença II está correta.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	10.
	Quando um acontecimento atinge a órbita do direito, de forma a criar, modificar ou extinguir relações jurídicas, torna-se fato jurídico. De forma semelhante, quando um acontecimento atinge a ADMINISTRAÇÃO, trata-se de fato administrativo. No entanto, o conceito deste último é mais abrangente, pois não necessita que ocorra a interferência na esfera de direitos. Exemplo: Morte de alguém = Fato jurídico (fim da personalidade etc.). Se for um servidor público = Fato Administrativo (cargo fica vago, abre-se concurso para o provimento dessa vaga etc.). Se no fato jurídico há uma manifestação de vontade, torna-se um ATO jurídico. Se esse ato jurídico atingir a órbita do Direito Administrativo é um ato administrativo. Com base no exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- O ato administrativo não se confunde com o fato administrativo, ainda que estejam intimamente ligados.
PORQUE
II- O ato administrativo é toda realização material da Administração em cumprimento de alguma decisão administrativa e o fato administrativo é consequência do ato administrativo que o determina, embora possa ocorrer também por um fato da natureza que produza consequências administrativas.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: https://www.institutoformula.com.br/direito-administrativo-fato-e-ato-administrativo/. Acesso em: 15 mar. 2021.
	 a)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
	 b)
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	 c)
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	 d)
	As asserções I e II são proposições falsas.
Prova fina
Parte inferior do formulário

Continue navegando