Buscar

Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial

Prévia do material em texto

Nota da Prova:
	10,00
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Com o objetivo de ampliar a base exportadora, são oferecidas linhas de financiamento especificamente destinadas a propiciar recursos aos exportadores para a produção (fase pré-embarque) e a comercialização (fase pós-embarque) de seus produtos destinados ao exterior. Por meio de mecanismos de financiamentos, proporciona-se ao produto a ser exportado melhores condições de competitividade na comercialização com o exterior. Para isto, os bancos oferecem diversas linhas de crédito dependendo do tipo de atividade relacionada aos exportadores e/ou aos importadores. Com relação às linhas de crédito, analise as sentenças a seguir:
I- O Adiantamento do Contrato de Câmbio é a modalidade de financiamento de exportação que antecipa a importância em moeda nacional ao exportador sobre o contrato de câmbio para cobertura para embarque da mercadoria ou para produção de suas mercadorias.
II- O Programa de Financiamento às Exportações brasileiras tem o suporte do Governo Federal através do Banco do Brasil às exportações de bens e serviços.
III- O Adiantamento sobre Cambiais Entregues podem ser contratadas antecipadamente num prazo de 390 dias antes do embarque da mercadoria e o exportador tem o mesmo prazo para efetuar a liquidação do adiantamento.
IV- O Finamex é uma modalidade de financiamento que abrange a modalidade de pré-embarque para produção de máquinas e equipamentos num prazo de liquidação de 360 dias.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	2.
	Várias são as modalidades de pagamentos nas operacionalizações dos recebimentos vindos de uma exportação, em que existem riscos em todas as operações de comercializações internacionais. Dessa forma, em todas as modalidades exigem cláusulas que devem ser cumpridas. Assim, quando o banco no exterior recebe os documentos para conferência e encontra alguns itens desconformes, logo, apontará e cobrará as discrepâncias na operação. Assim, o importador pode aceitar ou não as discrepâncias. Caso não aceite, o banco pode não efetuar o pagamento ao exportador. Sobre a modalidade de pagamento que faz parte das cláusulas citadas, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em: <https://pt.slideshare.net/abracomex1/modalidades-de-pagamento>. Acesso em: 23 fev. 2017.
	 a)
	Remessa direta.
	 b)
	Remessa em saque.
	 c)
	Carta de crédito ou letter of credit.
	 d)
	Cobrança com saque.
	3.
	O sucesso financeiro de uma operação de exportação e/ou importação depende, em grande parte, da utilização dos meios de pagamento. As modalidades de pagamento são condições vitais que determinarão o sucesso de uma transação internacional, além dos procedimentos que devem ser seguidos para o encaminhamento do processo de cobrança e posterior recebimento das divisas nas formas de pagamento condicionadas entre as partes. Baseado nesta premissa, analise as afirmativas a seguir:
I- Na cobrança documentária, o exportador e o importador definem a modalidade de pagamento como cobrança documentária (a cobrança pode ser à vista ou a prazo). É caracterizada pelo manuseio de documentos pelos bancos, mas os bancos intervenientes não possuem responsabilidades na cobrança.
II- Na remessa direta, somente o exportador é que define a modalidade de pagamento como remessa direta.
III- Na remessa direta, quando as mercadorias estiveram prontas, o importador é quem emite os documentos xerocados das mercadorias.
IV- A carta de crédito ou letter of credit é uma ordem de pagamento condicionada em que o exportador só terá direito ao recebimento se atender a todas as exigências por ela convencionada.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	4.
	Há séculos as mercadorias atravessam mares e oceanos, e hoje o mercado internacional tornou-se competitivo. Com isso, surgiram "os blocos econômicos que são formados através da junção de países. O objetivo principal dos países ao se juntarem é fortalecer o comércio entre si. Se o comércio entre os países do bloco se intensifica, ocorre geração de renda e proporciona seu desenvolvimento, melhorando a condição de vida de seus habitantes" (TREDESINI, 2013, p. 21). Os blocos econômicos fazem com que um grupo de países tenha a opção de negociar melhor seus interesses econômicos na dinâmica econômica internacional que, aliás, é muito competitiva. Sobre o exposto, analise as afirmativas a seguir:
I- A união econômica é a etapa em que os países unificam suas políticas econômicas a partir do estágio de mercado comum, uniformizando suas legislações trabalhistas, defesa do consumidor e optam por uma moeda comum.
II- A união aduaneira é a etapa inicial de formação de um bloco. Nesta primeira etapa, ela designa a eliminação das restrições sobre produtos, e os estados-membros determinam a livre circulação dos demais fatores produtivos.
III- A zona de livre comércio é a segunda etapa de formação de um bloco. Nessa fase, os países evoluem um pouco mais com relação às alíquotas do imposto de importação e adotam uma Tarifa Externa Comum (TEC) ao comércio com outros países.
IV- O Mercosul é uma união aduaneira, não sendo cobradas tarifas de importação entre os países-membros.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: TREDESINI, Elis Regina. Comércio Exterior. Indaial: Uniasselvi, 2013.
	 a)
	As afirmativas I e II estão corretas
	 b)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	5.
	A OMC é uma organização internacional, de caráter jurídico própria, atuando na fiscalização e na regulamentação do comércio internacional. Nos dias atuais, a OMC coordena a Rodada de Doha, que teve início em 2001 e ainda não terminou. Com a participação de 162 países membros (inclusive o Brasil), esta rodada tem como objetivo principal a diminuição das barreiras comerciais e do protecionismo comercial no mundo, focando o livre comércio para as nações em processo de desenvolvimento econômico. Os principais temas tratados na rodada de Doha são: tarifas de comércio internacional, processos de facilitação de comércio, subsídios agrícolas e regras comerciais. Todas as decisões devem ser tomadas por consenso; caso contrário, não terá validade. Ele funciona como foro para negociações, tendo como funções: solucionar os conflitos e divergência entre países; gerenciar acordos comerciais e supervisionar os cumprimentos desses acordos. Sobre os objetivos da Organização Mundial do Comércio (OMC), analise as afirmativas a seguir:
I- Supervisionar o comércio internacional, propondo ações que extingam os obstáculos ao livre comércio internacional de bens e serviços.
II- Propor ações políticas facilitadoras da integração entre os povos por meio de uma única identidade cultural.
III- Aplicar penalidades para os países que desrespeitam os acordos multilaterais de comércio e excluir o responsável do bloco.
IV- Promover feiras e missões comerciais entre os países para incrementar o comércio entre eles.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 b)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 d)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	6.
	Toda mercadoria destinada ao exterior, inclusive a reexportação, está sujeita ao despacho de exportação, salvo exceções estabelecidas na legislação. O despacho aduaneiro é o procedimento fiscal pelo qual o exportador desembaraça a mercadoria para o exterior, tendo como finalidade principal o desembaraço aduaneiro. O registro de exportação e a declaração compreendem a base do despacho aduaneiro, onde constam as informações de natureza comercial e financeira.Sobre o despacho aduaneiro, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Pode ser realizado somente em recinto alfandegário primário
	 b)
	Pode ser realizado somente em recinto alfandegário secundário.
	 c)
	Será realizado em zona primária, secundária ou em qualquer espaço geográfico não alfandegário.
	 d)
	O despacho aduaneiro é realizado nas zonas primárias e secundárias.
	7.
	As organizações bancárias privadas e os bancos governamentais ofertam diferentes linhas de financiamento, auxiliando as empresas de comércio exterior. As exportações são ainda mais privilegiadas com estas linhas de financiamento, pois ajudam aumentar a produtividade do mercado interno e também na criação de empregos e renda para a população brasileira. O Adiantamento sobre Contrato de Câmbio (ACC) é uma destas linhas de financiamento que beneficiam os exportadores. Assinale a alternativa CORRETA que corresponde ao Adiantamento sobre Contrato de Câmbio:
	 a)
	O ACC tem o prazo máximo de 390 dias.
	 b)
	O ACC é possível somente se o exportador já tiver o contrato fechado e com previsão de embarque da mercadoria.
	 c)
	O ACC é solicitado pelo exportador após o embarque da mercadoria, na qual tenha sido negociada anteriormente.
	 d)
	O ACC tem prazo de adiantamento de 120 dias.
	8.
	A carta de crédito, também conhecida por crédito documentário, é a modalidade de pagamento mais difundida no comércio internacional, pois oferece maiores garantias, tanto para o exportador como para o importador. É um instrumento emitido por um banco (o banco emitente), a pedido de um cliente (o tomador do crédito). De conformidade com instruções deste, o banco compromete-se a efetuar um pagamento a um terceiro (o beneficiário), contra entrega de documentos estipulados, desde que os termos e as condições do crédito sejam cumpridos. Caso haja discrepância na carta de crédito, quais são as alternativas que o exportador/importador podem seguir no momento de realizar o processo de exportação?
FONTE: Disponível em: <http://www.mdic.gov.br/sistemas_web/aprendex/default/index/conteudo/id/174>. Acesso em: 24 fev. 2017.
	 a)
	Podem solicitar uma emenda que terá validade se for aceita por todas as partes.
	 b)
	O exportador e/ou importador podem sofrer um processo judicial pelo banco emissor.
	 c)
	A carta de crédito se torna nula.
	 d)
	O detentor da carta de crédito tem um prazo de vinte dias para a sua retificação.
	9.
	O processo de globalização da economia foi uma experiência que estabeleceu a intensificação das transações comerciais e a diminuição das fronteiras que separavam as nações. Nesse contexto de aceleração, as grandes nações capitalistas tomaram como prática a consolidação de acordos que viabilizassem a obtenção de matérias-primas e a garantia de novos mercados consumidores de produtos industrializados. O primeiro bloco do qual se tem notícia foi organizado no final da Segunda Guerra Mundial e foi integrado por alguns países europeus. Foi assim que notamos a formação dos primeiros blocos econômicos na história do capitalismo. Do ponto de vista político e econômico, a criação desses primeiros blocos europeus tinha por finalidade inicial viabilizar a recuperação do Velho Mundo após a Segunda Guerra. Após isso, os blocos europeus tiveram a função de fazer frente ao poderio econômico e influência dos Estados Unidos e da antiga União Soviética na economia mundial. Com o passar do tempo, outros blocos foram criados com o objetivo de articular a economia de outros países em ascensão. Assim, com o intuito de se fortalecer economicamente, unem-se para alcançar mercados e verticalizar a sua participação e influência comercial no mundo. Sobre o exposto, analise as afirmativas a seguir:
I- Para desenvolver determinadas regiões com o comércio internacional, foram criados os blocos econômicos.
II- Com o desenvolvimento dos blocos econômicos, a formação se deu por etapas, iniciando com Zona de Livre Comércio, União Aduaneira, União Econômica e União Europeia.
III- Países com os mesmos interesses comerciais e econômicos estabelecem negociações por meio de acordos internacionais.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 b)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 d)
	Somente a afirmativa II está correta.
	10.
	Há diversas modalidades de regimes aduaneiros especiais, que em comum têm a característica de exceção à regra, seja quanto à tributação incidente na importação ou exportação, seja quanto ao controle aduaneiro aplicado. Visam ao incentivo às operações de comércio exterior, desenvolvimento de determinadas regiões ou de determinados setores, melhorando, assim, a competitividade internacional. Com o dinamismo do comércio internacional vem a necessidade de adequação dos regimes às diferentes peculiaridades, e o objetivo dos regimes aduaneiros especiais é o desenvolvimento da estrutura para incremento de diversos setores. De acordo com os regimes aduaneiros especiais, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Entreposto aduaneiro.
II-Trânsito aduaneiro.
III- Entreposto Industrial sob Controle Aduaneiro Informatizado - RECOF.
(    ) A empresa pode importar produtos manufaturados com ou sem cobertura cambial, e com suspensão do pagamento de tributos, sob controle aduaneiro informatizado, sendo que estes produtos deverão ser submetidos à operação de industrialização e depois destinados à exportação.
(    ) Permite o transporte de mercadorias dentro do território aduaneiro nacional (local de origem até o local de destino) sob controle aduaneiro, sem a incidência de tributos.
(    ) É utilizado por empresas que importam matéria-prima, e essas levam certo tempo para serem aplicadas no processo de produção, ou seja, produtos destinados para beneficiamento e montagem, recondicionamento das partes e peças e outros materiais de reposição, manutenção ou reparo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - III - I.
	 b)
	III - II - I.
	 c)
	III - I - II.
	 d)
	I - II - III.
	11.
	(ENADE 2015) Recebe o nome de bloco econômico a associação de países que estabelece relações econômicas privilegiadas entre si e que concordam em abrir mão de parte da soberania nacional em proveito da associação. Como resultado mundial da economia globalizada, a tendência mundial é a formação dos blocos econômicos, destinados a realizar uma maior integração entre seus membros e facilitar o comércio entre eles. Para isso, geralmente adotam a redução ou isenção de impostos ou de tarifas alfandegárias e buscam soluções em comum para problemas comerciais. Em tese, o comércio entre os integrantes de um bloco aumenta e gera crescimento, e deixar de participar de uma organização desse tipo significa, atualmente, viver isolado do mundo comercial. Tais associações são costumeiramente formadas por países vizinhos ou que possuam afinidades culturais ou comerciais. São os acordos estabelecidos entre os países integrantes dos blocos econômicos que os diferenciam em zonas de preferência tarifária, zona de livre comércio, união aduaneira, mercado comum e união econômica.
Considerando o texto e a classificação apresentada, avalie as afirmações a seguir:
I. Na união aduaneira, é permitida a livre circulação de mão de obra entre os países membros.
II. Na zona de livre comércio, os países envolvidos concordam em permitir o trânsito de mercadorias entre eles sem a cobrança de Imposto de Importação (II).
III. O mercado comum reduz e/ou elimina as barreiras alfandegárias e possibilita a livre circulação de fatores de produção, como capital, mão de obra e tecnologia.
IV. A união econômica e monetária limita-se à redução de barreiras fiscais, não permitindo a livre circulação de capitais.
V. A área ou zona de preferência tarifária refere-se aos acordos realizados entre países para redução de tarifas alfandegárias no comércio entre os seus membros, mediante concessão de redução ou isenção tarifária.
É correto apenas o que se afirma em:
FONTE: Disponível em:<http//www.infoescola.com>.Acesso em: 30 jul. 2015 (adaptado).
	 a)
	II, III e IV.
	 b)
	I, IV e V.
	 c)
	II, III e V.
	 d)
	I e IV.
	12.
	(ENADE, 2015) O procedimento de despacho aduaneiro é iniciado na parametrização da carga em canais, onde é submetida à análise fiscal e selecionada para um dos canais de conferência. Os canais de conferência são quatro: verde, amarelo, vermelho e cinza. Considerando esse contexto, avalie as afirmações a seguir:
I. A importação selecionada para o canal verde é desembaraçada automaticamente, sem qualquer verificação.
II. No caso de seleção para o canal vermelho, ocorre a conferência documental, mas não há verificação física da mercadoria.
III. No canal amarelo é realizada a verificação física da mercadoria e a aplicação de procedimento especial de controle aduaneiro, para verificação de elementos indiciários de fraude.
É correto o que se afirma em:
	 a)
	I, apenas.
	 b)
	II, apenas.
	 c)
	II e III, apenas.
	 d)
	I, II e III.
Parte inferior do formulário

Continue navegando