Buscar

ESTUDO FISIOLOGIA PARA AV1 2020

Prévia do material em texto

Nome Completo: 
Alessandra Coelho Noronha
MATRÍCULA: 201901240088
ESTUDO DIRIGIDO PARA AV1 2020- FISIOLOGIA HUMANA PROFA ALANA DE FREITAS PIRES
1) O que é potencial de ação? Descreva suas fases baseado na permeabilidade a íons pela membrana.
Resp: O potencial de ação é uma alteração transitória na diferença de potencial ellétiroco da membran de neurônios e de células musculares, cuja duração e amplitude são fixas. No PA o conal de sódo está entrando na célula.
Fases:
Despolarização: 
Abertura dos canais de Na. Aliás, é a única fase em que o canal de Na está aberto e o canal de K está fechado. Nessa fase ocorre o influxo de Na, sendo favorecido pelo gradiente químido do íon e do gradiente elétrico, o influxo de cátion inverte comletamente a polaridade da membrana, isto é, fica positiva.
Repolarização e hiperpolarização: Abertura dos canais de K, ocorrendo efluxo de K, pois o canal de sódio está fechado e o canal de potássio está aberto. O efluxo é favorecido pelos gradientes químicos dos íons e dos eletrons que se inverteram, e com o fechamento desses canais ocorre a hiperpolarização e a célula fica ainda mais negativa.
2) Sobre a sinapse, diferencie:
a) sinapse elétrica de sinapse química
	Sinapse Química
	Sinapse Elétrica
	Ocorre na fenda sináptica
	Ocorrem nas junções comunicantes
	Canais dependes de ligantes
	Canais dependes de voltagem
	Presença de mediadores químicos (NTs)
	Sem mediadores químicos (as correntes iônicas passam direto)
	Realtivamente lenta, varável- segundos, minitos
	Rápida, esteriotipada, milisegundos
	Age no aprendizado e memória
	Age nas vias reflexas
	Unidirecional
	Bidirecional
	2 elementos podem ser diferentes
	2 elementos são similares
	Controle e modulação da transmissão: reciclagem de vesículas e re-síntese de NT, remoção ou degradação de NT.
	Nenhuma modulação
b) receptor ionotrópico de metabotrópico
IONOTRÓPICO - O NT abre o canal iônico diretamente na membrana pós –sinápitica, pois o NT é o p´róprio canal iônico. Daí seu efeito é muito rápido.
METABOTRÓPICO - O NT abre o canal iônico indiretamente – 1º mensageiro- . há frequentemente a presença de um 2º mensageiro para modificar a excitabilidade do neurônio pós-sináptico. Por cosequência, é u processo mais demorado. Todavia, consegue amplificar a resposta, pois é o 2º mensageiro, que existem em maior quantidade, que vai abrir o canal iônico.
c) PEPS de PIPS
PEPS – Potencial Excitatório pré –sinaptico visa estimular a célula com carga positiva. O NT pode causar na membrana pós a despolarização , que seria principalmente a entrada de K , mas também se tem a entrada de Na+, Ca++, exemplo de Nts temos glutamato e acetilcolina, que no músculo esquelético é excitatório e no coração é inibitória.
PIPS – Potencial Inibitório pós- sináptico – ocorre a hiperpolarizaçãoem se dá a entrada de ânions, como cloro, e a saída de cátions, como K+, e os NTs responsaveis, como GABA e o glicina. O normal da célula é já está negativa, mas para deixá- la mais negativa, ouseja , hiperpolarizada, retira-se o cátion, no caso o postassio, e entra o ânion, no caso o cloro.
3) Descreva a contração muscular, diferenciando o músculo esquelético, cardíaco e liso.
A contração muscular é interação entre as proteínas miosina e actina, mais especificadamente a cabeça da amiosina com osítio ativo da actina.
Passo 1: Ocorre a liberação Ca+ do Retículo Endoplasmático Liso (Retículo Sarcoplasmático), que se liga a proteína troponina C e libera os sítios ativos da actina. Ou seja, Os sítios da actina estão fechados pelo complexo da proteína, trampomionina e traponina. Logo, a actina não está livre para se ligar a amiosina, e o que se faz para esses sítios serem liberados é o Ca+, que ao logar na mólecula de trponina, faz com que os sítios se abram e a amiosina se ligue.
Passo 2: Sob estímulo neuronal o Ca+ é liberado pelo Retículo Sarcoplasmático e se liga à troponina, liberando os sítios da actina à miosina
Passo 3: Deslizamntos das miofibrilas, fazem os deslocamentos das cabeças de miosina. Isto é, a cabeça de miosina para se mover precisa de energia na forma de ATP, que se quebra em ADP mais fostato. Assim, ocorre a desconexão da cabeça da miosina da actina, que vai se ligar a molécula de ATP, sendo novamente hidolizado na cabeça da miosina.
Ressalta-se que esse processo só cessa quando o Cálcio é recaptado pelo Retículo Sarcoplasmático, que armazena o cálcio e o libera para contração muscular
Diferenças entre:
Músculo Esquelético ou Estriado: é o responsável pelos movimentos voluntários do corpo, como o próprio nome diz é estriado
Músculo liso ou Visceral: são os músculos involuntários, de contração lenta, pertencente à vida de nutrição, exemplos digestão, excreção.
Músculo Cardiáco ou Miocárdio: é músculo vermelho e tabém estriado, porém, é INVOLUNTÁRIO, é o músculo de contração rítimica, sendo a menor proporção do músculo sarcômero.
4) Quais os tipos celulares presentes do sistema nervoso?
A principal célula do sistema nervoso é o neurônio. 
Outro tipo de célula presente no sistema nervoso são as chamadas células da Glia. Ela, por sua vez, se divide em forma e função, sendo subdivididas em: Oligodendrócidos; Célula de Schawann; Microglia; Astrócitos; Ependimócitos.
5) Diferencie os sistemas nervosos simpático do parassimpático, analisando suas reações em diferentes órgãos, anatomia e neurotransmissores.
O Sistema Nervoso Simpatico é o responsável por preparar o organismo para responder a situações de estresse e emergências, a chamada situação “E”, fuga ou luta. Ou seja, no momento em que o cérebo percebe uma situação de alerta ou de perigo , o Sistema nervoso simpático “entra” em ação, e uma série de ações internas irão desencadear para que essas situações de perigo sejam sanadas, exemplo: aumento dos batimentos cardiacos, aumento da pressão arterial, ocorre a contração e o relaxamento dos músculos. Ocorre também alterações físicas, tais como dilatação das passagens dos brônquios , para reter maior quantidade de oxigênio, as pupilam dilatam , para ter uma ampla visam do local e de fuga, há uma contração dos vasos sanguíneos podenso verifcar uma vermelhidão na pele, inclusive, ela esquenta, inibe a salivação e a atividade do esôfago e do pâncreas, estimula a produção de glicose pelo figado.
Já o Sistema Nervoso Parassimpático é o responsável por fazer o corpo retornar a um estado emocional estavél e de calma, além de controlar ações inconsciente, com a resoiração. Esse sitema predomina na digestão e no repouso.
Suas ações fisiológicas são antagonistas do sistema parasimpatico. Assim, podemos destacar que o parassimpatico diminui a frequência cardíaca, assim como a pressão arteraial, além de reduzir a quantidade a quantidade de açúcar no sangue, controla o tamanho das pupilas, estimua a salivação, controla os brônquios, estimula a atividade do esôfago e do pâcreas, além de contrair a bexiga.
Quanto à anatomia
 No Sistema Nervo Simpático os nervos, que são bem mais numeros do que no Sistema Nervos parassimpatico (por exemplo: aproximadamente 5 fibras de axônio ao coração enquanto que no parassimpatico há somente uma fibra ) saem do tronco lombar medular, já o Sistema nervo parassimpático os nervos saem do crânio sacral; no que tange à associção dos gânglios:
	Simpatico
	Pré- Gâglios - curto
	Pós – Gâglios longo
	parassimpático
	Pré- Gâglios - longo
	Pós – Gâglios curto
Quanto aos NTs liberados:
· Sinapes ganglionares pré-ganglionar:
Tanto no simpático, quanto no Parassimpático liberam acetilcolina.
· Sinapses poós ganglionar:
Simpático: NT liberado é noradrenalina na fenda sináptica, e libera o hormônio adrenalina na corrrente sanguínea
Parrassimpático: Só libera NT, a noradrenalina, não há liberação de hormônio na corrente sanguínea
6) Sobre o eixo hipotálamo-hipófise, preencha a tabela abaixo:
	Hormônio Hipotálamo
	Hormônio Neuro - Hipófise
	Ação hormônio
	Ocitocina (OCT)
	Ocitocina (OCT)
	Libera o leite materno durante a lactação e contração uterina
	Antidiurético (ADH)
	Antidiurético (ADH)Estimula na reabsorção de água nos rins, controlando a perda excessiva e controla a concentração de urina
	Hormônio
Hipotálamo
	Hormônio	adeno-
Hipófise
	Ação	hormônio
hipofisário
	Glândula-alvo
	Ação do hormônio
da glandula-alvo
	GnRH
	FSH/LH
	É o hormônio liberador de gonadotropina.
	 Testículos e Ovários 
	Sua função é estimular a secreção de FSH E LH, hormônio folículo estimulante e hormônio luteinizante respectivamente.
	TRH
	 TSH
	Hormônio liberador de tireotrofina
	Tireoide
	É estimular a secreção de hormônios da tireoide- TSH ( T3 e T4) e prolactina.
	CRH
	Hormônio adenocorticotrofico ACTH
	É o hormônio liberador de corticotropina.
	 Glândulas supra renais
	é responsável por estimular a produção de cortisol. atua na supressão da resposta do sistema imunitário e ajuda a manter a pressão sanguínea.
	Dopamina
	Prolactina PRL
	Prolactina
	Glândulas Manmárias
	estimular a produção de leite pelas glândulas mamárias e o aumento das mamas.
	GHRH
	Somatrotofina
	Hormônio liberador do hormônio do crescimento.
	 Osso
	Sua função é estimular a secreção do hormônio do crescimento- GH.
	PIF
	
	Dopamina ou fator inibidor da prolactina.
	
	Sua função é inibir a secreção de prolactina
	SRIF
	
	Hormônio inibidor de somatotropina
	
	Sua função é inibir a secreção do hormônio do crescimento.

Continue navegando