Buscar

GESTÃO DE OBRAS III

Prévia do material em texto

GESTÃO DE OBRAS III
O Anteprojeto
Nessa fase já devem estar definidas as soluções de projeto e desenvolvidos detalhes básicos de execução de diversos trabalhos como estrutura, cobertura, fachada e acabamentos que têm influência direta na execução da obra. Para isso, é indispensável um trabalho conjunto dos arquitetos com os projetistas de instalações prediais, e também com o calculista e a construtora. 
Com base no anteprojeto arquitetônico, os projetistas das instalações prediais complementarão e aperfeiçoarão os seus projetos e, da mesma forma, os engenheiros responsáveis pela estrutura e pela fundação irão definir, dimensionar e posicionar os elementos estruturais da construção. 
Cabe ao arquiteto, nessa e em outras fases, a tarefa fundamental em verificar todos os trabalhos realizados pelos projetistas técnicos e pelo calculista, coordenandoos, conferindo eventuais incompatibilidades entre eles e efetuar, se necessário, alterações nos projetos, para corrigi-los. Para que possa realizar este trabalho com maior segurança e rapidez, é necessária a presença dos representantes das diversas áreas nas reuniões de coordenação dos projetos. 
As soluções propostas podem ser defendidas e analisadas em conjunto, abreviando o período de reavaliações e alterações dos projetos. 
Em projetos de maior complexidade, é conveniente integrar no planejamento já nesta fase, a empresa construtora ou as empreiteiras, aproveitando sua maior experiência e know-how, no que diz respeito à possibilidade de execução do projeto. 
O trabalho deve ser coordenado para que não haja perda ou desvio de informações.
É fundamental também que estas informações fluam com rapidez dentro de toda a equipe de planejamento e, para que tudo isso funcione, é indispensável a figura do gerente de projeto que, como foi visto, faz a ligação entre a equipe de projeto, construtora, empreiteiras e fornecedores. 
Tendo sido implementado o anteprojeto, torna-se possível a elaboração de um memorial descritivo, contendo todos os elementos do projeto a executar, sendo que cada ambiente será identificado individualmente, com suas respectivas características.
Na fase do anteprojeto devem-se realizar inúmeras pesquisas de mercado, na busca de materiais, produtos e soluções técnicas, que garantam a maior qualidade, conforto, funcionalidade e qualidade estética, dentro dos padrões predefinidos para o empreendimento em estudo. 
As pesquisas realizadas consideram os aspectos de acústica (proteção e isolamento), o isolamento térmico, a impermeabilização e a qualidade das instalações hidráulica, elétrica, solução na proteção contra descargas elétricas, etc. 
As escolhas são na maioria das vezes, acompanhadas por técnicos das respectivas áreas.

Continue navegando