Buscar

Avaliação final objetiva projeto arquitetonico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial 
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Diversos são os movimentos sobre a arquitetura que surgiram no século XX, formando a arquitetura moderna. Existe uma pluralidade de ideias de cunho individual e coletivo no período, tendo diversas origens como a Bauhaus, na Alemanha; Le Corbusier, na França; e Frank Loyd Right nos Estados Unidos. Os arquitetos descobrem antigos tratados arquitetônicos influenciando uma nova arquitetura. A partir desses pressupostos, assinale a alternativa CORRETA que apresenta fundamentos da arquitetura moderna:
	 a)
	A era renascentista possibilitou a formação do sistema construtivo, propondo ordem racional entre os elementos e sua construção.
	 b)
	A cidade torna-se o elemento principal da vida política e social da sociedade.
	 c)
	A liberdade científica possibilitou o avanço nas técnicas construtivas, fato que permitiu novas experiências nas obras arquitetônicas.
	 d)
	A liberdade científica possibilitou o surgimento de elementos estruturais maciços, abóbadas e arcos romanos.
	2.
	O projeto arquitetônico pode ser desenvolvido à mão livre, com auxílio de materiais de desenho (pranchetas, lápis e réguas para executar bons projetos) ou com o uso da tecnologia, ou seja, auxiliado por computador. É automático vincular a profissão do engenheiro, arquiteto ou projetista a um profissional com habilidades técnicas ao desenho. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a função das cotas de nível:
	 a)
	As cotas de nível têm a função de informar o nível do piso, compreendendo assim a diferença do piso antes e depois do revestimento aplicado.
	 b)
	As cotas de nível têm a função de cotar os objetos desenvolvidos no projeto arquitetônico.
	 c)
	As cotas de nível têm a função de limitar as paredes, compreendendo assim a diferença da parede antes e depois do revestimento aplicado.
	 d)
	As cotas de nível têm a função de reduzir as escalas.
	3.
	A arquitetura está relacionada ao planejamento, à organização e à construção de uma obra arquitetônica, com enfoque na sua resolução estética e funcional. Ao longo da história da civilização, os humanos construíram edifícios em função de suas necessidades, mas também com relação a sua expertise técnica, levando em conta o contexto social que o projeto está inserido. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta critérios arquitetônicos que dispõem à criação de espaços com a finalidade de abrigar os humanos:
	 a)
	Estética, sustentabilidade, ergonomia, cores e texturas.
	 b)
	Abrigo e Configuração do espaço somente como componente estético.
	 c)
	Função, linhas, texturas e cores.
	 d)
	Funcionalidade, sustentabilidade, ergonomia e estética.
	4.
	O desenho arquitetônico é um desenho técnico normatizado, com enfoque para a execução e representação de projetos arquitetônicos. Este manifesta-se como um código para uma linguagem, estabelecida entre o desenhista e o leitor do projeto. Assim, o desenho arquitetônico é a forma de comunicação dos engenheiros, arquitetos e designers de interiores. Sobre as principais categorias das projeções, analise as opções a seguir:
I- Plantas.
II- Cortes.
III- Elevações/Fachadas.
IV- Paisagismo.
V- Detalhamentos técnicos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As opções I, II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As opções I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As opções II, IV e V estão corretas.
	 d)
	As opções I, II, III e V estão corretas.
	5.
	A dinâmica da vida continuada desencadeou o fascínio urbano em escala global. A modernização social intensificou o fluxo populacional das cidades, tornando-se um processo irreversível. Globalmente, o processo de urbanização, responsável pela reprodução espacial, teve início no século XVIII nos países desenvolvidos da América do Norte e da Europa. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta os dois processos associados às dinâmicas da urbanização nos países desenvolvidos e subdesenvolvidos:
	 a)
	Revolução Industrial e Revolução Técnica.
	 b)
	Ciência e Tecnologia.
	 c)
	Revolução Industrial e Êxodo Rural.
	 d)
	Revolução Técnica e Êxodo Rural.
	6.
	São conhecidos como projetos complementares os projetos técnicos que se integram ao projeto arquitetônico e que o completam. Estes devem ser realizados por profissionais especialistas em cada área. Os projetos complementares são um guia para execução da obra e importante para que as necessidades do cliente ou usuário sejam transformadas na melhor solução. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta os principais projetos complementares:
	 a)
	Planta baixa, planta de situação e planta de cobertura.
	 b)
	Cortes e fachadas.
	 c)
	Estrutural, hidrossanitário e elétrico.
	 d)
	Gesso, luminotécnico e elétrico.
	7.
	Como ponto de partida, num estudo minucioso, leva-se em conta o aprendizado da representação dos desenhos técnicos. Como por exemplos: "um ponto marca uma posição no espaço. Conceitualmente, não tem comprimento, largura ou profundidade e é, portanto, estático, centralizado e sem direção" (CHING, 2015, p. 4). Assinale a alternativa CORRETA que apresenta as características do ponto no desenho:
FONTE: CHING, F. D. K. Architecture. Form, Space and Order. 4. ed. New York: Wiley, 2015.
	 a)
	Forma e espaço; superfície; orientação.
	 b)
	As duas extremidades de uma reta; a interseção de duas retas; o encontro de retas na quina de um plano ou volume; o centro de um campo.
	 c)
	Unir; conectar; sustentar; circular.
	 d)
	Interseccionar outros elementos; descrever as arestas dos planos e dar formato a elas; destacar as superfícies dos planos.
	8.
	A normatização (simbologia, cotas e textos) possui a função de estabelecer regras gráficas para melhor entendimento de um projeto arquitetônico. A representação gráfica do desenho corresponde a uma norma internacional (sob a supervisão da ISO - Internacional Organization for Standardization). No entanto, cada país possui suas próprias versões. Sobre as características relacionadas à normatização brasileira, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) No Brasil, a norma de representação técnica tem por responsabilidade a classificação editada pela ABNT.
(    ) ABNT significa Associação Brasileira de Normas Técnicas.
(    ) A ABNT foi fundada em 1975.
(    ) A NBR 6492 corresponde à Representação de projetos de arquitetura.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - F.
	 b)
	V - F - F - F.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	F - F - V - F.
	9.
	A planta baixa é o nome que se dá ao desenho de uma construção, feito a partir de corte horizontal à altura de 1,5 metro a partir da base do edifício. Por meio dessa representação, é possível visualizar a dimensão da área construída, além da largura x comprimento dos elementos internos e externos. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta características de uma planta baixa:
	 a)
	Possuem a finalidade de fornecer informações e representações necessárias para a execução, antecipando a visualização externa da edificação/construção projetada.
	 b)
	É um documento que identifica a localização e dimensões do terreno.
	 c)
	Resultados de divisão de uma edificação com um plano frontal ou um de perfil, que mostra todos os elementos e detalhes possíveis com mais clareza que o projeto está proporcionando.
	 d)
	Desenho em escala que mostra a relação com os ambientes da obra arquitetônica. As plantas baixas auxiliam a visualização se o espaço é adequado para sua finalidade.
	10.
	"Cada elemento é considerado como um desenho conceitual. Desde o ponto até uma reta unidimensional, de uma reta a um plano bidimensional e de um plano a um volume tridimensional" (CHING, 2015, p. 2). A fase inicial de qualquer processo de projeto é o reconhecimento de uma condição problemática e a decisão de encontrar uma solução para ela. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o conceito de projeto:
FONTE: CHING,F. D. K. Architecture. Form, Space and Order. 4. ed. New York: Wiley, 2015.
	 a)
	O projeto é um ponto que marca uma posição no espaço. Conceitualmente, não tem comprimento, largura ou profundidade e é, portanto, estático, centralizado e sem direção.
	 b)
	O projeto são dois pontos unificados que produzem uma linha.
	 c)
	O projeto é resultado de várias interações sociais, sendo definido não só pela atuação de cada projetista, mas também pelas influências mútuas com os clientes, usuários e demais projetistas particulares.
	 d)
	O projeto se enquadra em elementos representativos dos desenhos conceituais.
Prova finalizada com 10 acertos e 0 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando