Buscar

Formulas Dinamicas e nega

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atualmente qualquer obra que possui fundações profundas utiliza métodos dinâmicos para garantir o controle e qualidade das estacas. Esse método consiste determinar a capacidade de resistência das estacas, além da eficiência dos sistemas de cravação. 
Existem vários tipos de métodos, como por exemplo a Fórmulas dinâmica que surgiu com o objetivo de tentar correlacionar a resistência do solo à penetração da estaca, durante a cravação, com a sua capacidade de carga estática. Isso é feito a partir da “nega” que é dado pela quantidade de golpes necessários para uma dada penetração permanente da estaca no terreno. Portanto “nega” é o valor do deslocamento permanente médio obtido nos 10 últimos golpes do processo de cravação.
A “nega” pode ser calculada de outras formas, como exemplo através da colagem de uma folha de papel na estaca, onde o lápis se movimenta horizontalmente, durante o golpe do martelo. Neste método também é possível calcular o repique (deslocamento elástico) usado na estimativa de carga.
Concluímos então que, caso a estaca não atinja a “nega” necessária é preciso refazer a cravação ou colocar reforço, e, dessa forma, auxiliando o controle de projeto e qualidade da sua obra.
Thayane Prudencio Nogarol

Continue navegando