Buscar

IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO TELE AULA III

Prévia do material em texto

INTERNAL
· Pergunta 1
0 em 0,25 pontos
	
	
	
	A exportação direta é aquela operação na qual o produto exportado é faturado pelo próprio produtor ao importador. Esse tipo de operação exige o conhecimento de todo o processo de exportação. Mesmo com a utilização de um agente comercial pela empresa produtora/exportadora, que é considerado nos meios empresariais como representante comercial, não deixa de caracterizar a operação como exportação direta, pois o faturamento ainda é feito pela empresa produtora. Uma empresa pode assumir a exportação direta de diversas maneiras. Assinale a alternativa incorreta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 [Sem Resposta]
	Respostas:
	a. 
Por meio de trading companies.
	
	b. 
Por meio de joint ventures.
	
	c. 
Por meio de licenciamento.
	
	d. 
Por meio de filial ou subsidiária de vendas.
	
	e. 
Por meio da estruturação do departamento de exportação.
	
	
	
· Pergunta 2
0 em 0,25 pontos
	
	
	
	A exportação indireta é realizada por intermédio de empresas estabelecidas no Brasil, que adquirem produtos do mercado nacional para exportá-los. É necessário que a transação seja discriminada em nota fiscal. Os impostos não incidirão sobre a venda desde que ela seja efetivamente realizada; caso contrário, o produtor deverá recolhê-los. Há alguns tipos de empresas relacionadas a seguir que realizam essas transações. Assinale o tipo de empresa que não faz parte desse rol:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 [Sem Resposta]
	Respostas:
	a. 
Empresas comerciais exportadoras exclusivamente.
	
	b. 
Empresa comercial que opera no mercado internacional e interno.
	
	c. 
Cooperativa ou consórcios de produtores ou exportadores.
	
	d. 
Empresa industrial que atua comercialmente com produtos de terceiros.
	
	e. 
Outro estabelecimento da empresa produtora no Brasil.
	
	
	
· Pergunta 3
0 em 0,25 pontos
	
	
	
	No transporte marítimo, no que se refere às despesas decorrentes da colocação da mercadoria a bordo do navio, o frete até o porto de destino designado e formalidades como “custo e frete” até o porto de destino designado, ou seja, o exportador assume todos os custos anteriores ao embarque internacional, bem como a contratação do frete internacional para transportar a mercadoria até o porto de destino indicado. Nesse caso, trata-se do Incoterm:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 [Sem Resposta]
	Respostas:
	a. 
CIF – Cost, Insurance and Freight (Custo, Seguro e Frete).
	
	b. 
CPT – Carriage Paid To (Transporte Pago Até).
	
	c. 
CIP – Carriage and Insurance Paid to (Transporte e Seguro Pagos até).
	
	d. 
CFR – Cost and Freight (Custo e Frete).
	
	e. 
FOB – Cost Free on Board (Livre a Bordo do Navio).
	
	
	
· Pergunta 4
0 em 0,25 pontos
	
	
	
	A modalidade na qual a empresa envia seus produtos ao exterior, com suspensão do pagamento do imposto de exportação, com o objetivo de exibi-los em feiras ou em exposições, na obrigação de comprovar o retorno dos produtos no prazo máximo de 180 dias contados a partir da data de embarque, é denominada:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 [Sem Resposta]
	Respostas:
	a. 
Exportação direta.
	
	b. 
Exportação indireta.
	
	c. 
Exportação temporária.
	
	d. 
Exportação por consórcio de vendas.
	
	e. 
Exportação para promoção de exportações.
	
	
	
· Pergunta 5
0 em 0,25 pontos
	
	
	
	Uma exportação efetuada sem uma venda realizada, com a finalidade de promoção comercial ou abertura de mercado, é denominada:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 [Sem Resposta]
	Respostas:
	a. 
Exportação temporária.
	
	b. 
Exportação direta.
	
	c. 
Exportação indireta.
	
	d. 
Exportação em consignação.
	
	e. 
Exportação simplificada.
	
	
	
· Pergunta 6
0 em 0,25 pontos
	
	
	
	Os Incoterms foram criados pela Câmara de Comércio Internacional (CCI) como regras para administrar conflitos de interpretação de contratos internacionais firmados entre exportadores e importadores sobre transferência de mercadorias, despesas decorrentes e responsabilidade sobre perdas e danos. Na modalidade do Incoterm CIP – que se traduz em “transporte e seguros pagos até...” (local de destino), o exportador tem obrigações definidas:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 [Sem Resposta]
	Respostas:
	a. 
Paga as despesas de embarque da mercadoria, o frete internacional até o local de destino designado e o seguro de transporte da mercadoria até o local de destino indicado, podendo o CIP ser utilizado com qualquer modalidade de transporte, inclusive o multimodal.
	
	b. 
Deve entregar a mercadoria desembaraçada a bordo do navio indicado pelo importador, no porto de embarque, sendo válido o CIP para o transporte marítimo ou hidroviário interior.
	
	c. 
Deverá pagar as despesas de embarque da mercadoria e seu frete internacional até o local de destino designado, podendo o CIP ser utilizado com relação a qualquer meio de transporte.
	
	d. 
Deverá entregar a mercadoria desembaraçada para importação no local designado pelo importador, pagando todas as despesas, inclusive impostos e outros encargos de importação, podendo o CIP ser utilizado com qualquer modalidade de transporte.
	
	e. 
Deverá entregar a mercadoria à disposição do comprador (importador) não desembaraçada para importação em um terminal portuário ou em um galpão fora do porto de destino, terminando as suas responsabilidades quando coloca a mercadoria à disposição do comprador, sendo o CIP válido unicamente para o transporte aéreo.
	
	
	
· Pergunta 7
0 em 0,25 pontos
	
	
	
	Os regimes aduaneiros especiais apresentam como característica comum a exceção à regra geral de aplicação de impostos exigidos na importação de bens estrangeiros ou na exportação de bens nacionais (regimes comuns de importação e exportação), além da possibilidade de tratamento diferenciado nos controles aduaneiros. Entre esses regimes, destaca-se o drawback, que é o regime especial aduaneiro que permite:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 [Sem Resposta]
	Respostas:
	a. 
Transporte de mercadoria, sob controle aduaneiro, de um ponto a outro do território aduaneiro, com suspensão do pagamento de tributos.
	
	b. 
Importação de bens que devam permanecer no país durante prazo fixado, com suspensão total do pagamento de tributos ou com suspensão parcial no caso de utilização econômica.
	
	c. 
Armazenagem de mercadoria estrangeira em recinto alfandegado de uso público, com suspensão do pagamento dos impostos incidentes na importação.
	
	d. 
Saída do país, com suspensão do pagamento do imposto de exportação de mercadoria nacional ou nacionalizada condicionada à reimportação em prazo determinado, no mesmo estado em que foi exportada.
	
	e. 
Suspensão ou eliminação de tributos incidentes sobre insumos importados para utilização em produto exportado.
	
	
	
· Pergunta 8
0 em 0,25 pontos
	
	
	
	O processo de importação pode ser dividido em três fases: administrativa, fiscal e cambial. Relacione essas fases com suas respectivas características apresentadas a seguir:
I - Administrativa.
II - Fiscal.
III - Cambial.
Correlacione com as explicações:
(   ) Diz respeito à operação de compra de moeda destinada à efetivação do pagamento das importações (quando há esse pagamento), sendo processada por entidade financeira autorizada pelo Banco Central do Brasil.
(    ) Refere-se aos procedimentos e às exigências de órgãos de governo prévios à efetivação da importação e varia de acordo com o tipo de operação e de mercadoria: trata-se do licenciamento das importações.
(  ) Compreende o tratamento aduaneiro por meio do despacho de importação, que é o procedimento mediante o qual é verificada a exatidão dos dados declarados pelo importador em relação às mercadorias importadas, aos documentos apresentados e à legislação específica, com vistas ao seu desembaraço aduaneiro.
As associações corretas são:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 [Sem Resposta]
	Respostas:
	a. 
I, II e III.
	
	b. 
III, I e II.
	
	c. 
III, II e I.
	
	d. 
II, III e I.
	
	e. 
I, III e II.
	
	
	
· Pergunta 9
0 em 0,25 pontos
	
	
	
	Sobre os regimes aduaneiros especiais,é correto afirmar que:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 [Sem Resposta]
	Respostas:
	a. 
A concessão e a aplicação do Regime Especial de Trânsito Aduaneiro serão requeridas à autoridade aduaneira competente da unidade de destino.
	
	b. 
Sem prejuízo de controles especiais determinados pela Secretaria da Receita Federal do Brasil, depende de despacho para trânsito a remoção de mercadorias de uma área ou recinto para outro, situado na mesma zona primária.
	
	c. 
As importações não definitivas são as importações que não têm os produtos nacionalizados, é o caso de alguns produtos que são importados na condição de admissão temporária.
	
	d. 
O regime de drawback não é considerado um incentivo à exportação.
	
	e. 
A concessão do regime de drawback na modalidade suspensão é de competência da Secretaria da Receita Federal do Brasil.
	
	
	
· Pergunta 10
0 em 0,25 pontos
	
	
	
	A importação é o ingresso seguido de internalização de mercadoria estrangeira no território aduaneiro. Em termos legais, a mercadoria só é considerada importada após sua internalização no país por meio de:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 [Sem Resposta]
	Respostas:
	a. 
Divulgação no diário oficial e da etapa de desembaraço aduaneiro.
	
	b. 
Registro contábil da empresa e recolhimento dos tributos exigidos em lei.
	
	c. 
Etapa de desembaraço aduaneiro e recolhimento dos tributos exigidos em lei.
	
	d. 
Etapa de desembaraço aduaneiro apenas.
	
	e. 
Recolhimento dos tributos exigidos em lei apenas.
	
	
	
· Pergunta 1
0 em 0 pontos
	
	
	
	A empresa pode assumir a exportação direta de diversas maneiras (aponte a alternativa que não se inclui nesse grupo):
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 [Sem Resposta]
	Respostas:
	a. 
Por meio da estruturação do departamento de exportação.
	
	b. 
Filial ou subsidiária de vendas no exterior.
	
	c. 
Vendedores-viajantes de exportação.
	
	d. 
Licenciamento.
	
	e. 
Trading companies.
	
	
	
· Pergunta 2
0 em 0 pontos
	
	
	
	A exportação temporária visa a facilitar a saída temporária do país de bens destinados a (indique a alternativa incorreta):
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 [Sem Resposta]
	Respostas:
	a. 
Participação em eventos de natureza cultural, artística, científica, comercial e/ou esportiva.
	
	b. 
Assistência humanitária e salvamento.
	
	c. 
Acondicionamento e transporte de outros bens (tipo de embalagem específica retornável e reutilizável).
	
	d. 
Ensaios e testes ou utilização no exterior.
	
	e. 
Facilitar a aplicação dos consórcios de exportação.
	
	
	
· Pergunta 3
0 em 0 pontos
	
	
	
	Sobre as importações, incidem alguns tributos (indique a alternativa que não faz parte desse grupo):
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 [Sem Resposta]
	Respostas:
	a. 
Imposto de Importação.
	
	b. 
IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados).
	
	c. 
Imposto de Renda.
	
	d. 
PIS importação e da Cofins.
	
	e. 
ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).
	
	
	
· Pergunta 4
0 em 0 pontos
	
	
	
	Devido ao dinamismo do comércio internacional, o governo brasileiro criou mecanismos que permitem a entrada e a saída de mercadorias com isenção ou suspensão de tributos. Eles são conhecidos como (aponte a alternativa correta):
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 [Sem Resposta]
	Respostas:
	a. 
Regimes aduaneiros especiais.
	
	b. 
Regimes aduaneiros de suspensão.
	
	c. 
Isenção tributária temporária.
	
	d. 
Regime especial de consórcio de exportação.
	
	e. 
Regime especial de consolidação alfandegária.

Continue navegando